Skip to main content

Equipe nepuga debate sobre objetivo e autoeficácia em projeto de integração e desenvolvimento

A apresentação do quarto grupo a participar do podcast de desenvolvimento e integração no Nepuga foi o grupo “Mentes Brilhantes”, que contou com a participação de cinco integrantes. Na mesa estavam presentes os colaboradores Marcela Ferreira, do Recursos Humanos, Lucas Cárnio, do Pedagógico, Bruno Gomes, do Comercial, Gabriel Silvestre, do Marketing e Anderson Silva, Técnico em Informática.

A equipe nepuga debate sobre Objetivo e Autoeficácia e realizaram um bate papo acerca dos significados e como praticar para conseguir alcançar as metas e crescer individualmente. 

Adentrando ao tema, Marcela destrincha sobre o que é objetivo com a definição literal da palavra. Objetivo é a capacidade de estabelecer metas, sejam elas de curto, médio ou longos prazos. Já a autoeficácia foi um conceito introduzido pelo psicólogo canadense Albert Bandura. Segundo o estudioso, autoeficácia é tida como a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar, com sucesso, determinada atividade. 

Trazendo o tema para o ambiente de trabalho, Bruno faz uma análise do próprio raciocínio do psicólogo Bandura. Para ele, autoeficácia é a própria capacidade de cada indivíduo acreditar em si mesmo, o quanto cada pessoa é eficiente cumprindo suas metas ao realizar suas atividades. Ou seja, a autoeficácia esta ligada diretamente com o alcance do objetivo. 

EQUIPE NEPUGA DEBATE SOBRE OBJETIVO E AUTOEFICÁCIA

É claro que essas análises são principalmente baseadas no dia a dia corporativo, mas ter ou trabalhar sua autoeficáca serve para diversos tipos de relacionamentos, seja ele familiar, amoroso, com amigos. 

Lucas complementa dizendo que a autoeficácia tem grande relação com a procrastinação, ou seja, quanto maior a autoeficácia, menor a procrastinação, evitando assim decepções, frustrações ou ansiedade com atividades que ficariam inacabadas.

Como trabalhar para ter êxito e ser autoeficaz?

O grupo segue a linha de raciocínio apresentando modelos de como conquistar objetivos e manter sua mente atuante para que o seu processo de atingir metas seja constante. Um deles é que ao criar objetivos muito grandes pode fazer com que você desista durante o processo. 

Gabriel Silveste aponta que o ideal nessas situações é que o indivíduo trace metas pequenas durante o dia, para que esses objetivos alcançados sirva como uma autoestima para o enfrentamento dos próximos obstáculos. Torna-se natural que você consiga realizar tarefas mais difíceis se você ter a sensação de que superou outras dificuldades no dia-a-da. 

Vale lembrar que objetivo e autoeficácia caminham lado a lado. Torna-se quase impossível que você alcance o sucesso em uma determinada atividade, sem que sua crença no seu potencial, ou seja, sua autoeficácia, não esteja “em dia”. 

Não se nasce com essa qualidade e é algo que vai se conquistando durante a vida a cada batalha vencida. 

Grupo nepuga debate sobre objetivo e autoeficácia

Como citamos anteriormente, não é possível nascer sendo autoeficaz, mas é possível trabalhar essa qualidade durante a vida. São duas situações que contribuem para a construção da autoeficácia: Experiência e observação. 

A experiência é um dos alicerces mais fortes e poderosos para se ter uma autoeficácia elevada. Participar de situações, de tarefas, vivenciar aquele momento para poder retirar os pontos positivos e negativos. Essas análises podem ser consideradas cognitivas e metacognitivas, que são os aprendizados durante aquela a vida e os metacognitivas é o que é feito com aquela experiência adquirida, como potencializar esses aprendizados. 

Você reconhece suas qualidades?

Outro ponto destacado pelo grupo é de como as pessoas, principalmente na infância, são podadas em sua criatividade e como esse fato pode interferir no desenvolvimento. O poder depreciativo é muito forte quando precisamos nos compreender como pessoas com habilidades e com qualidades. Quantas vezes você recebeu um elogio e ficou envergonhado ou na dúvida se você realmente o merecia? 

Esses casos podem atrapalhar o crescimento daquele indivíduo fazendo com que ele se sinta incapaz de realizar atividades e alcançar seus objetivos. 

Esse processo de trabalhar sua autoestima e de ter ferramentas para alcançar objetivos é importante ser observado em qualquer ambiente, influenciando diretamente na conclusão de determinadas tarefas, chegando novamente na autoeficácia. 

Um dos exemplos citados é o do feedback construtivo. Muitas vezes recebemos apenas análises negativas de trabalhos realizados e esquecemos que também há pontos positivos a serem enaltecidos.

Em cima desta análise, Lucas trouxe uma experiência recente com sua coordenadora, Bruna Puga, onde ela havia lhe traçado alguns pontos, oferecendo um feedback para ele sobre suas atividades no trabalho. “O que eu achei muito legal dentro deste feedback que ela me trouxe foi que ela estruturou algumas competências e reforçando que eu deveria continuar fazendo algumas coisas e pontuou alguns pontos que eu deveria ficar atento e melhorar”. 

Bruno trouxe uma reflexão de que, além dos gestores, quando se tem parceiros de trabalho que também te apoiam, isso estimula sua autoeficácia. “Trabalho no setor de vendas e nem todo dia é um dia bom. Ter pessoas à nossa volta que nos estimulam e nos incentivam com palavras de reforço, muda completamente nossa percepção daquela situação e nos dá força para que consigamos continuar e entender que um momento em específico não retrata nossa qualidade”. 

Estratégias da autoeficácia

O grupo ofereceu algumas técnicas que podem ser usadas para que seja trabalhada a autoeficácia. Uma delas é o desenvolvimento das habilidades pessoais. Para que se exerça uma atividade é necessário que a pessoa se aperfeiçoe nela. Fazer cursos por exemplo, é uma forma de entender que quanto mais capaz você for, melhor a chance de concluir aquela tarefa com excelência. 

Outro ponto é criar uma “mente positiva”. Ao criar uma meta para cumprir, já vai para a execução com a mentalidade de que irá conseguir concluir com sucesso. Essa mentalidade pode “facilitar o caminho” até a conclusão e estar preparado para situações adversas, caso elas aconteçam.

Divisor de águas: como a pós-graduação em estética mudou a carreira delas. Prêmio excelência acadêmica 2022

 Atuar com estética é um diferencial na vida das duas profissionais que iremos falar. Premiadas com o Excelência Acadêmica de 2022, as duas além da formação em estética, possuem outras similaridades que as consagram ao prêmio. Vem descobrir como a pós-graduação em estética mudou a carreira delas

Iremos apresentar parte da história acadêmica da Dra. Paula Carolina Sopena e da Dra. Fernanda Cruz, Biomédica esteta e bióloga esteta, que se destacaram na pós-graduação e hoje são exemplos de como a dedicação e o comprometimento com a sua formação são fundamentais para se obter relevância não só no âmbito escolar, mas em todos os projetos que se dispõe a realizar.

Vivências clínicas como destaque

Iniciaremos contando um pouquinho de como foi a caminhada da Dra. Paula Carolina pela pós-graduação em estética pelo Nepuga. A biomédica esteta conquistou o Prêmio Destaque Acadêmico por Especialização. Para entender como a Dra. Paula chegou a esta conquista é necessário relembrar alguns momentos durante a especialização. 

Interessante destacar que para a Dra Paula, a pós-graduação foi tranquila e muito bem assistida pelos professores e demais áreas do pedagógico pois assim que perguntamos para ela como foi sua passagem pela instituição, foi a primeira lembrança que ela teve.

pós-graduação em estética
Dra. Paula Carolina – Arquivo pessoal

É extremamente necessário ressaltar que contar com um quadro qualificado de professores e outros profissionais da área administrativa é um diferencial do Nepuga, que preza pelo máximo de excelência no atendimento. 

Dra. Paula reconhece este empenho e afirma que o seu período enquanto pós-graduanda foi um dos mais gratificantes para ela, com a “cereja do bolo” sendo as vivências clínicas, que ela afirma ser a parte mais prazerosa.

A minha experiência na pós-graduação foi extremamente prazerosa, não tive nenhum problema de ordem prática e teórica. Sempre que necessário fui muito bem atendida e a parte que mais me impressionou da pós, com certeza, são as aulas práticas”. 

Pós-graduação em estética mudou a carreira dela

Foi com o Nepuga que ela se encontrou na carreira. Ainda enquanto estava na graduação, ela já sentia interesse pela área da estética. Por indicação ela conheceu a instituição que a qualificou para que ela pudesse realizar um sonho. 

No decorrer da minha graduação já vinha focando e me interessando pela parte da estética. Foi aí que comecei a fazer alguns contatos e descobri o Nepuga. Foi graças a especialização que hoje trabalho diretamente com a Harmonização facial e corporal no meu consultório realizando assim meu sonho”. 

Além de se encontrar profissionalmente, a carreira da Dra Paula teve uma ascensão incrível fazendo com que ela já siga atendendo em seu próprio consultório. 

Paula é uma grande entusiasta da pós-graduação em estética no Nepuga. Ela fala da sua participação na especialização com alegria e satisfação por ter tido a oportunidade de se aprimorar e construído uma história de sucesso dentro da instituição. 

Dra. Paula Carolina – Arquivo pessoal

Quando se dedica de corpo e alma a realizar e dar o melhor de si em uma iniciativa, as chances de sucesso aumentam, e foi assim com a Biomédica. Ao ser informada que seria premiada pela sua dedicação a especialização ela revelou que sentiu-se gratificada e honrada pela conquista. 

Ser selecionada pela instituição é sem dúvida uma maravilha, pois gostei muito do período em que participei da instituição e sempre que posso indico para outras pessoas que desejam fazer pós nesta área”.

Como a Dra Paula conseguiu se destacar diante dos seus colegas de especialização? Foco! Mais do que frequentar as aulas da pós-graduação, Paula também ia atrás de realizar outros cursos para se manter atualizada com o mercado. 

Durante a minha trajetória universitária sempre fui uma aluna bem dedicada, sempre procurei adquirir conhecimentos além dos que eu já estava tendo. No momento em que entrei na pós, está minha procura por me qualificar foi aumentando cada vez mais e com isso, tive a oportunidade de fazer vários cursos extracurriculares conseguindo assim aprimorar meus conhecimentos”. 

Empresãria de sucesso: “Proprietária do meu consultório”

Hoje a Dra. Paulo já é dona do próprio consultório, consagrando sua entrega em tudo que se dispõe a realizar. Conquistar um prêmio como destaque na sua especialidade é afirmar o seu compromisso com o seu desenvolvimento e principalmente com os seus pacientes que, a cada conquista da Dra, sabe que estão em boas mãos. 

Hoje sou Biomédica Esteta proprietária do meu consultório e sou extremamente realizada e continuo cada vez adquirindo conhecimento para que eu possa satisfazer os meus pacientes. Obrigado pela oportunidade de participar dos destaques acadêmicos”.

Divisor de águas: “Foi um passo importante”

Dra Fernanda Cruz, Bióloga Esteta é também mais uma pós-graduada que recebeu o Prêmio Excelência Acadêmica 2022 por ter se tornado destaque em sua especialização. 

Quando questionada sobre a importância da pós em sua formação ela ressalta: “A pós graduação foi um passo super importante e divisor de águas na minha vida profissional. Descobri um mundo novo na estética e me apaixono cada vez mais pela área por poder iluminar através da estética sorrisos e auto estima das pessoas. A estética vai muito além do que se pode ver”.  

E continua: “Esse período da pós foi um período de muito estudo e dedicação. Um período de absorver tanto conhecimento, muito enriquecedor. Tenho uma longa caminhada ainda pela frente tendo em vista que um bom profissional precisa estar sempre se atualizando e buscando o melhor pros seus pacientes”. 

“Desobri um mundo de possibilidades”

A pós-graduação foi para a Dra. Fernanda um reencontro profissional. A estética trouxe para ela uma visão que ela não tinha adquirido para sua carreira. Foi essa descoberta de um novo caminho que a fez se dedicar e se empenhar na pós-graduação, transformando sua vida e projetando um futuro ainda mais brilhante. 

A Fernanda antes da pós não estava muito certa do rumo que a carreira profissional ia tomar. A Fernanda depois da pós descobriu um mundo de possibilidades com a estética e que estética vai muito além de aparência”. 

Os premiados receberam em suas casas um kit contendo diversos itens para homenageá-los, e a Dra Fernanda, fez aquestão de intensificar a gratidão e o carinho que possui com a instituição assim que recebeu o kit.

A felicidade pelo reconhecimento

Recebi o kit. Fiquei emocionada com a premiação, principalmente com o carinho em ver que os itens foram pensados e criados com detalhes para essa homenagem. Em breve estarei com vocês novamente para adquirir novos conhecimentos. Agradeço ao Nepuga por todos os momentos que tive e deixo aqui minha mensagem para compartilhar o quanto é inspirador receber este prêmio“.

Em projeto de desenvolvimento e integração, Time Nepuga reflete sobre Crenças Limitantes 

O segundo grupo a participar do projeto de desenvolvimento foi o nomeado “Feito, Melhor Que Perfeito”, um nome que tem bastante afinidade com o tema da vez, “Crenças Limitantes”. Para tratar deste tema, se reuniram o web designer Gabriel Saldanha, Arlon Fiora e Drielle Nicotari, do setor financeiro, Victoria Puga, analista de negócios, e Luiz Phiesko, filmmaker e editor.

A princípio, o grupo trata sobre como muitas crenças limitantes podem ser desenvolvidas desde a infância, a partir do que outras pessoas fazem acreditar por conta das próprias visões de mundo. E, ao longo do podcast, deram diversos exemplos que podem gerar identificação e melhor entendimento sobre o tema.

Como o projeto é de desenvolvimento pessoal, sobretudo no sentido do universo do trabalho, corporativo, é possível dizer que a conversa se voltou para crenças que são autolimitantes, isto é, que se apresentam como impeditivos nas atividades e cotidiano, limitantes dos diversos potenciais profissionais que uma pessoa pode desenvolver.

Para apresentar uma noção mais concreta, um dos exemplos propostos foi sintetizado na frase “estudar é para rico, pobre tem que trabalhar”, lembrada pela Vitória e reconhecida por todos os participantes do grupo como algo que já ouviram antes em algum momento da vida.

Só pensando em frases e concepções como essa, é possível ter uma dimensão de como crenças limitantes podem ser consolidadas no senso comum e na cabeça das pessoas desde a infância.

Em projeto de desenvolvimento e integração, Time Nepuga reflete sobre Crenças Limitantes 

Como superar crenças limitantes?

Ter consciência sobre esse tema se mostra então de muita importância para quem está buscando desenvolvimento pessoal e profissional. E essa consciência pode ser o primeiro passo para mudar travas causadas por crenças limitantes. Dessa forma, a oportunidade de abrir essa conversa entre colaboradores tem um bom potencial de incitar mudanças importantes no time Nepuga.     

E conversar é justamente um dos caminhos propostos durante o podcast para a superação. Como lembra Gabriel: “Eu já li em algum lugar que nós somos a geração que fala sobre as coisas. Hoje em dia, você ouve falar muito mais em sentimentos, saúde mental, em como tratar questões de saúde mental.” Afinal, abrir conversas tem o potencial de questionar o que é estabelecido no senso comum.

Falando em saúde mental, outra das conclusões da equipe é a importância da psicoterapia para investigar as próprias crenças limitantes, muitas vezes difíceis de perceber e trabalhar para superá-las. Por isso, a ajuda de um profissional é muito bem-vinda.

Se preparar e enfrentar os desafios que se apresentam

Quando perguntados por crenças limitantes que já foram capazes de superar, todos os participantes lembraram de algo que passaram no trabalho. Em comum, os exemplos pessoais revelam feitos profissionais inicialmente carregados de receio, medo por não se achar capaz.

Coincidentemente ou não, o caminho para superar as situações lembradas foi se preparar, enfrentar os próprios medos, tendo com isso a grata surpresa de que não era um bicho de sete cabeças. Descobriram que era possível, e mesmo as circunstâncias e acontecimentos que são difíceis a princípio, se tornam mais fáceis de lidar à medida que adquirimos experiência.

Por mais que se esteja preparado para alguma situação, a perfeição é impossível de ser alcançada, até por isso que o nome do grupo “Feito, Melhor que Perfeito” tem muita afinidade com o tema, como uma forma de incentivo para seguir com uma atividade, e tentar, mesmo quando não nos sentimos preparados o suficiente.

“Crenças limitantes muitas vezes são medos, desafie seus medos, defina objetivos, confronte a crença com a realidade. Vamos arriscar”, propõe Arlon.

A experiência do podcast como uma oportunidade de superar desafios

A própria experiência com o desenvolvimento e apresentação do podcast foi em si uma oportunidade de arriscar e tentar fazer algo diferente do usual, uma oportunidade de desafiar crenças limitantes.

Para fechar, trazemos um pouco do ponto de vista da Drielle sobre a participação deste projeto. Parte do Nepuga há 7 anos, a colaboradora divide sua experiência e como foi superar o que inicialmente parecia bastante desafiador:

“No dia bateu nervoso, confesso, mas me surpreendi. A ideia do RH, de propor essa atividade, foi muito bacana. Acredito que muitos pensaram que não conseguiriam, mas todos foram muito bem e se expressaram, interagindo com outros grupos. Foi um sucesso.”

Projeto integração: colaboradores do nepuga desenvolvem podcasts para debater temas do cotidiano e fortalecer a integração entre setores

Desenvolver habilidades sociais, profissionais e emocionais são pontos fundamentais para o crescimento de todo ser humano. Estar em contato com atividades que visam a evolução individual promove uma compreensão melhor do ambiente em que estamos inserido e contribui para relações mais harmoniosas e produtivas. 

O intuito deste projeto foi realizar uma integração dos departamentos e a convivência dos profissionais para que fosse fortalecido o conhecimento coletivo, criadas estratégias, reflexões e melhorias tanto na vida pessoal, quanto no ambiente corporativo. Em ação interna, colaboradores do Nepuga desenvolvem podcasts, aprimoram habilidades e descobrem novas ferramentas que podem ser usadas na execução das atividades diárias.

Esta atividade inicial foi avaliada desde o momento do processo criativo até a apresentação do episódio por gestores da instituição. Este projeto faz parte de iniciativas criadas pelo nepuga para ampliar habilidades e desenvolver o colaborador profissionalmente.

COLABORADORES DO NEPUGA DESENVOLVEM PODCASTS

Criar conexões

Segundo Paula Teodoro, dos Recursos Humanos do Nepuga, o projeto valoriza a capacidade dos colaboradores de estabelecer uma relação positiva com o trabalho e os colegas, influenciando positivamente o ambiente que estão inseridos. 

“O Projeto Soft Skill tem como objetivo buscar o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos colaboradores, proporcionando-lhes os insumos e conhecimentos necessários para que consigam exercer suas funções de maneira eficiente“, disse.

Vamos falar de produtividade? colaboradores do nepuga desenvolvem podcasts

Para o ponta pé inicial, o primeiro grupo trouxe como tema a PRODUTIVIDADE. 

O grupo apresentou alguns pontos que apontavam a necessidade de manter a produtividade, quais fatores acabam fazendo com que percamos o foco em determinadas atividades, meios de trabalhar a produtividade individualmente, entre outros aspectos. 

O grupo era composto por Weber Sian e Guilherme Arantes, do departamento de Marketing, Jonas Castro e Emerson Freitas, do departamento de Clínicas e Fabrício Rodrigues, da Secretaria Acadêmica.  

Os integrantes iniciaram o bate papo com uma análise de como é fácil se dispersar da tarefa a ser realizada com estímulos simples como o celular, uma mensagem ou um vídeo, levantando a questão de como a tecnologia, quando mal utilizada, pode interferir diretamente na produtividade. 

Em contrapartida, o fotógrafo Weber Sian aponta o quanto a tecnologia também pode ser vantajosa para a conclusão das atividades. “Aqui na empresa usamos o Trello por exemplo, que é uma ferramenta incrível, onde conseguimos determinar tarefas e separar por prioridades, tempo, data para entrega”. 

Neste sentido, o grupo reflete o ponto em que a tecnologia é uma ferramenta importante e onde ela se torna um obstáculo para cumprir prazos. 

O colaborador Guilherme também traz uma análise interessante sobre como a perda de foco foi se intensificando com a evolução tecnológica. “Antigamente tínhamos vídeos de uma hora e hoje vemos muitos conteúdos para shorts (youtube), reels (instagram), Tik Tok (conteúdos caracterizados como curtos, de poucos segundos). Quem hoje em dia acaba acompanhando produções muito longas? Quase ninguém”. 

Durante a apresentação do podcast, tivemos a participação de outros colaboradores com comentários e perguntas no chat do vídeo. Essa interação serviu para criar um ambiente de compartilhamento de ideias e gerar discussões acerca do tema em questão. 

Outros pontos foram levantados para debate em relação à produtividade. O ambiente de trabalho pode interferir no foco do colaborador? Muita interferência como barulho, desorganização, conversa paralela ao trabalho, segundo o grupo, são fatores que contribuem para a perda de produtividade. 

O grupo apresentou também ferramentas, meios ou estratégias para que fosse possível trabalhar a produtividade e conseguir manter a linha de raciocínio e não perder o foco. Uma dessas estratégias foi a denominada Pomodoro. O conceito do Pomodoro é que a pessoa que vai estudar ou executar uma tarefa demore, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, ele deve parar e descansar 5 minutos.

Outro ponto foi a de dividir as suas tarefas, criando prioridades para elas entre importantes, urgentes e circunstanciais. Importantes são as que estão ligadas às atividades mais significativas, como sonhos e desejos. As urgentes são as demandas que surgem do nada, aquelas que não se espera que aconteça. Já as circunstanciais são atividades desnecessárias, como bate-papo, tumulto, perda de foco, que não agregam valores, tanto pessoais quanto profissionais. 

O primeiro Grupo ainda realizou uma dinâmica que era baseada no tempo. A ideia era fechar os olhos e contar até 60 (1 minuto) e ao terminar, olhar para o lado e verificar como os companheiros estavam. Essa dinâmica tinha como base atestar que cada pessoa possui um tempo de raciocínio e de produção. Com isso, fica claro que cada um possui um tempo de produtividade e que é necessário entender os seus limites. 

“Juntos podemos superar desafios”

Jonas Castro revelou como foi participar do primeiro podcast e como foi realizar uma atividade que envolvia uma diversidade de pensamentos. 

“Criar nosso podcast sobre produtividade pessoal foi uma jornada incrível! Começamos cheios de entusiasmo, compartilhando nossas ideias sobre um tema fundamental. Desde as primeiras reuniões, onde definimos o que queríamos fazer, até a gravação, cada etapa foi uma oportunidade de aprender e crescer. Lembro-me das animadas discussões sobre os tópicos e como queríamos fazer algo único. A gravação do podcast foi uma aventura, com cada um contribuindo com suas ideias e conhecimentos. Essa experiência mostrou que quando trabalhamos juntos, podemos superar desafios e alcançar nossos objetivos. Foi uma jornada de aprendizado e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Sou grato por ter essa oportunidade e por fazer parte de uma equipe tão dedicada. Obrigado a todos que se juntaram a nós nessa incrível jornada, e ao Nepuga por nos proporcionar essa experiência enriquecedora”, afirmou.

Dra Isabela mostra que uma carreira promissora na Biologia é possível | Prêmio de Excelência Acadêmica 2022

Enquanto cursava a pós-graduação em Biologia Estética, tivemos a oportunidade de entrevistar a Dra Isabela Espasandin, e ela já apareceu antes entre os Casos de Sucesso aqui no blog. Dessa vez, voltamos a homenageá-la não mais do ponto de vista de uma profissional esteta em formação, mas de uma especialista muito bem-sucedida, que encontrou uma carreira promissora na Biologia.

E, não por acaso, ela é uma das ganhadoras do Prêmio de Excelência Acadêmica 2022, primeiro lugar na categoria “Escolha do Influencer: Jornadas que Encantam.”

Biólogos também podem!

A Biologia Estética pode ser uma especialidade recente, regulamentada somente em 2020, mas os biólogos estetas vêm trabalhando duro e conseguindo conquistar um espaço talvez inimaginável alguns anos atrás. No entanto, a Dra Isabela já se perguntava, lá em 2010, por quê sua classe de formação não poderia ocupar este espaço e realizar um trabalho tão bom quanto o que já realizavam profissionais da saúde em outras formações.

2010 Foi o ano em que a Isabela começou sua graduação e, mesmo em dúvida na época entre biomedicina e biologia, ela acabou optando pela segunda opção, por ver nela mais possibilidades de atuação naquela época.

Em paralelo, ela relata que sempre teve muito interesse pela estética, incluindo o cuidado pessoal, e um senso estético apurado em diferentes aspectos. Então, quando se graduou em biologia e começou a reparar no boom da estética enquanto especialidade possível para diferentes áreas de formação na saúde, ela olhava para este contexto sem entender porquê os biólogos, com toda sua competência na área da saúde, estavam de fora dessa – chegando a se ressentir um pouco por não ter escolhido a biomedicina.

A carência de valorização da carreira acadêmica

Uma vez formada, Isabela se dedicou à área acadêmica, assim como também se dedica até hoje, mas mesmo com toda sua doação nesse sentido ela reconhece que é um campo carente de valorização – uma realidade bastante comum entre biólogos, já que a pesquisa e a docência estão entre as atuações mais visadas por pessoas com essa formação, e acabam trabalhando muito, mas sem o devido retorno.

Em comparação, os profissionais atuantes em biologia estética são mais bem remunerados e valorizados. Para além de seu interesse pela área em si, por se especializar em uma área com a qual encontra muita afinidade, a Dra Isabela também tinha esta motivação por buscar uma carreira de maior valorização em torno da própria dedicação profissional.

A experiência na pós-graduação 

Enquanto realizava doutorado, chegou seu momento: a Biologia Estética havia, enfim, sido regulamentada. E ela não perdeu tempo, buscando o quanto antes uma pós-graduação, tão logo que em 2021 ela já estava atuando na área.

Cursando a especialização, a Dra Isabela pôde comprovar e intensificar na prática seu interesse pela estética, ela conta com saudade um pouco sobre sua experiência:

Dra Isabela participa de vivência clínica no Rio de Janeiro.

“Lógico que eu ficava cansada, mas eu nem via o tempo passar, eu ficava com tanta sede de aprender tudo, ver cada detalhe, de perguntar, de absorver cada conhecimento, eu nem via o tempo passar, as aulas teóricas e mesma coisa, e eu tive assim professores incríveis, alguns professores que eu tenho até parcerias de artigo científico até hoje”.

Uma carreira promissora na biologia estética

De nunca antes sequer ter utilizado uma seringa, a bióloga se tornou uma profissional altamente capacitada em estética, uma profissional muito realizada com o que é capaz de realizar, os resultados e bem-estar que proporciona a seus pacientes.  

“Depois da pós minha carreira mudou totalmente. Antes, eu não tinha nenhum contato com a estética, eu sempre atuei na área acadêmica, com pesquisa (com o que eu atuo até hoje também, mas eu concilio com a estética). A Isabela de agora se encontrou em uma profissão que me dá prazer de fazer, de estudar, me faz sentir realizada.”

Dra Isabela mostra que uma carreira promissora na Biologia é possível | Prêmio de Excelência Acadêmica 2022
Reprodução – arquivo pessoal.

A conquista de uma posição de referência 

E, além de todo o reconhecimento vindo de seus pacientes, é importante ressaltar o reconhecimento profissional em relação a seus pares na biologia. Sendo uma das primeiras a acreditarem no potencial dessa especialidade e provar as próprias capacidades, a Dra Isabela se tornou também uma grande referência para outros biólogos e biólogas.

Hoje, ela faz parte também do Grupo de Trabalho de Estética, do Conselho Regional de Biologia do Rio de Janeiro, e desenvolve um trabalho para ampliar as atividades do biólogo e garantir os direitos da classe. Por ser uma das primeiras, ela assume a responsabilidade de abrir portas, e é muito grata por estar nessa posição.

Destaques da pós graduação em estética são homenageados com o prêmio excelência acadêmica de 2022

As duas histórias que contaremos agora são de duas pessoas que se dedicaram de corpo e alma para a pós-graduação em estética. Consequência de toda entrega e determinação com o curso, as duas profissionais, Livia Selani, enfermeira esteta, e Emeli Bail, pós graduada em Saúde Estética, são destaques da pós graduação e abrilhantam o quadro de premiados do Nepuga.

Apesar de cursarem pós-graduações diferentes, as histórias possuem diversas semelhanças, afinal, vencedores se espelham em muitos casos, e este é mais um deles. 

“Tinha certeza que estava no caminho certo”

A enfermeira esteta Livia Selani conquistou o prêmio Destaque Acadêmico por Especialização. Livia está entre as melhores enfermeiras estetas do curso e contou para nossa equipe como foi esse período de muito aprendizado e trocas de experiências.

Quando se decide por iniciar novos projetos em nossas vidas, é de extrema importância que façamos essa ação muito bem respaldado e com a certeza de termos escolhido as melhores opções para nosso caminho. Para Lívia, este “mantra” esta bem fixado em sua mente.

Antes de escolher qual instituição ingressar em sua pós graduação em estética, ela nos conta que realizou uma vasta pesquisa para decidir pela melhor escolha. Ao se deparar com o Nepuga, ela não teve dúvidas de que aqui seria sua “nova casa” para traçar esse novo momento em sua vida.

Ela conta que o fato do Nepuga ser reconhecido pelo MEC e a qualificada grade curricular chamou atenção e ela tinha certeza de qual seria sua decisão. 

Quando decidi fazer a especialização em estética, comecei a procurar onde faria o curso, qual conteúdo queria e se era reconhecido pelo MEC. Ao avaliar escolhi o Nepuga por oferecer a melhor grade curricular a ser dada e tempo ideal para a realização das práticas”. 

DESTAQUES DA PÓS GRADUAÇÃO
Lívia Selani – Arquivo Pessoal

A especialização em Enfermagem Estética no Nepuga conta com 480 horas de aulas divididas em 11 meses com 12 vivências clínicas ambulatoriais. 

Evolução constante e qualificação profissional

A entrega aos estudos era sua base. Para Lívia, o sucesso nesse novo projeto em sua vida só seria concluído com muita perseverança e dedicação. Em contato com o conteúdo oferecido a enfermeira esteta conta que se sentiu confiante e feliz pela escolha. 

A cada módulo estudado eu ficava mais feliz pela minha escolha. Tinha certeza de que estava no caminho certo”. 

Como já citamos, a entrega aos conteúdos era a forma que Lívia encontrava para extrair o máximo das aulas e das vivências clínicas. Paralelamente, Lívia seguia estudando e realizando cursos livres para conquistar mais experiência e qualificação profissional. 

No decorrer da especialização também realizei alguns cursos livres onde me aperfeiçoava, buscando novidades e decidindo qual caminho iria seguir após a pós“.

Consciente de ter feito a melhor escolha para sua vida, hoje ela atua em prol do bem estar dos seus pacientes com um carinho especial para cada um deles. 

A Lívia agora é uma pessoa com a certeza de que nessa área da estética temos que ter muita cautela, muito estudo e seguir nosso caminho priorizando a saúde e a beleza, principalmente com harmonia, sem exageros e sim realçar a beleza que já exoste dentro de cada pessoa. Elevar a autoestima é muito gratificante, e ajudar as pessoas no tratamento a sanar uma dor é um sentimento inigualável. Estou feliz por poder proporcionar aos meus pacientes uma melhor qualidade de vida”. 

Dedicação para se tornar um dos destaques da pós graduação

A especialista em estética Emeli Bail, tal qual a enfermeira Lívia Selani, também foi um dos destaques da sua turma. Pós-graduada em Saúde Estética, Emeli tinha o mesmo foco para os estudos. O compromisso com a especialização a fez conquistar o destaque como um dos melhores formandos. 

Emeli Bail – Arquivo pessoal

Emeli ressalta que durante as aulas fazia o impossível para poder absorver o máximo de conteúdo, com anotações, participações, principalmente nas vivências clínicas, fator que ela aponta como diferencial. 

Também decidida de que caminho iria seguir, ela conta que a Ozônioterapia foi o que mais a atraiu e que até os dias atuais ela segue se aprimorando e se especializando para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. 

Eu aprendi muito durante as aulas, principalmente nas vivências clínicas. Sempre aproveitei e participei do maior número de procedimentos que consegui. Durante a pós eu já havia definido uma linha que mais gostaria de atuar, que era a Ozônioterapia. Sigo estudando, me atualizando e descobrindo técnicas novas até hoje”. 

Para conseguir extrair o máximo das suas participações nas aulas, ela revela que fazia o máximo de anotações e que durante os dias seguintes, passava alguns momentos peneirando técnicas. 

Minha rotina de estudos era baseada mais nas aulas ao vivo. Realizava diversas anotações e durante a semana ia atrás de novas técnicas ou aplicações na prática”. 

“Sigo me aperfeiçoando. Ofereços sempre o meu melhor”.

Não precisa de muito para compreender o quão dedicada com sua formação e sua qualificação como profissional, era de extrema importância para Emeli. 

Emeli é a personificação de como se entregar para um projeto em sua vida resultará em grandes feitos e conquistas.

Hoje Emeli atua com estética, ainda de maneira parcial, mas já possui projeções para que consiga estar inserida 100% do seu tempo com Saúde Estética. E há quem possa pensar que após graduada a iniciativa de buscar novas qualificassões fosse acabar. Mas para uma vencedora do Prêmio Excelência Acadêmica 2022, esse passo foi só o primeiro. 

Emeli compreende que para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado é necessário sempre estar atenta a novas tendências. 

Hoje tenho minha própria renda, ainda não atuo de maneira “full time”, mas busco isso para o meu futuro. Seigo estudando, aperfeiçoando minhas técnicas, pois para mim, meu pacientes sempre serão o amor de alguém, então eu ofereço o meu melhor, sempre“.

Sabemos que odia de amanhã não se pode adivinhar, mas estar preparado para enfrentar novos desafios é fundamental para que possa extrair a melhor experiência de cada situação. 

Informativo Novembro de 2023

Elogios e palavras de gratidão recebidas no WhatsApp e E-mail

FlviaCristina--181123
SamyaDanyele--141123
GeovanaPedrassolli--181123
Silmeria--161123
Samara--181123
previous arrow
next arrow

Elogios e palavras de gratidão recebidas nas Mídias Sociais

balilaongarobarbosa
lucienepareira
beatrizcestari
marcospaulo
tatianetavares
vanessaborges
flavianacoelho
previous arrow
next arrow

As queixas mais recorrentes de alunos e as respostas do Nepuga

Mensagem do dia 16/11/2023, de Ingrid A. C. Turma 500,  Pós Graduação em Biomedicina Estética, Canoas – RS

“O atraso na entrega de documentos é absurda nessa instituição. Irresponsáveis, incompetentes. É uma falta de respeito absurda com os alunos que já pagaram todo o curso e concluíram tudo e ainda assim continuamos pendurados por vocês.”

Resposta Team Collab

Olá, Ingrid! Vamos esclarecer alguns pontos importantes para garantir que tudo fique claro.

Primeiramente, queremos ressaltar que seguimos rigorosamente nossos prazos e cumprimos com nossas responsabilidades, conforme estabelecido no Regulamento Da Pós-graduação Lato Sensu Da NEPUGA Com A Faculdade Ana Carolina Puga – FAPUGA.

Além disso, é importante ressaltar que sua postura não está de acordo com as Normas De Condutas E Disciplinares Do Corpo Discente Do Nepuga/FAPUGA. Como aluna do Nepuga, é essencial que você cumpra com seus deveres enquanto parte da comunidade acadêmica. Acusações infundadas e feitas no calor da emoção podem acarretar sérias consequências, por isso sugerimos que, no futuro, pondere suas ações.

Com relação ao certificado, o prazo de emissão e entrega é de até 45 dias úteis após a solicitação. Caso você queira verificar as informações, elas estão disponíveis para consulta em nosso site, nos links: Certificado da pós Nepuga – Quanto tempo para emitir? e Perguntas Frequentes – FAQ | Nepuga.

Conforme consta registrado em nosso sistema, você fez a solicitação no dia 18/07/2023, às 10:47, e o certificado foi entregue em 18/09/2023, às 09:02, como previsto, provando mais uma vez que cumprimos com nossos deveres.

Entenda que, ao falar mal da nossa instituição, você não apenas nos desrespeita, mas também prejudica suas próprias oportunidades profissionais futuras. Essa atitude não afeta apenas nossa reputação, mas também mina a credibilidade de mais de 50 mil profissionais renomados que se formaram conosco. Como esperar colaborações e contatos dentro de nossa comunidade acadêmica quando há críticas à instituição que contribuiu para sua formação e está presente em seu currículo?

Agora é o momento de você focar em como utilizar o conhecimento e as habilidades que adquiriu conosco para alavancar sua carreira, assim como muitos de seus colegas fizeram para alcançar o sucesso em suas áreas de atuação.

Mensagem do dia 23/11/2023, de Gabriela O. M. M. Turma 590,  Pós Graduação em Naturopatia Quântica, São Paulo- SP

“É um absurdo vocês não responderem o aluno. Não ter um telefone para tirar dúvidas, não ter um contato direto com secretaria e financeiro. Estou tentando cancelar a matrícula pois já tem boletos emitidos e ninguém me responde. Faz QUATRO meses que tento contato com a instituição e ninguém tem a capacidade e competência para resolver coisa simples. Um absurdo completo por ser uma instituição tão reconhecida. Não recomendo mais a ninguém!”

Resposta Team Collab

Gabriela, nosso atendimento é feito via WhatsApp, seguindo a ordem de chegada das mensagens. Enviar múltiplas mensagens ou abrir chamados em canais diferentes pode atrasar ainda mais o retorno. Agora, se você tem urgência, basta acessar as Perguntas Frequentes – FAQ | Nepuga em nosso site. Lá, você encontrará as orientações que precisa de forma mais rápida.

Mas, como você está demonstrando que realmente deseja cancelar sua matrícula, vamos te ajudar a agilizar ainda mais o processo. Basta enviar um e-mail para cancelamento@nepuga.edu.br solicitando o cancelamento e aguardar o retorno do setor responsável, que dará continuidade ao atendimento.

Você pode conferir a Pesquisa de Satisfação das disciplinas referente aos meses de julho a setembro de 2022 no Informativo de Outubro

Atendendo às demandas

Time Nepuga | Fapuga Participa do RD Summit 2023

A presença no RD Summit 2023 vem contribuir para renovar as visões da equipe sobre o mercado e as possibilidades de inovação, sobretudo em marketing e vendas. Leia na íntegra.

Dra ana carolina puga palestra para formandos em biomedicina na Unifeb

Dra Ana Carolina Puga realizou uma palestra para formandos em Biomedicina Unifeb, em Barretos, em evento que marcou a segunda Jornada Acadêmica de Biomedicina. Na ocasião, a Dra. contou sobre suas experiências pessoais e profissionais, respondeu a perguntas e comentou sobre os novos desafios para a Biomedicina. Leia a matéria completa.

Informativo Novembro de 2023

Agendamentos de Aulas Práticas

Fiquem atentos aos agendamentos de aulas práticas nos polos Nepuga. Veja o cronograma já estabelecido das datas para as vivências clínicas, a partir da confirmação do quórum mínimo de alunos:

  • São José do Rio Preto (SP) – 22/01 a 02/02/2024
  • Vitória (ES) – 17/02 a 02/03/2024
  • São Luís (MA) – 06/04 a 20/04/2024
  • Joinville (SC) – 17/02 a 02/03/2024
  • Cuiabá (MT) – 16/03 a 30/03/2024
  • São José dos Campos (SP) – 06/04 A 20/04/2024

Unidades abertas atendendo aos alunos com agendamento marcado

Histórias de Sucesso na Estética

Existe uma categoria no site onde contamos diversas histórias de sucesso de alunos e alunas que fizeram os cursos do Nepuga e conseguiram alcançar seus objetivos. Por exemplo, uma rotina de trabalho mais flexível, melhores salários e mais tempo livre para a família. Abaixo, confira o caso de sucesso que publicamos em agosto.

guilherme
LuanBrennerpremiodeexcelncia
MariannaCosmo
previous arrow
next arrow

Você pode ler todos os detalhes dessas narrativas aqui.

Agradecidos pela sua atenção.

Team Collab Nepuga

Confira o informativo de Outubro/2023.

A liminar que suspende a autorização de novos cursos de graduação em saúde na modalidade EAD pode afetar a pós-graduação na mesma modalidade?

Recentemente, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, a 4ª Vara da Justiça Federal em Goiás concedeu liminar determinando à União que suspenda novos processos do Ministério da Educação de autorização, reconhecimento ou renovação de cursos de graduação na área da saúde na modalidade EAD. Como a decisão é direcionada ao MEC, a suspensão vale para novos cursos nesta modalidade em todo o Brasil.

Diante disso, sobrevém a indagação se a decisão da Justiça Federal em Goiás, que suspendeu a autorização de novos cursos de graduação em saúde na modalidade EAD, pode ter implicações também para a pós-graduação nessa área.

Isso porque, a formação de profissionais de saúde é um processo contínuo, que se inicia na graduação e se estende à pós-graduação. A pós-graduação, por sua vez, é essencial para a atualização e a qualificação dos profissionais, bem como para o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias.

Como a medida pode interferir em cursos de pós-graduação em saúde na modalidade EAD

Ainda que a liminar se refira apenas à graduação, ela pode ser interpretada como um sinal de que o Poder Judiciário não está favorável à oferta de cursos de saúde na modalidade EAD. Isso pode levar a uma pressão por parte dos conselhos de classe profissional para que o Ministério da Educação  também proíba a pós-graduação EAD na área da saúde.

Existem, de fato, argumentos fortes que justificam a proibição da pós-graduação EAD em saúde. Um dos principais argumentos é que a formação de profissionais de saúde exige a aquisição de competências práticas, que são difíceis de serem desenvolvidas na modalidade EAD.

Outro argumento é que a pós-graduação em saúde é um processo de formação profissional que envolve a interação entre docentes e discentes, o que é facilitado na modalidade presencial.

Ainda que a liminar da Justiça Federal não seja um impedimento legal para a oferta de pós-graduação EAD em saúde, ela pode criar um ambiente desfavorável para a modalidade. Isso pode levar a uma queda na procura por cursos EAD, o que pode afetar a oferta de cursos e a qualidade da formação dos profissionais.

É importante ressaltar que a decisão da Justiça Federal ainda pode ser contestada pelo MEC. No entanto, o fato de a liminar ter sido concedida é um sinal de que a questão da oferta de ensino superior na modalidade EAD na área da saúde está sendo amplamente discutida e que existe um forte movimento contrário à modalidade.

Instituições de ensino que estão mais preocupadas em obter lucro do que oferecer educação de qualidade serão as mais afetadas

A proibição da oferta de cursos de graduação na modalidade EAD poderá afetar negativamente as instituições de ensino superior privadas que estão mais preocupadas em obter lucro do que em oferecer uma educação de qualidade, pois tal modalidade de ensino é uma fonte importante de receita, muito mais lucrativa do que a modalidade de ensino presencial que requer bem mais  investimentos em infraestrutura, na formação dos professores e na pesquisa. 

A outra vertente é ainda mais complexa, pois nos remete a considerar os riscos a que se sujeitam os pacientes tratados por profissionais da saúde que tiveram formação em cursos de graduação na modalidade EAD.

A formação desses profissionais é um processo complexo e exige o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades específicas. O ensino à distância, por sua vez, não permite o desenvolvimento das competências práticas necessárias e o contato direto com o paciente. 

Outro argumento contra o EAD para a formação de profissionais da saúde é que ela não permite a interação entre os estudantes e os professores de forma eficaz. Tal interação é essencial para o aprendizado, pois permite a troca de experiências, a discussão de conceitos e a resolução de dúvidas.

Os riscos aos pacientes tratados por profissionais da saúde que tiveram formação em cursos de graduação na modalidade EAD incluem diagnósticos incorretos, tratamentos inadequados e diversos prejuízos à saúde dos pacientes.

A liminar que suspende a autorização de novos cursos de graduação em saúde na modalidade EAD pode afetar a pós-graduação na mesma modalidade?
O contato direto com pacientes, colegas e docentes torna o modelo presencial de ensino, por sua vez, bem mais completo em formações na área da saúde.

Uma demanda histórica dos conselhos de classe

A proibição da oferta de cursos de graduação EAD na área da saúde é uma demanda histórica dos conselhos de classe profissional, que são responsáveis pela fiscalização do exercício profissional, bem como pela defesa dos interesses dos profissionais.

Argumentam que a modalidade EAD não é adequada para a formação de profissionais da saúde, pois exige a realização de atividades práticas e estágios supervisionados que são incompatíveis com o ensino a distância.

Os conselhos também temem que a oferta de cursos EAD na área da saúde possa levar à redução da qualidade da formação profissional, comprometendo a segurança dos pacientes.

É importante ressaltar que os conselhos de classe profissional não possuem competência para validar e/ou recusar diplomas ou certificados referentes à formação acadêmica. Essa competência é do Ministério da Educação e das Instituições de Ensino Superior. O que se espera dos conselhos é que sejam mais operantes, dentro de suas competências, em relação aos profissionais formados já inseridos no mercado de trabalho, de modo a garantir a segurança dos pacientes.

Uma questão sob discussão em diferentes setores

Obviamente, a causa principal desse cenário vem ocorrendo nos últimos anos, o sistema de ensino superior brasileiro tem sido marcado por um processo de mercantilização que tem levado a uma série de problemas, como a perda da qualidade da educação, a exclusão social e a concentração de renda. Aliado a isso, a flexibilização das regras por parte do Ministério da Educação para abertura de novas instituições de ensino superior e cursos de graduação.

Ele Deixou A Aviação Para Se Tornar Biólogo Esteta – Prêmio de Excelência Acadêmica 2022

Dr. Guilherme Telles conta que, desde criança, seu sonho era se tornar biólogo, biólogo e piloto de avião. Nem sempre os mesmos sonhos permanecem conosco até a vida adulta, mas muito determinado, Guilherme conseguiu realizar seus sonhos de infância e, ao se tornar Biólogo Esteta, deu a seus sonhos um upgrade que antes não vislumbrava como possibilidade.

Quem se atentar a página do Prêmio de Excelência Acadêmica 2022 verá o Biólogo em destaque. O Dr. Guilherme Telles é primeiríssimo lugar nesta premiação, além de ter conquistado outras duas categorias, “Desenvolvimento de Alta Performance” e “Escolha do Influencer: #PugaFollowers”.

Todo o sucesso reconhecido por sua dedicação é parte de uma trajetória que merece ser contada.

Entre a aviação e biologia, a biologia veio antes. Nessa área, o Guilherme se dedicou a vida acadêmica além da grade curricular somente, se empenhando também à iniciação científica. Tanto, que conseguiu uma bolsa na Fiocruz de Mina Gerais. E, após a graduação, iniciou ainda um mestrado na UFRGS. 

Naquele período, o sonho da aviação falou mais alto, e foi aí que Guilherme decidiu pausar seu mestrado para dedicar a seu segundo – mas não menos importante – sonho. Enfim, se tornando de fato biólogo e piloto de avião.

Em meio a tanta dedicação para alcançar a completude de seus sonhos profissionais, onde entra a Biologia Estética?

Dr. Guilherme relata que foi uma situação ruim, na verdade, que o levou a prestar mais atenção na área da estética, quando seu companheiro foi paciente de alguns procedimentos que, devido a erro profissional, infelizmente resultaram em ptose labial, e o pior: sem o devido amparo diante da intercorrência.

Mas, neste momento de adversidade, a maneira que o biólogo encontrou de ajudar seu namorado foi através da informação, buscando entender o que havia acontecido.

E, em meio a pesquisas sobre procedimentos estéticos, veio a descoberta da especialidade em estética dentro da biologia. Descobriu também toda a luta protagonizada pela Dra Ana Carolina Puga para a conquista do reconhecimento e regulamentação da estética como especialidade possível em diversas áreas da saúde. 

Ao se tornar Biólogo Esteta, Dr. Guilherme poderia oferecer um tratamento bem diferente de como trataram uma pessoa tão importante para ele.

A Dedicação Para se Tornar Biólogo Esteta

A aviação era então uma paixão em sua vida, mas acabou descobrindo na Biologia Estética algo que descreve como um sentimento ainda mais sólido:

“Com o passar do tempo e principalmente com o meu início nas aulas práticas, todo o interesse que eu estava desenvolvendo pela estética foi se transformando em amor e o amor se transformava cada vez mais em dedicação e interesse.”

Muito dedicado a sua profissão e, por tanto, a seus estudos, o Dr Guilherme aproveitou tudo o que pôde da Pós-Graduação em Biologia Estética. Em cada aula e vivência clínica, em cada tópico e paciente modelo, ele encontrou ainda mais interesse e prazer pela especialidade.

Ele Deixou A Aviação Para Se Tornar Biólogo Esteta - Prêmio de Excelência Acadêmica 2022
Divulgação: Arquivo Pessoal.

E conta um pouco mais sobre sua experiência, revelando como pôde aproveitar da melhor forma possível:

“No que diz respeito às aulas práticas, eu sempre busquei absorver o máximo de conteúdo dos professores, dicas dos mais variados assuntos, desde procedimentos até como lidar com os pacientes e acredito que a minha maturidade e leveza fizeram com que tudo desse certo.”

Usando dessa maturidade e concentração de esforços, o Dr Guilherme hoje é capaz de promover resultados incríveis através de seu trabalho na estética. Assim, ao mesmo tempo que contribui para o bem-estar de diversos pacientes, seu relato é o de um profissional que, ao se tornar biólogo, tornou-se também uma pessoa mais sonhadora e muito mais confiante das próprias potencialidades.

Dra ana carolina puga palestra para formandos em biomedicina unifeb na segunda jornada acadêmica de biomedicina

A presença da Dra. Ana foi celebrada com muita alegria pelos presentes, afinal, sua trajetória dentro da biomedicina estética a consagra como a mais importante profissional da área, sendo considerada a mãe da biomedicina estética pelos feitos e conquistas para a classe de biomédicos do Brasil.

Muitos dos participantes da palestra para formandos em biomedicina Unifeb tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Educação Inicial e Continuada, um projeto voltado exclusivamente para estudantes de biomedicina que desejam antecipar sua pós-graduação em Biomedicina Estética e dar um passo à frente na sua carreira. A palestra contou com a apresentação desta oportunidade e uma imersão sobre a vida pessoal e profissional da Dra. Ana. 

Grande público na palestra para formandos em biomedicina unifeb

Com o auditório na sua lotação máxima, a mãe da biomedicina estética pode falar sobre sua trajetória. Ela contou relatos sobre sua vida pessoal, sua vida acadêmica e como foi a formação na área da biomedicina, relembrou os percalços durante os anos como profissional e como essas experiências impactam sua vida. Um privilégio aos que estavam presentes, profissionais em formação, professores e biomédicos estetas em atividade.

PALESTRA PARA FORMANDOS EM BIOMEDICINA UNIFEB

A palestra é importante para o momento que estes jovens se encontram, afinal, apesar do interesse na área da biomedicina estética, a decisão de escolher uma carreira é um fator decisivo para muitos jovens.

Encontro de gerações e inspirações

Ministrar palestras também é um grande orgulho para a Dra. Ana. Além de reviver momentos importantes da sua vida, levar conteúdos significativos para os futuros profissionais é uma oportunidade de transformar a vida das pessoas e fazer com que elas se sintam competentes para seguir pelo caminho da biomedicina estética.

A chegada da Dra. Ana na instituição teve uma grande recepção. Os alunos da UNIFEB estavam ansiosos pela sua presença e aguardavam a início da apresentação. A Dra. que sempre valorizou a experiência em sala de aula, ficou grata ao encontrar um auditório com todas as vagas disponíveis, ocupadas.

Os formandos e demais presentes, puderam ouvir sobre a história de vida da Dra. Ana e conhecer um pouco mais do lado pessoal dela, sua luta, seu empenho e suas conquistas.

A Dra. traçou uma linha sobre sua entrada na faculdade, seu início na carreira como biomédica e a criação do Nepuga. Ela comentou também sobre o processo de conquista para que Biomédicos tivessem o direito de atuar também com estética, uma parte importante na história da Biomedicina.

A Dra. é inspiração para muitos dos presentes, seja pela biomédica esteta renomada ou pela empresária de sucesso. Muitos se espelham na trajetória dela para também alcançar o sucesso em suas carreiras.

“Tudo que conquistei devo ao nepuga” relata pós-graduada

Uma das participantes da palestra era a também biomédica esteta, Dienifer Bablini. Dienifer se formou em Biomedicina e logo cursou a pós-graduação pelo Nepuga. Estar presente na palestra ao lado da Dra. Ana foi um momento de muita alegria e de lembranças para a profissional.

Eu fiz a pós-graduação no Nepuga, com a Dra. Ana Carolina, e rever ela foi muito importante, pois me fez reviver tudo que já passei na estética. Sou muito grata”.

Atualmente, Dienifer atua como RT (Responsável técnica) em uma clínica em Barretos, e ela diz que deve muito a todo conteúdo e experiência adquirida na pós-graduação do Nepuga

Hoje sou Responsável Técnica de uma clínica aqui na cidade e tudo que conquistei eu devo muito ao Nepuga e a Dra. Só tenho coisas boas a falar. Eu tenho certeza que só tenho a crescer, e a biomedicina estética também”. 

Ao fim das quase duas horas de palestra, os formandos tiveram a oportunidade de realizar perguntas para a Dra. A experiência de ministrar palestras para o futuro da Biomedicina estética é de grande importância para a Dra Ana que trabalha para que estes profissionais tenham mais segurança e um caminho promissor pela frente. 

A Dra. agradeceu pela oportunidade de estar participando de um grande momento na instituição que era a Segunda Jornada Acadêmcia de Biomedicina, e em especial a Profª. Dra. Renata Camacho Miziara (coordenadora da biomedicina), Profª. Dra. Simone Barone Salgado Marques, Prof. Me. Ferdinando de Paula Silva e ao aluno Juan Diego Siqueira (Presidente da comissão organizadora da semana de biomedicina UNIFEB).

Time Nepuga | Fapuga Participa do RD Summit 2023

“O Maior Evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina” é o que está estampado no moleskine do RD Summit 2023, e é claro que o Time Nepuga | Fapuga não poderia deixar de participar de um evento como esse – afinal, enquanto instituição pioneira, o Nepuga presa por seu constante desenvolvimento.

Participaram do evento colaboradores dos setores de Marketing e Costumer Success, mas as atualizações provocadas por um evento como este vêm se estender aos demais setores, através das trocas de experiências para a melhor implementação de toda e qualquer inovação que novos aprendizados possam causar.

O Time Nepuga | Fapuga já havia participado do evento em sua edição anterior e, percebendo o tremendo potencial de inovação que um evento como este traz, repetimos a presença, demonstrando o incentivo ao aprendizado contínuo dos colaboradores e, com eles, da própria instituição.

P_20231110_100155
P_20231110_100309
P_20231110_105315
P_20231108_161257
P_20231110_101351
P_20231109_103210
P_20231108_162950
previous arrow
next arrow

O RD Summit 2023

Foram três dias intensos (8, 9 e 10 de novembro), repletos de possibilidades para perceber o mercado, as novidades em ferramentas de trabalho, ou novas propostas de como utilizar ferramentas já conhecidas.

Também foram pautadas questões voltadas ao desenvolvimento pessoal e diversos de seus desdobramentos. Tudo isso explorado por profissionais de referência em pesquisa e desenvolvimento de suas respectivas áreas.

Além da diversidade abundante de palestras, em 5 principais auditórios acomodados no Expo Center Norte, havia ainda uma feira cheia de expositores, empresas para conhecer e oportunidades de networking.

Informativo Outubro de 2023

Elogios e palavras de gratidão recebidas no WhatsApp e E-mail

161023--Elysmayane
FernandaF--61023
201023--Rosane
BrunaTais--301023
MariaJTorres--261023
Gilda--131023
Antonio--281023
Marizy--301023
Paula--271023
Nathalia--201023
TatianaRangel--301023
Suzi--251023
101023--Jaqueline
VictoriaJulia--281023
21023--Nadia
previous arrow
next arrow

Elogios e palavras de gratidão recebidas nas Mídias Sociais

1
2
3
4
5
6
8
7
9
10
13
12
14
11
previous arrow
next arrow

As queixas mais recorrentes de alunos e as respostas do Nepuga

Mensagem do dia 06/10/2023, de Wiliane Cristina P. S. Turma 485,  Pós Graduação em Biomedicina Estética, Taubaté – SP

“O atendente me falou que as notas das vivências clínicas demoram 45 dias úteis para estarem no portal, achei um tempo muito longo para lançarem as notas.”

Resposta Team Collab

Wiliane, entendemos sua ansiedade em relação à nota da vivência clínica, afinal, é natural que você queira saber como foi seu desempenho, mas não se apegue apenas a isso. Direcione seu foco para o que realmente importa: aprender como aplicar os procedimentos, aperfeiçoar suas técnicas e aproveitar ao máximo cada momento da vivência clínica. Afinal, de que adianta conhecer a teoria se não conseguirmos colocá-la em prática?

Quanto ao prazo de até 45 dias úteis para o lançamento das notas, ele foi estabelecido para garantir a organização e a equidade entre todos os alunos. Compreendemos que possa parecer longo, mas é importante para manter a integridade de nossos processos acadêmicos e administrativos.

Lembre-se de que o mais importante não é apenas obter uma nota alta, mas sim ser competente e dedicado naquilo que faz. Seu comprometimento em buscar resultados de excelência ao longo de sua trajetória acadêmica é o seu verdadeiro diferencial. Essa é exatamente a postura que esperamos de nossos alunos.

Continue se dedicando e buscando o melhor para si mesma. Estamos aqui para apoiá-la em sua jornada.

Mensagem do dia 18/10/2023, de Grazielly M. S. Turma 584,  Pós Graduação em Saúde Estética, Rio de Janeiro – RJ

“Péssima experiência nas aulas práticas. Já haviam me dito que era desorganizado, mas não sabia que era tanto.

Um professor para se dividir em duas turmas. Eu fiz somente um questionário e acabou. Se quer fui avaliada, entrei e saí cheia de dúvidas.

Acabou que tive que fazer aula da etapa 1.3 que eu nem tava liberada ainda, sendo que fui pra fazer a 1.1.

Enfim, saí mega cedo porque já não tinha mais como olhar uma para a cara da outra.

Depois do almoço, colocaram uma professora lá que não abria a boca, não falava um aí, não explicava, não se mexia, só olhava pra nossa cara só pra não dizer que ‘ficamos sozinhos’.

As meninas todas sem prática, aplicando injeção sozinhas, sem explicação, tendo que se virar, eu também. Enfim, desorganização sem fim.

No fim das contas eu preenchi errado no site, fui fazer a 1.1 mas marquei a 1.2 por engano, mas acabou que não fiz nenhuma das duas, fiz a 1.3 que nem tinha tido aula ainda pq era o que tinha.

Tentei resolver na secretaria, pedi que trocassem pra que eu não ficasse sem aula prática da 1.2 e disseram que não podiam resolver meu problema, coisa simples.

Mas eu posso levar em consideração o fato de não ter aprendido nada, não ter sido avaliada e ter ido fazer algo totalmente fora do que aprendi. Para finalizar, peço que haja mais organização e consideração pelos alunos, haja vista pelo valor que nós pagamos ser bem alto. É o mínimo que haja uma aula decente.”

Resposta Team Collab

Entendemos suas preocupações, Grazielly, e gostaríamos de fazer algumas reflexões sobre os pontos levantados. Primeiramente, questionamos qual autoridade você possui para contestar a competência de nossos professores, que são referências em suas áreas. Eles dedicaram anos de estudo e capacitação para exercer a docência. É admirável sua ousadia em desafiar essa expertise.

Além disso, por que esperou tanto para expressar suas preocupações? Seria mais eficiente, talvez, abordar a professora durante a aula para esclarecer suas dúvidas. Temos certeza de que teria sido prontamente atendida.

Caso esteja enfrentando dificuldades de aprendizado, saiba que estamos aqui para ajudá-la! O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP | Faculdade Fapuga | Zona Leste de São Paulo está à disposição para oferecer orientação e suporte.

Imagem ilustrativa mostrando onde clicar para acessar o agendamento no NAP.

Apesar das críticas, somos reconhecidos como pioneiros e líderes em nosso setor, responsáveis pela formação de milhares de profissionais especializados na área da estética. Curioso, não acha, essa aparente contradição entre a desorganização que você mencionou e nossa posição de destaque?

Interessante notar que muitos de nossos alunos de sucesso não têm esse tipo de postura. Eles dedicam seu tempo e energia ao desenvolvimento profissional, aproveitando ao máximo as oportunidades de aprendizado. Seria inspirador se você os conhecesse. Por isso, gostaríamos de deixar aqui o link com as histórias dos nossos pós-graduandos de destaque: Casos de Sucesso – Nepuga News 

Quanto ao equívoco no agendamento, é uma situação realmente peculiar. Você agendou a etapa errada e nos pediu para atribuir nota para outra etapa, à qual você não participou. Nós nos negamos porque uma Instituição de Ensino Superior não pode atribuir nota por algo no qual você não participou. Mesmo assim, estamos sendo injustos.

Você pode conferir a Pesquisa de Satisfação das disciplinas referente aos meses de julho a setembro de 2022 no Informativo de Outubro

Atendendo às demandas

Formandos em estética realizam vivência clínica em Ribeirão Preto

Formandos em estética de diversas regiões do país se reuniram em Ribeirão Preto (SP) para realizar práticas em pacientes reais, adquirindo habilidades que trazem segurança e qualidade aos atendimentos. Leia na íntegra.

Dra Ana Carolina Puga participa do 26º Encontro Nacional de Biomedicina, na UNESP de Botucatu

Na oportunidade, a mãe da biomedicina estética participou de um dia todo de evento, em que palestrou sobre sua formação e carreira. Durante a tarde, ela ainda propôs atividades práticas voltadas ao desenvolvimento de habilidades voltadas a realização de procedimentos injetáveis. Leia a matéria completa.

Informativo Outubro de 2023

Nepuga premia alunos que foram destaque na especialização

Em 2022 muitos especialistas se destacaram na pós-graduação do Nepuga. Toda essa dedicação e comprometimento serão reconhecidos com o Prêmio Excelência Acadêmica 2022 que prestigia os melhores alunos em saúde estética. Leia matéria completa.

Agendamentos de Aulas Práticas

Fique atentos aos agendamentos de vivências clínicas nos polos Nepuga. Veja o cronograma já estabelecido das datas para as vivências clínicas, a partir da confirmação do quórum mínimo de alunos:

  • São José do Rio Preto (SP) – 22/01 a 02/02/2024
  • Vitória (ES) – 17/02 a 02/03/2024
  • São Luís (MA) – 06/04 a 20/04/2024
  • Joinville (SC) – 17/02 a 02/03/2024
  • Cuiabá (MT) – 06/11 a 17/11
  • São José dos Campos (SP) – 06/04 A 20/04/2024

Unidades abertas atendendo aos alunos com agendamento marcado

Histórias de Sucesso na Estética

Existe uma categoria no site onde contamos diversas histórias de sucesso de alunos e alunas que fizeram os cursos do Nepuga e conseguiram alcançar seus objetivos. Por exemplo, uma rotina de trabalho mais flexível, melhores salários e mais tempo livre para a família. Abaixo, confira o caso de sucesso que publicamos em agosto.

Marcilene
MarianaGruszkowska
RenataOliveira
DrEderJlioAlmeida
AndreiMarlon
DraNatashaSperduto
previous arrow
next arrow

Você pode ler todos os detalhes dessas narrativas aqui.

Agradecidos pela sua atenção.

Team Collab Nepuga

Confira o informativo de Setembro/2023.