Skip to main content

Dra. Ana Carolina Puga conversa com especialista egressa sobre a humanização do paciente de saúde estética

A humanização do paciente de saúde estética é um dos pilares que a Dra. Ana sempre priorizou. Veja como essa convicção se traduz na prática clínica.
humanização do paciente de saúde estética

Em visita a Belo Horizonte (MG), Dra. Ana Carolina Puga conheceu a clínica de mais uma ex-aluna da pós-graduação, não apenas a estrutura física de sua clínica, mas, principalmente, pôde ver de perto como o que foi transmitido na pós-graduação reverbera através de uma especialista que ela ajudou a formar, e ver esses valores na prática, na humanização do paciente de saúde estética.

Dessa vez, a ex-discente visitada foi Dra. Gabriela Moraes, que começou a aprender com a Dra. Ana mesmo antes de o Nepuga ou a Fapuga existirem, quando ainda eram ministrados cursos na Corporalle – clínica de estética que a Dra. Ana abriu em 2005, quando começou a atuar na área e lutar para que a biomedicina estética fosse devidamente reconhecida e regulamentada.

Uma vez alcançada essa conquista, Dra. Gabriela também realizou a pós em Biomedicina Estética.

Se você ainda não conhece mais detalhes dessa luta, clicando aqui você pode saber tudo sobre a carreira da Dra. Ana Carolina Puga e como se estruturou essa história de pioneirismo na Biomedicina Estética, pelas palavras dela mesma.

Muito o que conversar

Então, você pode imaginar que as duas biomédicas estetas tinham muito o que conversar, muito para falar em retrospecto. Falaram de como a área mudou e está consolidada hoje em dia, tendo mudado as perspectivas de carreira para os biomédicos como um todo.

Ambas percebem que a área inspira mulheres a adquirirem o espírito empreendedor, já que são maioria tanto na biomedicina quanto na estética, e a área dá essa possibilidade de ser uma profissional que tem autonomia e ótimo reconhecimento ao empreender, tanto no sentido de realização profissional como no sentido de remuneração.

Como a Dra. Gabriela diz: “A gente segue duas profissões, do empreendedor e do biomédico, e tem a oportunidade de se desenvolver nas duas.”

Espírito empreendedor e as próprias definições de sucesso

Mesmo com espírito empreendedor numa área de destaque, é preciso que a empresária ou empresário da estética construa seu espaço, entenda como quer atuar, e compreenda as próprias definições de sucesso, isto é, quais realizações são as mais importantes para si.

E a ex-discente conta a Dra. Ana como empreender na área a torna realmente realizada. Apesar de oportunidades anteriores para atuar com análises clínicas, ela comenta: “As outras áreas são legais, mas na estética a gente realmente se sente realizado”. E considera essencial ter a base da pós para atuar.

Dra. Ana acrescenta, diante das experiências que soma ao longo de sua própria carreira: “Dia de trabalho no hospital consome muita energia, o ambiente é muito pesado… Eu ministrava 10 horas de aula e não me cansava, mas 8 horas nos hospital me deixavam exausta.” 

Ainda falando sobre realização, Dra. Gabriela percebeu que gosta de acompanhar todas as etapas de seus atendimentos, desde a prospecção e conversas iniciais.

Apesar de já ter trabalhado em sociedade, hoje ela prefere trabalhar em um espaço menor, que foi o espaço que a Dra. Ana teve a oportunidade de conhecer.

humanização do paciente de saúde

Conheça essa clínica de sucesso

Situada no bairro Paquetá, em Belo Horizonte, a clínica foi reformada há pouco tempo, em agosto de 2022. É uma espaço bem estruturado, e acolhedor desde o cappuccino da recepção à humanidade no atendimento.

A clínica também conta com uma empresa de marketing contratada para auxiliar na comunicação, além de outras duas profissionais. Uma delas auxilia na recepção e outra, a também biomédica Luiza Giarola, estagiou no consultório e hoje auxilia com procedimentos corporais e também em uma novidade na clínica, um programa de emagrecimento.

Dra. Gabriela é mais focada em procedimentos faciais, então a parceria com outra profissional vem para tornar os atendimentos em sua clínica ainda mais completos.

Você pode acompanhar o trabalho da Dra. Gabriela Moraes e sua equipe através do perfil @gabriela.bme no Instagram.

A humanização do paciente de saúde estética

A partir do cuidado que ela direciona aos pacientes, a biomédica esteta comenta que “eles entram pacientes e se tornam amigos”, isso porque a estética está muito ligada a outros aspectos da vida, da saúde e do bem-estar, com a maneira que as pessoas se sentem, se veem e se expressam.

Por isso, é comum que os pacientes compartilhem pontos muito sensíveis de suas vidas, falando de suas motivações, e expectativas quanto aos procedimentos.

A Dra. Gabriela lembra então que profissionais estetas são, sobretudo, profissionais da saúde, e precisam se atentar a acolher adequadamente os pacientes e às questões que levam ao consultório.

E é essa humanização do paciente de saúde estética que a Dra. Ana espera encontrar quando visita seus ex-discentes, embora seja uma boa surpresa que a filosofia que tanto se empenha para consolidar esteja assim – ligada tão intrinsecamente ao atendimento de profissionais que ela tem encontrado.

Esta visita não é um evento isolado…

Esta visita faz parte de uma série de reencontros que você pode acompanhar por meio de nossas redes sociais e pelo canal no YouTube, ou por aqui no blog mesmo. Mas e se, além de acompanhar, você também fizesse parte?

Você, ex-aluna ou ex-aluno Nepuga que está empreendendo na estética e gostaria de receber a visita da Dra. Ana Carolina Puga, entre em contato conosco. Seja aqui nos comentários, ou através de nossas redes sociais, sua trajetória também pode inspirar o percurso de outras pessoas.

Leia também: MÃE DA BIOMEDICINA ESTÉTICA VISITA DISCENTE DE UMA DAS PRIMEIRAS TURMAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM BH.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This