Skip to main content

Sentindo-se limitada em carreira na biologia, ela se tornou especialista em Saúde Estética

Especialmente dedicada ao longo da Pós-Graduação, a Dra. Fernanda é uma das especialistas homenageadas no Prêmio de Excelência Acadêmica 2023. Sua trajetória mostra que a carreira na biologia estética é destaque na área de formação.

A Dra. Fernanda Filadelfia se formou em Ciências Biológicas lá em 2004. Ela relata que atuou em diferentes funções da área, como análises clínicas e magistratura, mas em nenhuma dessas ocupações ela realmente se identificou com o trabalho que estava realizando. A carreira na biologia parecia então muito limitada, e com oportunidades insuficientes.

Quando encontrou a especialização em Saúde Estética e, com ela, a oportunidade de mudar a abrangência de sua carreira, Dra. Fernanda se dedicou muito ao curso, tanto que está entre os especialistas Nepuga com melhor aproveitamento do ano de 2023.

O Prêmio de Excelência Acadêmica

O mais importante é, sem dúvidas, o que todo este aproveitamento está rendendo para sua carreira e para seus pacientes, mas os esforços de Dra. Fernanda estão sendo notados e premiados com muito orgulho também através do Prêmio de Excelência Acadêmica 2023. Nesta edição, Dra Fernanda Filadelfia é ganhadora na Categoria Destaque Acadêmico.

Para quem ainda não conhece, este evento é uma forma que o Nepuga encontrou de prestigiar os profissionais que fizeram parte da história da instituição e, no processo de formação, se destacaram especialmente, considerando dados como frequência, participação e notas.

Por isso, estamos dedicando a sessão de Cases de Sucesso aos premiados desta edição.

A realidade de carreira na biologia

Voltando a falar da jornada de Dra. Fernanda até a especialização, o que ela buscava para si era, principalmente, uma carreira em que pudesse conciliar sua rotina pessoal e profissional.

Conversando com ela sobre sua trajetória de carreira até aqui, tivemos alguns insights valiosos sobre a realidade da área e as oportunidades, dentro e fora da Saúde Estética.

Apesar de as Ciências Biológicas serem uma área vasta em conhecimento, a realidade de mercado com a qual Fernanda se deparou mostrou-se bastante limitada e mesmo insuficiente para absorver boa parte dos profissionais formados na área.

Então, além de não se identificar com as oportunidades disponíveis, Fernanda se via em um cenário limitado.

Da insegurança profissional ao acolhimento

Ao iniciar na pós-graduação, ela conta que teve receio de não conseguir a credibilidade suficiente para atuar na nova área, mas esta insegurança não a abalou, muito pelo contrário, fez com que ela aproveitasse o máximo possível dos conteúdos e vivências que a pós-graduação oferecia.

Mesmo antes de começar a atuar de fato na área, ela conta que as interações com colegas e as práticas com pacientes reais durante as vivências clínicas a fizeram se sentir muito mais integrada e capaz, superando as inseguranças que a incomodavam no começo do curso.

“Fui bem acolhida e reconhecida pelos meus amigos das práticas e com isso obtive a certeza que todos nós, quando dedicados e apaixonados pelo o que fazemos, conseguimos alcançar o nosso lugar”, lembra a bióloga sobre sua experiência.

Uma especialidade recente

Como a estética é uma especialidade recente entre biólogos, é comum que profissionais desta área de formação ainda demonstrem certa insegurança, não necessariamente das próprias potencialidades, mas diante do reconhecimento no mercado e por parte de pacientes em potencial. Afinal, para muitos é uma novidade que biólogos possam ser tão atuantes na realização de diversos procedimentos estéticos.

A resolução que veio regulamentar a Biologia Estética é datada do final de 2020 e, ainda hoje, os biólogos que estão se especializando na área podem se sentir pioneiros, mas já estão conquistando carreiras brilhantes.

Comparando a biologia a outras áreas de formação da saúde, Dra. Fernanda salienta que possuem uma base muito semelhante, de forma que as competências de cada um dependam muito do próprio aprofundamento e dedicação.

A base da especialização deu a ela bastante segurança, mas ela sentiu a necessidade de dominar ainda mais a realização de peelings, e por isso fez um curso especificamente deste procedimento.

Dicas para quem está começando na saúde estética

Além de todo o estudo e dedicação, aproveitamos a conversa para falar sobre as dificuldades de quem está começando a empreender na estética e possíveis caminhos para superá-los.

Sentindo-se limitada em carreira na biologia, ela se tornou especialista em Saúde Estética

“Começar com pacientes que se disponibilizam a ser modelos, é isso que vai te levar a fazer as suas divulgações. Se mostrar nas redes sociais é fundamental para que você consiga alcançar seus primeiros pacientes reais, que estão confiando no seu trabalho”, ressalta a bióloga.

Estabelecer uma rede contatos faz toda a diferença

O valor de estabelecer uma rede profissional de contatos também faz toda a diferença para quem está começando. A Dra. Fernanda já tinha mencionado o quanto a relação com seus colegas foi importante durante a especialização, na troca constante de habilidades e bagagem, parte fundamental do que torna a experiência da pós-graduação tão transformadora.

Para quem está começando a empreender na estética, essas parcerias se mostram novamente fundamentais. Como a Dra. Fernanda comenta sobre a própria experiência:

“Pessoas que te estendem a mão para atuar na área, mesmo você não tendo um lugar para chamar de seu, isso  já faz toda a diferença! Você consegue trabalhar com apoio e maior  segurança e faz com que você perca o medo de forma segura, para depois  poder trabalhar sozinha! Sou grata a Deus por ter colocado em minha vida pessoas tão especiais”.

 Atualmente, ela conta com um espaço para chamar de seu, em que se vê realizando sonhos. E, buscando sempre o melhor em sua carreira, está cursando uma nova graduação, desta vez em Biomedicina.

Leda Leocadio
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This