Skip to main content

Dra Isabela mostra que uma carreira promissora na Biologia é possível | Prêmio de Excelência Acadêmica 2022

A Dra Isabela demonstra como é possível uma carreira promissora na Biologia. Ela se tornou referência na estética e é um dos destaques do Prêmio de Excelência Acadêmica 2022.

Enquanto cursava a pós-graduação em Biologia Estética, tivemos a oportunidade de entrevistar a Dra Isabela Espasandin, e ela já apareceu antes entre os Casos de Sucesso aqui no blog. Dessa vez, voltamos a homenageá-la não mais do ponto de vista de uma profissional esteta em formação, mas de uma especialista muito bem-sucedida, que encontrou uma carreira promissora na Biologia.

E, não por acaso, ela é uma das ganhadoras do Prêmio de Excelência Acadêmica 2022, primeiro lugar na categoria “Escolha do Influencer: Jornadas que Encantam.”

Biólogos também podem!

A Biologia Estética pode ser uma especialidade recente, regulamentada somente em 2020, mas os biólogos estetas vêm trabalhando duro e conseguindo conquistar um espaço talvez inimaginável alguns anos atrás. No entanto, a Dra Isabela já se perguntava, lá em 2010, por quê sua classe de formação não poderia ocupar este espaço e realizar um trabalho tão bom quanto o que já realizavam profissionais da saúde em outras formações.

2010 Foi o ano em que a Isabela começou sua graduação e, mesmo em dúvida na época entre biomedicina e biologia, ela acabou optando pela segunda opção, por ver nela mais possibilidades de atuação naquela época.

Em paralelo, ela relata que sempre teve muito interesse pela estética, incluindo o cuidado pessoal, e um senso estético apurado em diferentes aspectos. Então, quando se graduou em biologia e começou a reparar no boom da estética enquanto especialidade possível para diferentes áreas de formação na saúde, ela olhava para este contexto sem entender porquê os biólogos, com toda sua competência na área da saúde, estavam de fora dessa – chegando a se ressentir um pouco por não ter escolhido a biomedicina.

A carência de valorização da carreira acadêmica

Uma vez formada, Isabela se dedicou à área acadêmica, assim como também se dedica até hoje, mas mesmo com toda sua doação nesse sentido ela reconhece que é um campo carente de valorização – uma realidade bastante comum entre biólogos, já que a pesquisa e a docência estão entre as atuações mais visadas por pessoas com essa formação, e acabam trabalhando muito, mas sem o devido retorno.

Em comparação, os profissionais atuantes em biologia estética são mais bem remunerados e valorizados. Para além de seu interesse pela área em si, por se especializar em uma área com a qual encontra muita afinidade, a Dra Isabela também tinha esta motivação por buscar uma carreira de maior valorização em torno da própria dedicação profissional.

A experiência na pós-graduação 

Enquanto realizava doutorado, chegou seu momento: a Biologia Estética havia, enfim, sido regulamentada. E ela não perdeu tempo, buscando o quanto antes uma pós-graduação, tão logo que em 2021 ela já estava atuando na área.

Cursando a especialização, a Dra Isabela pôde comprovar e intensificar na prática seu interesse pela estética, ela conta com saudade um pouco sobre sua experiência:

Dra Isabela participa de vivência clínica no Rio de Janeiro.

“Lógico que eu ficava cansada, mas eu nem via o tempo passar, eu ficava com tanta sede de aprender tudo, ver cada detalhe, de perguntar, de absorver cada conhecimento, eu nem via o tempo passar, as aulas teóricas e mesma coisa, e eu tive assim professores incríveis, alguns professores que eu tenho até parcerias de artigo científico até hoje”.

Uma carreira promissora na biologia estética

De nunca antes sequer ter utilizado uma seringa, a bióloga se tornou uma profissional altamente capacitada em estética, uma profissional muito realizada com o que é capaz de realizar, os resultados e bem-estar que proporciona a seus pacientes.  

“Depois da pós minha carreira mudou totalmente. Antes, eu não tinha nenhum contato com a estética, eu sempre atuei na área acadêmica, com pesquisa (com o que eu atuo até hoje também, mas eu concilio com a estética). A Isabela de agora se encontrou em uma profissão que me dá prazer de fazer, de estudar, me faz sentir realizada.”

Dra Isabela mostra que uma carreira promissora na Biologia é possível | Prêmio de Excelência Acadêmica 2022
Reprodução – arquivo pessoal.

A conquista de uma posição de referência 

E, além de todo o reconhecimento vindo de seus pacientes, é importante ressaltar o reconhecimento profissional em relação a seus pares na biologia. Sendo uma das primeiras a acreditarem no potencial dessa especialidade e provar as próprias capacidades, a Dra Isabela se tornou também uma grande referência para outros biólogos e biólogas.

Hoje, ela faz parte também do Grupo de Trabalho de Estética, do Conselho Regional de Biologia do Rio de Janeiro, e desenvolve um trabalho para ampliar as atividades do biólogo e garantir os direitos da classe. Por ser uma das primeiras, ela assume a responsabilidade de abrir portas, e é muito grata por estar nessa posição.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This