Skip to main content

Advogado de defesa em favor de Dra Ana Carolina Puga emite nota sobre ação movida pelo CREMESP

Confira na íntegra a nota informativa emitida pelo advogado Dr. Cézar Augusto Sanchez sobre ação movida pelo CREMESP contra Dra. Ana Carolina Puga, Conselhos Federal e Regional (1ª Região) de Biomedicina:

Através de decisão proferida em 02 de abril de 2024 pelo juiz da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, na Ação Civil Pública (5034777-31.2023.4.03.6100) ajuizada pelo CREMESP, contra a Dra. Ana Carolina Puga, o CFBM e o CRBM da 1ª Região, foi indeferido o pedido liminar que visava impedir a biomédica esteta de executar procedimentos na respectiva área, bem como ministrar cursos e/ou palestras relacionadas a procedimentos estéticos. Sustenta o CREMESP que “[…] os procedimentos estéticos realizados pela corré são invasivos, portanto, só podem ser praticados por médicos”.

Em contestação apresentada pela Dra. Ana Carolina Puga restou comprovado sua absoluta regularidade profissional, demonstrando que que atua de forma pioneira no campo da saúde estética, sempre embasada nas Resoluções e demais normativas emitidas pelo Conselho Federal de Biomedicina – CFBM, agindo assim, inquestionavelmente em exercício regular de um direito.

Advogado de defesa em favor de Dra Ana Calorina Puga emite nota sobre ação movida pelo CREMESP
Dra. Ana Carolina Puga presente em Masterclass Puga Code.

Após analisar os argumentos e documentação apresentados, o juiz federal indeferiu a tutela de urgência pleiteada pelo CREMESP, reconhecendo, em cognição sumária, a regularidade de todos os atos praticados pela profissional, asseverando na decisão proferida que: “[…] os procedimentos contra os quais o Conselho autor se insurge encontram-se devidamente regulamentados. E, em possuindo a parte ré as escolaridade e especialização necessárias, em análise perfunctória, encontra-se ela apta a realizá-los, sem incorrer em ilegalidades”.

Ação movida pelo CREMESP não é o primeiro ataque como este, e evidencia a necessidade de união entre classes

São frequentes as tentativas dos Conselhos de Medicina de cercear direitos conquistados por outras classes atuantes dentro da saúde, sempre em busca de garantir a própria reserva de mercado, sob o mesmo argumento de que práticas devidamente regulamentadas ferem de alguma forma a Lei do Ato Médico.

Diante desta postura, que não contribui em nada para os avanços da saúde e como eles influenciam positivamente o bem-estar das pessoas; é preciso que a classe de biomédicos continue unida e atenta em defesa dos próprios direitos.

Dra. Ana Carolina Puga participa de vivência clínica de Pós-Graduação em estética com profissionais de diferentes formações.

Na atuação em saúde estética, esta união tem muito a ganhar enquanto se estende na solidariedade entre biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas – todas classes constantemente ameaçadas pelos interesses excludentes da medicina.

A especialidade de estética tem um enorme potencial, tanto de oportunidades profissionais quanto no impacto na vida de pacientes, os quais podem contar cada vez mais com o desenvolvimento de tecnologias e de profissionais bem qualificados.

A união das diferentes classes da saúde tem assim tudo para não apenas proteger os direitos já conquistados, como contribuir enormemente na obtenção de novas e maiores oportunidades, mediante todo o potencial contido na formação e carreira daqueles que escolheram o cuidado como profissão.

Especialista em Direito atuante na Saúde Estética comemora vitória em batalha jurídica contra CREMESP

O Dr. Victor Bellini, docente das disciplinas de Direito Estético nos cursos e pós-graduações Nepuga, celebrou a recente decisão judicial contrária ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), ao reconhecer o direito dos profissionais da Biomedicina Estética de realizar procedimentos estéticos e ministrar cursos na área. A decisão representa um marco importante para a área.

Uma luta de longa data

Dr. Bellini, que há mais de 15 anos atua ensinando profissionais da saúde, ressalta que a conquista do direito de realizar procedimentos estéticos foi árdua e marcada por perseguições por parte da classe médica. “Desde que conquistamos nossa liberdade profissional, muitos não a aceitaram e iniciaram uma perseguição para nos impedir de trabalhar de forma independente”, afirma.

Especialista em Direito Comemora Vitória em Batalha Jurídica Contra CREMESP
Dr. Victor Bellini promove treinamento jurídico em Masterclass Puga Code

Decisão judicial contrária a CREMESP reconhece legitimidade da biomedicina estética

A recente decisão judicial, que reconhece a legitimidade da atuação dos biomédicos na área da estética, é vista como um passo fundamental na luta pela liberdade profissional. “A justiça apenas reconheceu o que é nosso por direito”, declara Dr. Bellini.

Impacto da decisão para a área

A vitória na justiça abre caminho para o futuro da biomedicina estética no Brasil, permitindo que os profissionais da área continuem a desenvolver suas habilidades e oferecer serviços de qualidade à população. “E os profissionais da área da saúde após anos de luta conquistaram o direito de crescerem profissionalmente e se tornaram independes da classe médica”, comemora Dr. Bellini.

O futuro da biomedicina estética

Com o reconhecimento da sua legitimidade, os profissionais da biomedicina estética podem continuar a contribuir para o desenvolvimento da área e oferecer serviços cada vez mais inovadores e eficazes aos seus pacientes. “Nossa luta é no sentido de garantir a liberdade dos profissionais e seu direito de atuar de forma livre, sendo independentes de qualquer outra classe.”, afirma Dr. Bellini.

A decisão judicial reconhece o direito dos profissionais da biomedicina estética de realizar procedimentos estéticos e ensinar em cursos correlatos.

A Dra. Ana Carolina Puga também se pronunciou sobre o caso, destacando inclusive sobre a expansão da Biomedicina Estética:

“Eu vejo a área da estética ficando cada vez mais especializada em pequenas áreas, profissionais especialistas em face, em cabelo (tricologia), em corpo e até mesmo uma interface da estética com a área integrativa que vem crescendo mundialmente.”

Na oportunidade, a mãe da biomedicina estética aproveitou para tecer comentários de incentivo à união da classe de biomédicos, que frequentemente enfrenta tentativas de obstrução, sobretudo na atuação de estética:

“Nunca devemos estar acomodados, e sim preparados, prontos para qualquer ataque, pois certamente outros virão. Porém precisamos estar com pessoas que possam realmente nos ajudar, pessoas que querem ver a biomedicina estética crescendo, e nem sempre quem achamos que pode nos ajudar irá realmente nos ajudar.”

E complementa:

“Só quem sentiu na pele a nossa luta realmente poderá estar a frente destas batalhas, então meu conselho é, una-se aos fortes para vencer, una-se aos experientes e àqueles que realmente querem o bem desta área.”

Os biomédicos estetas podem seguir aprimorando suas habilidades, oferecendo serviços cada vez mais inovadores e de qualidade à população e contribuindo assim para que a área da tenha um futuro promissor pela frente, com profissionais cada vez mais especializados, inovadores e capacitados para atender às diversas demandas do mercado.

A Biomedicina Estética segue em ascensão, pronta para oferecer serviços cada vez mais eficazes e seguros aos seus pacientes. A união e o engajamento dos biomédicos serão cruciais para consolidar essa conquista e impulsionar o desenvolvimento da área.

Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP – Dra Ana Carolina Puga, citada em processo, comenta sobre o caso

Não é de hoje que o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) tenta, sem sucesso, inviabilizar a atuação de Biomédicos ao realizarem procedimentos estéticos. Conforme já esperado, a Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP que desta vez inclui diretamente o nome da Dra. Ana Carolina Puga relativo à legalidade da atuação da classe na esfera estética e ao ensino de cursos correlatos.

O processo discute a disputa entre médicos e biomédicos na área da estética. Enquanto o CREMESP busca restringir a atuação dos biomédicos, a defesa da Dra. Ana Carolina Puga argumenta que suas práticas estão de acordo com as regulamentações do Conselho Federal de Biomedicina, direito conquistado há 15 anos.

O juiz negou o pedido de tutela de urgência feito pelo CREMESP, afirmando que as alegações do conselho não têm plausibilidade. A decisão destaca que a Dra. Ana Carolina Puga está devidamente qualificada e regulamentada para realizar os procedimentos estéticos, possuindo a formação e especialização necessárias.

Além disso, é de se questionar a legitimidade do CREMESP para decidir sobre educação médica e a inclusão da Dra. Ana Carolina Puga no processo. A defesa também contesta a alegação de prejuízo à coletividade, sugerindo que a motivação do CREMESP é preservar o mercado para os médicos.

Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP

O departamento Jurídico do Nepuga/Fapuga, representado pela advogada Karina Mendes, trouxe a nós no artigo publicado na semana passada, as resoluções deste processo vencido pela Dra. Ana Carolina Puga e pelo Conselho Regional de Biomedicina. 

Com a repercussão do caso, a Dra Ana Carolina Puga revelou que esse processo a deixou em alerta pois além da CREMESP querer interferir na atuação dela e dos demais biomédicos estetas, buscaram atingir o direito da Dra Ana em realizar uma das suas paixões que é repassar seu conhecimento para outros profissionais da saúde.

Fiquei preocupada, afinal desta vez foram além do que poderíamos imaginar, pois não queriam apenas me impedir de realizar os procedimentos, estavam tentando cercear meus direitos de ensinar, proibir que eu fizesse o que faço há mais de 24 anos, lecionar para a área da saúde. Então, posso dizer que fiquei sim preocupada, mas confiante em DEUS e nas pessoas que ELE capacitou para estarem comigo nesta luta, contei com um corpo jurídico preparado e eficiente”.

Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP

Apesar dos incessantes ataques, a Dra. segue firme no combate a desinformação acerca do direito dos biomédicos estetas e auxiliando outros profissionais da biomedicina para que todos possam atuar com tranquilidade e confiante que existem pessoas que estão ativas para manter as conquistas até aqui com olhos em novas possibilidades. 

Há aproximadamente 20 anos estou nesta luta e posso dizer que ela não acabou, já foram diversas batalhas e nestes anos, cada uma destas batalhas me fez mais forte e confiante na classe biomédica. Desde que conheci o que era a biomedicina posso dizer que sempre tive em mente fazer a diferença nesta profissão e crescermos sempre“, e continua:

A Biomedicina Estética é uma das diversas áreas desta profissão que cresce a cada ano, passado estes 15 anos aproximadamente de conquista posso dizer que tanto no campo da Biomedicina Estética, como na área da Biomedicina em geral temos muito a evoluir. Eu vejo a área da estética ficando cada vez mais especializada em pequenas áreas, profissionais especialistas em face, em cabelo (tricologia), em corpo e até mesmo uma interface da estética com a área integrativa que vem crescendo mundialmente. Além disso, temos muitas outras possibilidades dentro desta e demais áreas que logo estarei compartilhando com todos, posso dizer que muitas novidades estão por vir“.

Diante dessas novidades, a Dra. Ana Carolina deixa um conselho aos profissionais da biomedicina estética.

Nunca devemos estar acomodados, e sim preparados, prontos para qualquer ataque, pois certamente outros virão. Porém precisamos estar com pessoas que possam realmente nos ajudar, pessoas que querem ver a biomedicina estética crescendo, e nem sempre quem achamos que pode nos ajudar irá realmente nos ajudar. Só quem sentiu na pele a nossa luta realmente poderá estar a frente destas batalhas, então meu conselho é, una-se aos fortes para vencer, una-se aos experientes e àqueles que realmente querem o bem desta área. E disso eu sei…. nisso eu posso ajudá-los. Não se desesperem caso receba alguma notificação de qualquer órgão da medicina ou quando se depararem com qualquer tipo de ataque, irei dispor do tempo que for necessário para poder nos defender. Minha ajuda esta sempre disponível para vocês“. 

Diante de processo, juiz reafirma a legalidade da atuação de biomédicos na esfera estética

No cerne de uma controvérsia jurídica em andamento (processo número: 5034777-31.2023.4.03.6100), encontra-se a disputa entre o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) X CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA, CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA e a DRA ANA CAROLINA PUGA, biomédica esteta, relativo à legalidade da atuação de biomédicos na esfera estética, notadamente na realização de procedimentos estéticos e ao ensino de cursos correlatos. 

A questão em tela concentra-se na interpretação da Lei do Ato Médico, que delimita determinadas atividades como privativas do médico, incluindo os procedimentos estéticos como a aplicação de bioestimuladores de colágeno, fios de PDO, PRP e PRF, harmonização corporal e aplicação de toxina botulínica. 

Além disso, abarca interpretações legais sobre a validade e aplicabilidade de resoluções dos conselhos profissionais, a diferenciação entre procedimentos estéticos invasivos e não invasivos, e questões acerca dos interesses que permeiam essa ação civil pública.

Atividade da Biomedicina não Fere Lei do Ato Médico

A principal questão reside na determinação da extensão em que os biomédicos, fundamentados em resoluções de seu conselho profissional, podem realizar procedimentos estéticos sem violar as atividades privativas dos médicos, conforme estabelecido pela Lei do Ato Médico.

O que de fato o CREMESP busca com essa investida é cercear o direito de atuação dos profissionais da biomedicina estética. 

Contrapondo as assertivas do CREMESP, a atuação da DRA ANA CAROLINA PUGA no âmbito da biomedicina estética, encontra-se devidamente regulamentada. As resoluções do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), as quais conferem autorização aos biomédicos para a prática de procedimentos estéticos, são válidas e legítimas, e, consequentemente, a DRA ANA CAROLINA PUGA age em conformidade com a legalidade.

Outro ponto importante é a distinção entre procedimentos invasivos e injetáveis, em que a defesa demonstrou que os procedimentos realizados pela DRA ANA CAROLINA PUGA não configuram invasões, conforme definido pela Lei do Ato Médico, porquanto não adentram orifícios naturais do corpo alcançando órgãos internos.

A ilegitimidade ativa do CREMESP, que carece de competência para deliberar sobre questões educacionais médicas, e passiva da DRA ANA CAROLINA PUGA, que não deveria figurar como parte passiva no feito, por estar adstrita às normativas de sua profissão, também são exaustivamente expostas em sua defesa.

A alegação leviana de que a atuação da DRA ANA CAROLINA PUGA ocasionou prejuízo à coletividade não se sustenta pelo simples fato de que suas ações sempre contribuíram para o âmbito da biomedicina estética e da saúde estética, seja atuando ou ensinando. 

A defesa da DRA ANA CAROLINA PUGA suscita, inclusive, a má-fé processual do CREMESP, alegando a existência de um interesse corporativista subjacente à demanda, que visa assegurar uma reserva de mercado para os médicos em detrimento dos demais profissionais de saúde legalmente habilitados para atuar na seara estética.

Diante de processo, juízo reafirma a legalidade da atuação de biomédicos na esfera estética
A atuação da Dra Ana Carolina Puga no âmbito da biomedicina estética, encontra-se devidamente regulamentada.

Em análise preliminar, o juiz indeferiu o pedido de tutela de urgência postulado pelo CREMESP, aduzindo que não se demonstrou a verossimilhança das alegações do conselho. A decisão ressalta que a atuação da DRA ANA CAROLINA PUGA está devidamente regulamentada e que a mesma possui a graduação e especialização necessárias. Nesse sentido, ela está apta a executar os procedimentos estéticos. 

A justiça apenas lhe reconheceu um direito conquistado há mais de 15 anos.

O juiz ainda reconheceu a existência de conexão entre o feito e outro processo (processo de número: 0042020-06.2012.4.01.3400) instaurado pelo Conselho Federal de Medicina, que versa sobre a legalidade das resoluções editadas pelo CFBM, deliberando pela suspensão do processo corrente até a conclusão da ação conexa. 

A decisão enfatiza o princípio processual que busca evitar decisões conflitantes por meio da reunião de ações semelhantes e ilustra a cautela deste Juízo em não proferir decisões potencialmente antagônicas acerca do mesmo tema, o que, infelizmente, já é possível verificar em outros processos idênticos.

A decisão em questão evidencia a complexidade do debate sobre a atuação dos profissionais da saúde devidamente habilitados para a prática de procedimentos estéticos, não apenas porque poderá afetar significativamente o âmbito da estética no Brasil,  mas principalmente, porque poderá  repercutir em jurisprudência futura no campo do direito da saúde e do direito na estética.

Docente das disciplinas de Direito Estético nos cursos e pós-graduações Nepuga, Dr. Victor Bellini também comentou sobre o processo:

O Conselho de Medicina, em mais uma tentativa de calar a classe dos profissionais da saúde estética falharam. No final de 2023 o CREMESP buscou na justiça cercear o meu direito de atuar e ensinar profissionais da área da saúde de realizarem procedimentos injetáveis, alegando que tais procedimentos são exclusivos dos médicos. Atuação que defendo e ensino há mais de 15 anos, sendo pioneira nesta área.

Desde que conquistamos o direito de atuar no campo da estética e fomos libertos da submissão, exaustivas cargas de trabalho, plantões e humilhações, iniciou uma perseguição, pois muitos não aceitaram a nossa liberdade.

O que o CREMESP busca com essa investida é cercear o direito de atuação de todos os profissionais da saúde estética, e caçar o nosso direito de ter uma atuação independe e sem subordinação, o que não aceitaram até o momento.

Porém, em decisão publicada na data de hoje, o juiz responsável pelo caso entendeu que os procedimentos injetáveis podem sim ser realizados pelos profissionais da saúde e que nossa atuação está amparada nas resoluções emitidas pelo nosso conselho de classe, não dependendo que nenhuma outra classe diga o que podemos ou não fazer.

Dr. Victor Bellini promove treinamento jurídico em Masterclass Puga Code

A justiça apenas reconheceu o que é nosso por direito. Da respectiva decisão ainda cabe recurso, mas seguiremos firmes na luta pelo direitos de todos os profissionais da saúde estética, como sempre fiz até aqui. Ainda cabe agravo de instrumento, para tentar conseguir a liminar com o tribunal.

Os profissionais da área da saúde após anos de luta conquistaram o direito de crescerem profissionalmente e se tornaram independes da classe médica.

Essa conquista trouxe uma certa revolta à uma parcela da classe médica, que passou a mobilizar suas forças para impedir os demais profissionais de atuarem de forma livre e galgarem sua liberdade financeira e profissional.

O conselho da classe médica nos últimos anos foi mobilizado como instrumento para inibir a atuação de outros profissionais, sobre o falso argumento de que os profissionais da área da saúde não poderiam atuar com procedimentos injetáveis, pois estes são considerados atos privativos dos médicos.

Em uma dessas tentativas, o conselho buscou cercear o direito da Mãe da Biomedicina Estética, Dra Ana Carolina Puga, de ensinar e realizar procedimentos que são executados há mais de uma década pelos biomédicos.

Tentativa falha. No caso, o juiz responsável pela questão entendeu que a atuação dos biomédicos é legítima, estando amparada pelas resoluções do conselho de classe.

Nossa luta é no sentido de garantir a liberdade dos profissionais e seu direito de atuar de forma livre, sendo independentes de qualquer outra classe.

Biomédica esteta colhe frutos da especialização financeiramente

Beatriz Caramelo, uma jovem graduada em Biomedicina no ano de 2022, traz consigo uma história entrelaçada com a estética desde os seus 12 anos de idade. Filha de uma mãe dona de um salão de cabeleireiro, Beatriz cresceu imersa nesse universo, começando a auxiliar e se profissionalizando para trabalhar com qualidade ao lado da mãe. Agora formada, a Biomédica esteta colhe frutos da especialização financeiramente tendo a possibilidade de atender suas próprias clientes e sonha em expandir profissionalmente alçando novos voos. O contato inicial com a estética foi através do salão, mas sua jornada a levou a explorar áreas como maquiagem, design de sobrancelha e, eventualmente, a pós graduação em estética.

De jovem aprendiz a biomédica esteta – A jornada da empreendedora

Ao lado da mãe, Beatriz se viu inserida com o bem estar e a autoestima desde muito cedo. Ainda aos 12 anos começou a auxiliar no salão de beleza de sua mãe onde foi pegando carinho e paixão por tudo que envolvia a beleza. Com o passar dos anos, Beatriz foi se envolvendo cada vez mais e melhorando sua performance e adquirindo novas habilidades, o que a trouxe novos clientes e possibilidades nesse ramo. 

Inicialmente Beatriz realizou um curso profissionalizante para trabalhar com mais segurança e qualificação com seus clientes do salão. Foi durante esse período de experiências que ela teve contato com trabalhos voltados para a maquiagem, sobrancelhas até que teve a oportunidade de ingressar na faculdade de biomedicina. Ela conta, de maneira bem divertida, que seu desejo pela biomedicina pois queria atuar colocando toxina nas sobrancelhas dos pacientes para poder igualar a diferença que geralmente se encontra pela assimetria de alguns rostos, segundo ela, uma das maiores reclamações das pacientes no procedimento de pigmentação. 

No entanto, ao adentrar no campo da Biomedicina, ela se encantou profundamente pela parte facial, principalmente após a realização de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que focou em avaliar os pacientes antes de qualquer procedimento estético através de exames laboratoriais, visando garantir sua saúde e a eficácia do procedimento.

Quando eu entrei, eu estava focada nas aplicações de toxina, mas durante o curso e até mesmo no meu TCC, eu me encantei pela área corporal. Minha conclusão foi baseada na importância de avaliar o paciente por inteiro, através de exames laboratoriais, antes de realizar algum procedimento. Fato que eu não abro mão. É de extrema importância para mim”. 

Para seguir se aprimorando e se qualificando, Beatriz decidiu por ingressar na especialização em estética, e assim, uma amiga indicou o Nepuga, antes mesmo de realizar sua colação de grau, demonstrando muito interesse pelo seu crescimento profissional. 

Ela entrou na especialização pensando que se interessaria mais pela estética corporal, mas descobriu um gosto por diversas áreas, tornando-se confusa na hora de decidir qual seguir.

Biomédica esteta colhe frutos da especialização

Biomédica esteta colhe frutos da especialização como empresária

Trabalhando ao lado da mãe desde os 12 anos, transmutando da função de auxiliar para profissional, desenvolvendo suas habilidades cada dia mais, tornou essa experiência ainda mais valorizada, criando mais responsabilidade e compromisso necessário para ser uma empreendedora de sucesso. 

Quando eu completei 18 anos eu já comecei a trabalhar sozinha. Dividimos o mesmo espaço mas agora já tenho meus clientes e meus horários. Sair da “asa da minha mãe” foi um processo muito bom, porém, muito difícil. Ser empresário não é fácil. Você precisa ter muita responsabilidade, muito compromisso, trabalhar doente, pensar no trabalho da hora que acorda até a hora que dorme. Parece clichê, mas eu me apaixonei pelo mundo do empreendedor”.  

Vivendo em uma cidade pequena, Beatriz não atende apenas os moradores locais, mas também pessoas de regiões vizinhas. Sua busca pela segurança dos clientes sempre foi sua prioridade, e o medo de complicações durante os procedimentos estéticos é um dos principais impulsionadores para sua constante melhoria. É com esse pensamento que ela vem conquistando cada vez mais clientes. Ela acredita que a estética vai muito além do externo e que é crucial proporcionar benefícios reais aos pacientes, promovendo o amor próprio e a autoestima.

Sempre vou defender a ideia que um bom profissional repassa todos os dados ao paciente para explicar os motivos de estar realizando aquele procedimento. Fazer um tratamento apenas por vontade do paciente nem sempre pode ser o melhor para ele. A segurança e a confiança virá com a conversa, explicando as razões de tudo que estamos fazendo. Como eu já citei, eu prefiro avaliar o paciente individualmente e através de exames que me apresentaram melhores maneiras de viabilizar e potencializar aquele tratamento“. 

“Seja um profissional responsável”

Quanto ao futuro da Biomedicina Estética em sua carreira, Beatriz espera continuar trabalhando com segurança, oferecendo o melhor para seus pacientes. Ela não pretende realizar procedimentos sem indicação apenas para agradar o cliente ou para fins lucrativos, mas sim explicar detalhadamente as necessidades e razões por trás de cada procedimento. Beatriz acredita que é fundamental que o paciente confie no profissional e no conhecimento que ele possui, visando sempre a satisfação e a confiança mútua.

Beatriz carrega consigo o espírito empreendedor e já colocou em funcionamento seu projeto para se tornar uma grande profissional. Dedicada ao seu desenvolvimento, ela traça metas que estão rendendo bons frutos. Sua visão empreendedora transformou a garotinha de 12 anos em uma profissional com um futuro recheado de conquistas.

Se Sentindo Estagnado Em Rotina Laboratorial, Biomédico Encontra Novos Desafios e Oportunidades na Estética

Cansado da realidade engessada do trabalho dedicado à análises clínicas, esse biomédico vislumbrou para si uma possibilidade diferente em uma das principais especialidades quando falamos em retorno financeiro e carreira com flexibilidade na saúde. Conhecendo as oportunidades na estética, ele encontrou uma solução para tudo aquilo que trazia desânimo em sua carreira.

Formado em 2006, Dr. Bruno Felipe de Carvalho começou a trabalhar na área em 2010, atuando desde o setor administrativo até a parte laboratorial mais técnica, e chegou a ser proprietário de uma pequena rede de laboratórios, a qual se dedicou por cerca de 10 anos.

A Realidade Engessada dos Laboratórios de Análises Clínicas

Trabalhou também em uma secretaria municipal de saúde, mas depois desta experiência relata que não conseguiu se readequar a realidade de um laboratório.

“O laboratório tem uma realidade muito engessada, os dias são praticamente todos iguais, e aquela emoção de todos os dias ter um desafio novo isso me apetece muito, então foi por isso que eu decidi dar uma virada mais uma vez na vida, começar em um ramo novo, na estética”, comenta.

O Dr. Bruno se cansou daquela rotina maçante, a qual muitos profissionais dedicados à saúde acreditam estar fadados, passando anos e anos das próprias vidas convivendo com uma infelicidade profissional constante.

Ele investiu na sua clínica de estética – Dr. Bruno Felipe – #biomedicinaestetica

Descobrindo a nova e vibrante oportunidade, ele agora enxerga um futuro abundante em autonomia, se vê empolgado para trabalhar até quando quiser, porque sua qualidade de vida permitirá. Palavras dele a respeito:

“A carreira do analista clínica é muito massiva, cansativa, então acaba que eu escolhi ir para a estética justamente por isso: para ter uma qualidade de vida melhor e conseguir estender aí o meu trabalho até meus 60, 80 anos tranquilamente, o que eu não conseguiria fazer em análises clínicas.”

A Descoberta da Especialidade em Estética

Como uma luz, a solução que veio com a possibilidade de se tornar um biomédico esteta acendeu para Bruno quando ele participou de uma feira em São Paulo, onde teve a oportunidade de ver a demonstração de equipamentos utilizados em procedimentos estéticos, além de uma projeção mais completa do mercado para esta área tão promissora.

Dra. Ana Carolina Puga visita vivência clínica em Ribeirão Preto (SP).

As oportunidades na estética no cenário nacional

Com o envelhecimento da população brasileira, a procura por procedimentos que melhoram a firmeza da pele, estimulam a produção de colágeno, promovem hidratação, amenizam e previnem rugas são cada vez mais procurados.

No manejo do envelhecimento, o setor encontra relevância, mas não apenas aí. A constante evolução das tecnologias e métodos que envolvem a saúde estética encontra um momento de fácil disseminação da informação. Por isso, mais e mais pessoas têm acesso às possibilidades disponíveis para solucionar queixas estéticas que podem ter um impacto negativo na qualidade de vida e no bem-estar.

As próprias experiências refletindo na visão de mercado do biomédico esteta

O Dr. Bruno se vê especialmente interessado nas soluções de estética corporal. Devido a um processo que viveu na própria vida envolvendo emagrecimento e as consequências positivas em seu bem-estar, seu interesse pela área aumentou consideravelmente. Atuando na biomedicina estética, ele poderá auxiliar muitas pessoas a se sentirem tão bem quanto ele neste aspecto.

Se Sentindo Estagnado Em Rotina Laboratorial, Biomédico Encontra Novos Desafios e Oportunidades na Estética
Em vivência clínica, Dr. Bruno se disponibiliza como paciente modelo para procedimento corporal.

Leia também:
Como procedimentos estéticos são positivos para quem realiza atividades físicas?
Biomédico de Santos muda de carreira trabalhando com mesoterapia ainda durante a pós

O biomédico esteta nos apresenta ainda outra visão de mercado baseada nas próprias experiências: percebe a demanda a ser suprida na estética masculina, através da realização de atendimentos e clínicas estéticas pensados por e para homens. Considera assim que muitos homens se sentiriam mais confortáveis sendo atendidos por outros homens.

Então, em um mercado dominado por profissionais mulheres, o Dr. Bruno vislumbra um diferencial possível para o direcionamento de sua carreira.

Como exemplifica: “O homem não vai na cabeleira cortar o cabelo, ele vai no barbeiro, então quem sabe num futuro aí a gente não tenha um ambiente em que o homem se sinta mais à vontade, um homem sendo atendido por outro homem.”

“Hoje eu me sinto seguro para executar os procedimentos”

No momento da publicação deste texto, Dr. Bruno acaba de concluir a especialização em Biomedicina Estética, e já encontra uma perspectiva muito promissora para seu futuro. A partir da crença na dedicação como motor de carreira, ele se aplicou e utilizou os recursos da pós-graduação a seu favor.

Assim, ela já encontra segurança para realizar os procedimentos estéticos com os quais teve contato. Após a realização de todas as vivências clínicas supervisionadas, praticando junto a diversos pacientes reais com o amparo de muito embasamento, ele se vê pronto para desbravar a carreira com a qual sonhou quando conheceu a biomedicina estética.

Especialista pelo Nepuga recebeu a Dra Ana Carolina em clínica

O biomédico esteta, Raphael Sales, especialista pelo Nepuga recebeu a Dra Ana Carolina em clínica onde é um dos profissionais que promove o cuidado e bem-estar dos pacientes na cidade de Santos. A recepção ocorreu na última sexta-feira (22) quando a doutora esteve presente no município. 

O Dr. Rapahel já figurou em nosso blog em maio de 2023 quando foi destaque pela grande participação durante a especialização e o seu desempenho como biomédico esteta que conquistou seu espaço ainda na pós-graduação.

Na ocasião Raphael destacou que sua entrada para a estética se deu ao analisar o mercado brasileiro para os procedimentos. Observando o crescimento do mercado da estética na baixada santista, o até então jovem formando viu uma possibilidade de investir e crescer na carreira.

A evolução de Raphael foi tão grande que em menos de seis meses de especialização, ele conseguiu se recolocar no mercado e já conquistava os frutos que a área tem a oferecer.

Com todas essas conquistas, a Dra. Ana carolina foi ao seu encontro para conferir de perto o crescimento de um dos especialistas diplomados pelo Nepuga.

Raphael Sales é um dos colaboradores na clínica Reviva. Desde a pós-graduação sua expertise foi encaminhada para a esfera capilar, especializando-se em técnicas como Mesoterapia e tricologia.

Especialista pelo Nepuga recebeu a Dra Ana Carolina

Especialista pelo Nepuga recebeu a Dra Ana Carolina

Ao longo da visita, a mãe da biomedicina estética passeou por um tour planejado, onde cada canto revelava a dedicação e o conhecimento de Raphael que não hesitou em demonstrar suas habilidades, evidenciando seu domínio sobre as técnicas. 

Em meio à conversa, Raphael compartilhou que a proposta para se juntar à equipe da clínica surgiu durante seus estudos pós-graduados. O convite não só abriu portas para prosperidade financeira, mas também acendeu sua paixão pela área, nutrindo sua jornada com um propósito genuíno.

Outro ponto importante citado pelo Biomédico esteta é a cidade estar numa região Litorânea, onde geralmente, as atenções às características físicas de cada indivíduo é ainda mais acentuada

Refletindo sobre as oportunidades que essa atmosfera proporciona, o biomédico compartilha suas percepções: “O mercado estético aqui na Baixada Santista apresenta uma demanda crescente e significativa. É uma área em constante expansão, oferecendo um campo fértil para o desenvolvimento da carreira estética.”

Embora as oportunidades sejam inúmeras, estar preparado proporciona aos profissionais da área o sucesso que tanto almejam. É necessário um compromisso dedicado e diligente com o estudo e a prática, tanto nos fundamentos teóricos quanto nas habilidades práticas, mesmo em um ambiente propício como este.

Ainda durante o encontro, a dupla discutiu sobre a carreira na biomedicina estética, destacando a importância da constante capacitação e do comprometimento com a excelência. Ambos reconheceram a necessidade de manter-se atualizado e engajado em uma área tão dinâmica e desafiadora, evidenciando o compromisso mútuo com o aprimoramento contínuo. 

O que é Mesoterapia

A mesoterapia é um tratamento médico estético que consiste na aplicação de pequenas quantidades de substâncias diretamente na camada média da pele, conhecida como mesoderme. Essas substâncias podem incluir medicamentos, vitaminas, minerais e outros compostos ativos, dependendo do objetivo do tratamento.

A técnica é geralmente utilizada para diversos fins, como redução de gordura localizada, tratamento da celulite, rejuvenescimento da pele, melhoria da circulação sanguínea e estímulo do crescimento capilar. As substâncias injetadas são escolhidas com base nas necessidades específicas do paciente e são administradas por meio de injeções superficiais na área a ser tratada.

A mesoterapia é considerada uma opção minimamente invasiva e pode ser realizada por profissionais de saúde qualificados, como médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos e outros especialistas em medicina estética.

Tricologia e o cuidado com os fios de cabelo

A tricologia é o ramo da medicina que estuda os cabelos e os distúrbios relacionados ao couro cabeludo e aos fios capilares. O profissional especializado nessa área é chamado de tricologista.

A tricologia abrange uma variedade de questões, incluindo a saúde do couro cabeludo, a perda de cabelo (também conhecida como alopecia), problemas de crescimento capilar, como a calvície, bem como distúrbios do cabelo e do couro cabeludo, como caspa, dermatite seborreica, entre outros.

Os tricologistas são treinados para diagnosticar e tratar uma ampla gama de problemas capilares, utilizando uma variedade de métodos que podem incluir exames clínicos, análises laboratoriais, tratamentos medicamentosos tópicos ou orais, terapias a laser e outros procedimentos específicos para a saúde capilar.

Além disso, os tricologistas também podem oferecer aconselhamento sobre cuidados com os cabelos e o couro cabeludo, ajudando os pacientes a manter a saúde capilar e prevenir problemas futuros.

Vale apontar que é importante consultar um profissional experiente e certificado antes de iniciar qualquer tipo de tratamento estético para garantir segurança e eficácia.

Enfermeiro esteta conquista retorno financeiro após investir em especializações

Profissionais que almejam sucesso na carreira precisam dispor de estudo e dedicação no dia a dia para conquistar o objetivo de ter uma boa renda e ser reconhecido no mercado pelo trabalho realizado. Após investir em especializações, Antonio Fernando, enfermeiro esteta conquista retorno financeiro e já está à frente de uma clínica que oferece uma gama de serviços estéticos.

Fernando é enfermeiro formado há 20 anos na cidade de Bebedouro. Com duas décadas de experiência fica nítida sua vocação para o cuidado humano, seja na enfermagem clínica ou estética. Desde o início dos trabalhos com atendimentos, seu foco foi no cuidado integral do paciente, proporcionando sua recuperação e bem-estar. 

Com vasta experiência em diversos setores da enfermagem clínica, entre eles urgência e emergência, UTI e saúde suplementar, Fernando tem se dedicado há mais de uma década à docência no curso técnico de enfermagem, e há cinco anos, após concluir seu mestrado, encontra-se lecionando em uma universidade em Bebedouro. 

Apesar de sua paixão pela enfermagem, Fernando reconhece dificuldades específicas à profissão. Além das pressões habituais de exercer um papel tão crucial, ele enfrentou os desafios dos plantões noturnos, o cansaço e o impacto na vida familiar devido aos horários irregulares, o que o levou a buscar alternativas fora do ambiente hospitalar.

Acredito que quando trabalhamos como enfermeiro, existe uma pressão grande, referente não somente a profissão, de ter que ser 100% correto no que fazemos, mas também os plantões noturno, do cansaço, da longevidade da família em relação aos horários de trabalho, isso faz com que a gente busque mais conhecimento para sair da área

Enfermeiro esteta conquista retorno financeiro

Enfermeiro esteta conquista retorno financeiro ao abrir sua clínica

Como vemos, Fernando tem muitas vertentes na enfermagem. Mesmo atuando em hospitais, ter se tornado professor, a paixão e as oportunidades oriundas da estética, falaram mais alto, fazendo com que o enfermeiro esteta seguisse por este setor. Sua incursão na estética ocorreu durante uma pós-graduação, onde descobriu a vastidão de oportunidades além do ambiente hospitalar. Percebendo o potencial empreendedor na ozonioterapia, Fernando teve a chance de desafiar estereótipos e ampliar sua atuação profissional.

Na realidade eu conheci estética durante uma especialização de estomaterapia, e nela tem um componente curricular específico para ozonioterapia, voltada para a estética. Foi ali que vi que o enfermeiro pode abrir um novo leque na sua profissão. Vi que não precisaria me limitar apenas ao atendimento hospitalar, mas ser dono do meu próprio negócio”. 

Embora o medo do desconhecido seja progressivo, Fernando aprendeu que enfrentá-lo é essencial para o crescimento pessoal e profissional. Sua transição para a enfermagem estética foi marcada por desafios, mas sua bagagem técnica e experiência prévia proporcionaram uma adaptação tranquila.

Atualmente, ele já está à frente de uma clínica, que oferece uma gama de serviços estéticos, e planeja expandir seus horizontes com mais segurança, investindo na própria clínica e buscando a certificação necessária para consolidar sua atuação nesse campo promissório.

Vida acadêmica

Como professor, Fernando acredita na importância de transferir conhecimento de forma ativa. Para ele, o conhecimento retido sem ser compartilhado perde seu valor e é na interação com os alunos que as experiências se complementam e habilidades são aprimoradas.

Para Fernando, essa transposição do conhecimento pode ajudar novos enfermeiros a aprimorar o cuidado com o paciente. Para ele, o maior desafio de um profissional da enfermagem está justamente nesse fator. As novidades diárias do setor influenciam demais no modo como cada profissional deve atuar. Com cinco pós-graduações e um mestrado, Fernando possui propriedade quando diz que a atenção ao atendimento mais humanizado pode ser fundamental para o sucesso da interação enfermeiro/paciente. 

Transferir conhecimento é muito bom. Conhecimento guardado não é conhecimento válido. Dividir você dissemina e outra pessoa agrega as próprias experiências e acaba complementando uma base chegando a um produto final beneficiando os pacientes”. 

Tanto conhecimento sem aproveitamento seria muito desperdício. Integrando sua personalidade e a forma como lida com os pacientes e seu espírito empreendedor, Fernando já conquista retorno financeiro atuando como enfermeiro esteta. 

Proprietário de uma clínica que proporciona diversos procedimentos estéticos, Fernando afirma que chegou a hora de investir um pouco mais para evoluir profissionalmente.

Eu já atuo na minha clinica, pois já possuo cursos extra curriculares como toxina botulínica, mesoterapia, mas após a pós graduação, com registro no conselho, de acordo com a shoras necessárias, irei trabalhar com mais seguranças e realizar um pequeno investimento que tenho para quebrar aquele gelo, o medo de avançar, e crescer profissionalmente”.

Dra. Ana Carolina palestrou para formandos na 2° Jornada de Biomedicina na Unisanta

Na última sexta-feira (22) no auditório da Universidade de Santa Cecília (Unisanta), a Dra. Ana Carolina palestrou para formandos na 2° Jornada de Biomedicina pelo segundo ano consecutivo. A Dra foi recebida pelo coordenador do curso de biomedicina da instituição Carlos Eduardo Pires de Campos.

De acordo com Carlos Eduardo o convite se deu pelo destaque e autoridade da Dra. no assunto que trouxe aos alunos um panorama sobre a biomedicina estética e sua trajetória consolidada que influenciou a formação de mais de 50 mil biomédicos estetas na harmonização facial através do método inovador Pugacode®. 

No ano passado a doutora esteve ao lado de grandes nomes da Biomedicina estética em sua primeira participação na Jornada da Biomedicina. Sua palestra teve como tema “A importância da Estética na Biomedicina” elucidando a possibilidade que profissionais biomédicos têm ao empreender e encontrar sucesso oferecendo tratamentos que lidam com a Saúde Estética. 

A mãe da biomedicina estética ainda teve algumas surpresas na palestra. Momentos antes da sua participação, a Dra acompanhou a palestra do Dr. Eduardo Peres Bastos, professor e residente do Hospital Albert Einstein, que foi seu aluno quando ela lecionava na cidade. Dr. Eduardo discursava sobre hemoterapia, um tratamento, no qual uma quantidade pré-determinada de sangue é coletada e após o processamento e análise, os componentes do sangue podem ser transfundidos para outra pessoa, ajudando no tratamento da doença e melhora da pessoa. 

O coordenador Carlos Eduardo ao apresentar a Dra. Ana Carolina afirmou não haver outra pessoa melhor capacitada para discursar sobre a  Biomedicina Estética.

Referência na Biomedicina e inovadora – Dra. Ana Carolina é exemplo de empreendedorismo

Ao relembrar sua própria jornada na palestra, a Dra. Ana destaca os momentos-chave que a levaram à biomedicina estética, incluindo os desafios enfrentados em Santos, cidade onde sua paixão por essa área floresceu. Ela ressalta a importância da persistência, fidelidade aos projetos e confiança na intuição como elementos fundamentais para o sucesso.

Durante a discussão sobre a atuação do biomédico na harmonização facial, a Dra. Ana enfatiza a criação do Pugacode®, cujos princípios foram definidos pelos próprios alunos, reconhecendo sua eficácia, segurança e economia. Em conversa com Carlos Eduardo, são destacados a importância da capacitação e regularização dos profissionais, visando assegurar a qualidade e segurança dos procedimentos.

O PugaCode® e a Marcação WVCodes® são técnicas desenvolvidas pela Dra. Ana Carolina Puga para a aplicação da harmonização facial. Elas codificam os pontos-chave da face, garantindo resultados de harmonização facial personalizados e seguros. Essas abordagens levam em conta as características únicas de cada paciente, preservando a naturalidade do rosto enquanto corrige assimetrias e promovem rejuvenescimento.

Ministrar palestras é uma fonte de grande orgulho para a Dra. Ana, pois além de reviver momentos importantes de sua vida, ela vê nisso uma oportunidade de transformar a vida dos futuros profissionais da biomedicina estética, capacitando-os e inspirando-os a seguir esse caminho com competência.

Dra. Ana Carolina palestrou para formandos na 2° Jornada de Biomedicina

Ministrar palestras na cidade de Santos, na Unisanta, tem um sabor especial, afinal, a Dra. tem ligações fortes com a cidade. Moradora de Santos e um carinho especial pela Universidade, foi no litoral paulista que ela iniciou sua jornada para conquistar o direito de biomédicos, e posteriormente outras especialidades da saúde, poderem atuar com estética. 

Dra. Ana Carolina palestrou para formandos na 2° Jornada de Biomedicina

A Dra. Ana é uma inspiração tanto como biomédica esteta renomada quanto como empresária de sucesso. Muitos dos presentes se espelham em sua trajetória para alcançar o sucesso em suas próprias carreiras, demonstrando o impacto positivo que ela exerce sobre aqueles que a ouvem.

Ao término da palestra, a Dra. Ana é presenteada em reconhecimento à sua contribuição, e aproveita a oportunidade para interagir e tirar fotos com os alunos, revelando até mesmo a presença de uma aluna que realizou aperfeiçoamento em biomedicina estética. Este encontro reforça o compromisso mútuo com a excelência e o avanço na área, inspirando e sendo inspirado por cada passo dado na fascinante jornada da biomedicina estética.

Com poucas clínicas de estética na sua cidade, enfermeira esteta iniciará atendimentos explorando mercado local

Como se planejar para começar sua vida profissional como um especialista em estética? Essa dúvida não faz parte dos pensamentos de Giovana Jacomini. A enfermeira esteta iniciará atendimentos explorando o mercado local da sua cidade natal decorrente da pouca concorrência no setor. 

Giovana é de Cafelândia, formada em enfermagem, curso realizado em Lins, desde muito jovem já tinha a intenção de trabalhar com o ramo da estética. Muito vaidosa, ela sempre teve afinidade com o cuidado não somente de si, mas também de outras pessoas, o que acabou encaminhando ela para a graduação de enfermagem.

Preparada para essa nova fase da sua vida, Giovana já realizou mais quatro pós-graduações e um mestrado, concentrando-se em seu futuro e em proporcionar o melhor atendimento aos seus pacientes muito em breve com a inauguração da sua clínica própria. 

Insatisfação financeira motivou enfermeira a procurar a estética

Giovana Jacomini é pós-graduanda em enfermagem estética com grandes planos para sua carreira ao fim da especialização. Para um futuro próximo, ela já planeja iniciar os atendimentos em sua própria clínica na cidade de Cafelândia, onde mora desde que nasceu. Giovana possui ainda outras quatro pós-graduações e um mestrado em AVC (Acidente Vascular Cerebral), comprovando que sua preocupação com seu crescimento e sua melhora como profissional resultará em uma grande carreira. 

Essa transição da enfermagem para a enfermagem estética se deu por conta da desvalorização da carreira, incluindo a remuneração baixa da classe dos enfermeiros. Apesar de apaixonada pelo que faz, Giovanna sente que pode mais como profissional, e ao empreender com a enfermagem estética, é uma chance de conquistar o retorno financeiro que tanto almeja quando entrou para a saúde. Giovana vê na estética não apenas uma fonte de renda, mas também uma realização pessoal e profissional.

Como vocês sabem a enfermagem não é valorizada profissionalmente, por isso eu realizei outras pós-graduações, mas realmente conseguir ter um bom retorno financeiro na enfermagem é bem difícil

Atualmente, Giovana trabalha há três anos em Lins, onde se mudou em busca de oportunidades mais próximas de sua cidade natal. Ela se sente feliz e realizada por todo o esforço dedicado à sua formação e reconhece que enfrentar desafios é parte do processo.

Tudo que é novo gera um medo, um frio na barriga. Abrir uma clínica em uma área com tantos profissionais capacitados é um grande desafio. Mas eu estou confiante. Sei do meu potencial e no que eu posso oferecer”. 

Enfermeira esteta iniciará atendimentos explorando mercado local

Enfermeira esteta iniciará atendimentos explorando mercado local

A mudança para a estética representa um novo capítulo na vida de Giovana, que encontra nessa área uma verdadeira paixão. Apesar do medo do desconhecido e da concorrência com profissionais reconhecidos, ela está determinada a abrir sua clínica e iniciar seus atendimentos, aproveitando um mercado pouco explorado em sua cidade.

Terminando a pós eu já vou começar a atender. Vou abrir minha clínica e iniciar meus atendimentos na minha cidade mesmo. É uma cidade pequena e não tem muitos profissionais, é um benefício, um bom mercado. Vou começar pequeno, abrir uma salinha, mas daqui para a frente é só crescimento”. 

Diante de adversidades e insatisfações é que percebemos a necessidade de mudança. Giovana tem coragem para ir adiante e enfrentar os obstáculos nessa nova empreitada. A responsabilidade com seus futuros pacientes e com a própria carreira é um processo que ela cuida com muita destreza e seriedade.

Giovana compreende que para alcançar os objetivos é necessário arriscar. Dividindo suas habilidades com outros colegas de aula, ela conquista novas aptidões e colabora para o crescimento de terceiros e com o dela. A incerteza que o futuro reserva vai ficando em terceiro plano e as conquistas passam a ser realidade.

Sem tempo para realizar a pós-graduação, Farmacêutica esteta sofria com a rotina de trabalho aos fins de semana e feriado

A história de Aline Teixeira acompanha a dificuldade de muitos profissionais da saúde que ao entrar para as atividades da profissão, se deparam com as jornadas exaustivas de trabalho. Se durante a graduação ela já precisou de forças para superar as poucas horas de estudos e dividir o seu tempo entre trabalho, deslocamento para a faculdade e estudos, como profissional sua vida não ficou mais simples. A farmacêutica esteta sofria com a rotina de trabalho aos fins de semana e feriado e prepara-se para ingressar no ramo da estética e usufluir da qualidade de vida que muitos profissionais conquistaram.

Mesmo apaixonada por estética, ela teve muitas dificuldades para conseguir conciliar as aulas da pós-graduação e o trabalho. Ter que estar disponível para escalas com trabalho no sábado e domingo, não lhe dava a oportunidade de ingressar em uma especialização, o que a deixava mais desapontada com seu trabalho em drogarias. 

A mudança veio junto com uma transferência para o estado de Santa Catarina, onde sua jornada foi reduzida e ela ficou livre no fim de semana e conquistou a oportunidade para ingressar no curso dos seus sonhos, a especialização em farmácia estética.

A meta agora é focar nas suas habilidades como Farmacêutica Esteta e transformar sua carreira e sua vida pessoal através da saúde e bem-estar dos seus pacientes.

“Faltava tempo” – Farmacêutica se dividia entre trabalho, transporte e estudo

Nossa entrevista de hoje é com Aline Teixeira, farmacêutica formada em 2013. Aline sempre foi atraída pelo universo da saúde, mas de uma maneira não muito convencional dos outros casos que já entrevistamos em nossos blogs. Aline, ainda quando criança, tinha interesse pelas bulas de medicamentos e rótulos de produtos cosméticos. Muito curiosa de como esses produtos eram confeccionados, este fato a levou a se interessar pela saúde, especialmente pela farmácia. 

Sua caminhada acadêmica esteve marcada por sacrifícios e muita determinação. Ela conta que sua entrada para o mercado de trabalho foi junto ao seu pai, na drogaria da família e para alinhar o trabalho com os estudos foi necessário muito esforço. Para frequentar as aulas, que aconteciam em outra cidade, ela saia direto do trabalho, pegava o ônibus e se dirigia para a faculdade. 

O tempo que sobrava de descanso em diversas vezes era usado para poder estudar, realizar resumos ou buscar um pouco mais de instrução para melhorar a performance durante as aulas. Em períodos de prova, madrugadas se transformaram em sessões de resumo, e os conteúdos eram lidos durante o percurso de ônibus para a faculdade.

Farmacêutica esteta sofria com a rotina

Os anos da graduação foram cada vez mais intensificando a necessidade de doação de tempo e concentração de Aline para a conclusão do curso. Ela relembra que a formatura foi um momento de alívio e gratidão, pois os desafios enfrentados poderiam ter impedido que ela conquistasse seu objetivo. Emocionada ela conta que a presença da família durante a colação de grau, tornou essa comemoração ainda mais especial. 

Sempre trabalhei desde o primeiro ano de faculdade. Com meu pai no início e depois um estágio na prefeitura. Logo após fui ser atendente de caixa em outra drogaria para ganhar mais experiência. A minha faculdade era em outra cidade, eu saa do trabalho a van já me esperava na frente e ia direto para faculdade. Saía às 8h de casa e retornava só após a meia noite”.

Farmacêutica esteta sofria com a rotina de trabalho

Já graduada, Aline enfrentaria novos obstáculos. Interessada pela área da estética, ela detalha que se deparou com diversas barreiras para conseguir ingressar em uma pós-graduação. Os compromissos com o trabalho eram dificuldades que a impossibilitaram de seguir seu desejo de entrar para o universo da estética, principalmente pelo pouco tempo disponível para estudos. Por ter que trabalhar em escalas que incluíam os fins de semana e até feriados, não era possível buscar especializações já que não sobrava tempo para estudar. 

Uma oportunidade de trabalho em Santa Catarina abriu novos horizontes para a jovem Farmacêutica. Sem a necessidade de rotinas exaustivas trabalhando sábados e domingos, nem aos feriados, ela viu a oportunidade de realizar sua pós-graduação em farmácia estética e se aventurar em um novo ramo de atuação. 

Sempre quis fazer uma pós em estética, mas trabalhava de domingo e feriado. Então não tinha como fazer e fui adiando. Quando me mudei para Santa Catarina, meu horário mudou e aí vi essa oportunidade. Foi onde conheci o Nepuga e consegui entrar para a especialização”. 

Aline se mudou mais uma vez, mas dessa vez para Marília, onde reside atualmente. Recentemente ela esteve presente nas vivências clínicas em Ribeirão Preto onde pôde observar seus colegas de sala e receber muitas orientações da orientadora. Um dos procedimentos que mais chamaram a atenção dela durante as aulas foram os injetáveis. Com isso ela conseguiu compreender que ainda há muito a aprender na farmácia estética e sente-se preparada para os desafios que estão por vir. 

Além disso, as vivências clínicas contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento prático, pois além da orientação dos responsáveis técnicos, ela pode trocar experiências com outros pós-graduandos de diversas especialidades, o que só valoriza seu crescimento. 

A experiência de ter todo mundo aqui e várias áreas juntas, me trouxe uma consciência de que todo mundo que está na área da saúde consegue aprender aqui também, não apenas uma especialidade, isso me trouxe uma maior segurança. Às vezes eu pensava que por ser farmacêutica, não conseguiria entrar no campo da estética, mas aqui eu vi que é possível”. 

Oportunidades de investir na própria carreira

Aline tem observado o comércio de Marília. Segundo ela, o município valoriza o comerciante que  por sua vez, acaba prosperando. Antes de abrir sua própria clínica, um dos seus desejos, ela pretende acumular experiência trabalhando em outras clínicas, reconhecendo os desafios que virão após a conclusão da especialização, mas determinada a enfrentá-los.

A liberdade de horários e a autonomia financeira foram fatores decisivos para Aline se dedicar à estética, permitindo-lhe passar mais tempo com a família e desfrutar de momentos de lazer.

Tenho muita esperança e estou bem confiante que tudo vai dar certo para mim. Tenho me engajado na minha capacitação e acredito que hei de colher os frutos lá na frente”. 

Com um olhar esperançoso para o futuro, Aline acredita estar no caminho certo para realizar seu sonho de se tornar uma farmacêutica esteta em 2024. Com determinação e foco, ela está confiante de que alcançará seus objetivos.

Enfermeira esteta engravidou na graduação e visa a estética para dar uma vida melhor para os seus filhos

Gabriela Nascimento é uma experiente enfermeira que atua com saúde desde sua graduação, finalizada em 2008. Sua entrada na área da saúde não foi ao acaso. Desde muito criança ela conta que sempre se preocupou em cuidar das pessoas, e foi influenciada pela sua prima, uma amiga próxima, ao fazer sua inicialização no curso de enfermagem. Porém, ainda naquele início de curso, a enfermeira esteta engravidou na graduação e graças ao apoio familiar conseguiu alcançar o objetivo de finalizar sua faculdade. 

Sua ida a faculdade de enfermagem teve influência da sua prima, uma amiga próxima, que também cursou a mesma graduação. Por serem muito ligadas, Gabriela acompanhou de perto a formação de sua prima e pode vivenciar a experiência de estudante de enfermagem ainda muito cedo.

Para superar os desafios que a vida lhe trouxe, o apoio de seus familiares e amigos foi necessário. A gravidez, ainda no primeiro ano da faculdade de enfermagem, quase a fez desistir, mas quando se tem uma rede de apoio tão sólida quanto Gabriela teve, os obstáculos já começam a ser possíveis de superar.

Agora na enfermagem estética, Gabriela tem novos sonhos, novas oportunidades e com o desejo de transformar a sua carreira e poder proporcionar aos seus filhos uma vida com mais qualidade e momentos de alegria.

Gravidez inesperada – Enfermeira esteta engravidou na graduação

Nossa história de sucesso traz a jornada da enfermeira Gabriela Nascimento. Gabriela sempre teve sua atenção voltada para ajudar e cuidar das pessoas. Esse interesse se aflorou quando ela começou a acompanhar os estudos de sua prima, que havia iniciado sua faculdade de enfermagem. Ao se deparar com as atribuições, com as aulas, despertou uma chama dentro de si para que ela também pudesse seguir pelo mesmo caminho.

Com o desejo manifestado, ao completar idade para iniciar sua graduação, Gabriela não pensou duas vezes e decidiu por cursar enfermagem. Neste instante, novos desafios a aguardavam adiante. 

Essa jornada universitária não foi fácil para Gabriela. Ainda no primeiro ano da graduação ela acabou engravidando. Para uma estudante, é claro que estar à espera de um filho ainda no início do curso pode ser um momento de muita preocupação, afinal, como lidar com estudos e vivenciar a gestação que em muitos casos necessita de atenção especial? 

Enfermeira esteta engravidou na graduação

Foi neste momento que Gabriela teve os reforços fundamentais para superar qualquer problema e seguir a formação acadêmica. Além do sonho de se tornar enfermeira, ao seu lado, contribuindo para que ela prosseguisse, sua família esteve presente. Sua mãe foi um dos alicerces para que ela tivesse forças e persistisse nessa caminhada ao lado de sua tia, outra parceria importante. 

Além da gestação, Gabriela precisou superar a dificuldade financeira. Por não residir na mesma cidade da faculdade, ela tinha gastos com transporte, alimentação e por isso precisou trabalhar para custear esses gastos. Para contribuir com a renda, ela realizou estágio na Prefeitura de sua cidade e dividia a atenção entre trabalho e estudos. 

Todo dia pegava ônibus para a faculdade que ficava em Franca (SP). Eram viagens à noite o que já cansava a gente. Ainda engravidei no primeiro ano de faculdade. Então foi mais um desafio e minha família, minha mãe principalmente dizia que eu não deveria largar a faculdade e que devia persistir. Isso foi um estímulo para mim para prosseguir e conseguir concluir o curso”. 

Desafios que estimularam a prosseguir

Segundo Gabriela a gravidez não foi planejada. Ela reconhece que sempre há a possibilidade de acontecer, mas não era o momento mais apropriado para isso, porém, ela era confiante na vontade de Deus e usou esta situação para dar um impulso para que ela pudesse terminar a graduação.

Não foi fácil para Gabriela. Trabalhar durante o dia, estudar à noite, e após o nascimento do seu filho, os cuidados com um recém nascido, foram batalhas que ela enfrentou e saiu ainda mais fortalecida, com foco total em proporcionar uma vida melhor para seu filho. 

Não foi uma gravidez planejada, por mais que a gente saiba que pode ocorrer, não era o  momento certo. Mas devemos acreditar na vontade de Deus e foi uma benção, mais um impulso para eu me formar, para conseguir dar um futuro para ele. Não foi fácil trabalhar, estudar à noite e cuidar do meu filho, mas consegui superar tudo isso”. 

Após enfrentar esses desafios, Gabriela se formou e dedicou-se à enfermagem por um tempo, até direcionar sua carreira para a coordenação da atenção primária e, mais tarde, assumir o cargo de Secretária de Saúde do município. Apesar de estar na parte administrativa há mais de uma década, seu interesse pela parte mais ativa da enfermagem, como o atendimento ao público, a levou a explorar a estética, buscando uma nova direção profissional.

Atuei na enfermagem em pronto socorro. Depois a “água vai levando a gente, não é?”. Nisso fui para coordenação de atenção primária, onde fiquei por 12 anos e agora sou secretária do meu município há mais ou menos 15 anos, mas eu gosto da parte prática e fui conhecendo a estética, me apaixonando e escolhi ser isso o que quero para minha vida”. 

“Trabalhar com doença no serviço público é ainda mais frustante”

Decidida a retornar aos atendimentos diretamente com o paciente, ela foi explorar as oportunidades que a enfermagem ofereceria a ela. Nesse instante Gabriela conheceu a enfermagem estética, no intuito de trazer bem-estar aos pacientes e conquistar sua própria liberdade e autonomia. Atuando com atenção primária por quase 12 anos e por mais 15 anos no serviço administrativo, ela percebeu que era a hora de traçar novas metas para sua carreira. Lidar com o serviço público não é fácil e ela estava exausta de ter que lidar diariamente com atendimento voltado para doenças e quer proporcionar saúde e melhora na autoestima para seus pacientes. Ela acredita que é dentro da enfermagem estética que ela sentirá a sensação de reconhecimento deste desejo como diversos outros profissionais que migraram para a estética vem revelando

A enfermagem estética vem para complementar a renda e desafogar o seu psicológico com procedimentos mais alegres e satisfatórios. Quem já necessitou de atendimento no serviço público sabe das dificuldades que é para conseguir agendar consultas, realizar exames, e estas complicações desestimulam os profissionais de saúde, inclusive Gabriela. 

Trabalhar com doença é muito frustrante e ainda no serviço público é pior ainda, pois ficamos limitados. Você até quer fazer algo mais, mas o sistema de saúde não permite. É cansativo, e desgastante, não é reconhecido, e pelo bem da minha saúde, eu decidi mudar”. 

A enfermagem estética é a virada de chave em sua vida

Ela está ansiosa para começar sua própria clínica, onde poderá oferecer um ambiente tranquilo e horários flexíveis, permitindo-lhe passar mais tempo com seus filhos.

Gabriela está ciente dos desafios que enfrentará ao iniciar sua própria clínica, mas encara esse novo capítulo com entusiasmo e determinação. Ela acredita que participar de vivências práticas é fundamental para aprimorar suas habilidades e está ansiosa para mergulhar nessa experiência. Depois de completar seu curso, ela está pronta para iniciar uma nova fase em sua vida, buscando realizar seu sonho de proporcionar saúde e bem-estar de uma maneira mais humanizada. 

Quero começar uma nova fase da minha vida, uma virada de chave”.