Skip to main content

Sem tempo para realizar a pós-graduação, Farmacêutica esteta sofria com a rotina de trabalho aos fins de semana e feriado

Ao terminar a graduação, Aline Teixeira se viu impossibilitada de aproveitar momentos de lazer e descanso decorrente da escala de horários trabalhando em drogarias. Foram alguns anos de jornadas exaustivas na espera do melhor momento para transicionar sua carreira. Sem tempo para realizar a pós-graduação, a Farmacêutica esteta sofria com a rotina de trabalho aos fins de semana e feriados, mas daqui para a frente ela tem novas expectativas com a especialização e metas para sua vida. 

A história de Aline Teixeira acompanha a dificuldade de muitos profissionais da saúde que ao entrar para as atividades da profissão, se deparam com as jornadas exaustivas de trabalho. Se durante a graduação ela já precisou de forças para superar as poucas horas de estudos e dividir o seu tempo entre trabalho, deslocamento para a faculdade e estudos, como profissional sua vida não ficou mais simples. A farmacêutica esteta sofria com a rotina de trabalho aos fins de semana e feriado e prepara-se para ingressar no ramo da estética e usufluir da qualidade de vida que muitos profissionais conquistaram.

Mesmo apaixonada por estética, ela teve muitas dificuldades para conseguir conciliar as aulas da pós-graduação e o trabalho. Ter que estar disponível para escalas com trabalho no sábado e domingo, não lhe dava a oportunidade de ingressar em uma especialização, o que a deixava mais desapontada com seu trabalho em drogarias. 

A mudança veio junto com uma transferência para o estado de Santa Catarina, onde sua jornada foi reduzida e ela ficou livre no fim de semana e conquistou a oportunidade para ingressar no curso dos seus sonhos, a especialização em farmácia estética.

A meta agora é focar nas suas habilidades como Farmacêutica Esteta e transformar sua carreira e sua vida pessoal através da saúde e bem-estar dos seus pacientes.

“Faltava tempo” – Farmacêutica se dividia entre trabalho, transporte e estudo

Nossa entrevista de hoje é com Aline Teixeira, farmacêutica formada em 2013. Aline sempre foi atraída pelo universo da saúde, mas de uma maneira não muito convencional dos outros casos que já entrevistamos em nossos blogs. Aline, ainda quando criança, tinha interesse pelas bulas de medicamentos e rótulos de produtos cosméticos. Muito curiosa de como esses produtos eram confeccionados, este fato a levou a se interessar pela saúde, especialmente pela farmácia. 

Sua caminhada acadêmica esteve marcada por sacrifícios e muita determinação. Ela conta que sua entrada para o mercado de trabalho foi junto ao seu pai, na drogaria da família e para alinhar o trabalho com os estudos foi necessário muito esforço. Para frequentar as aulas, que aconteciam em outra cidade, ela saia direto do trabalho, pegava o ônibus e se dirigia para a faculdade. 

O tempo que sobrava de descanso em diversas vezes era usado para poder estudar, realizar resumos ou buscar um pouco mais de instrução para melhorar a performance durante as aulas. Em períodos de prova, madrugadas se transformaram em sessões de resumo, e os conteúdos eram lidos durante o percurso de ônibus para a faculdade.

Farmacêutica esteta sofria com a rotina

Os anos da graduação foram cada vez mais intensificando a necessidade de doação de tempo e concentração de Aline para a conclusão do curso. Ela relembra que a formatura foi um momento de alívio e gratidão, pois os desafios enfrentados poderiam ter impedido que ela conquistasse seu objetivo. Emocionada ela conta que a presença da família durante a colação de grau, tornou essa comemoração ainda mais especial. 

Sempre trabalhei desde o primeiro ano de faculdade. Com meu pai no início e depois um estágio na prefeitura. Logo após fui ser atendente de caixa em outra drogaria para ganhar mais experiência. A minha faculdade era em outra cidade, eu saa do trabalho a van já me esperava na frente e ia direto para faculdade. Saía às 8h de casa e retornava só após a meia noite”.

Farmacêutica esteta sofria com a rotina de trabalho

Já graduada, Aline enfrentaria novos obstáculos. Interessada pela área da estética, ela detalha que se deparou com diversas barreiras para conseguir ingressar em uma pós-graduação. Os compromissos com o trabalho eram dificuldades que a impossibilitaram de seguir seu desejo de entrar para o universo da estética, principalmente pelo pouco tempo disponível para estudos. Por ter que trabalhar em escalas que incluíam os fins de semana e até feriados, não era possível buscar especializações já que não sobrava tempo para estudar. 

Uma oportunidade de trabalho em Santa Catarina abriu novos horizontes para a jovem Farmacêutica. Sem a necessidade de rotinas exaustivas trabalhando sábados e domingos, nem aos feriados, ela viu a oportunidade de realizar sua pós-graduação em farmácia estética e se aventurar em um novo ramo de atuação. 

Sempre quis fazer uma pós em estética, mas trabalhava de domingo e feriado. Então não tinha como fazer e fui adiando. Quando me mudei para Santa Catarina, meu horário mudou e aí vi essa oportunidade. Foi onde conheci o Nepuga e consegui entrar para a especialização”. 

Aline se mudou mais uma vez, mas dessa vez para Marília, onde reside atualmente. Recentemente ela esteve presente nas vivências clínicas em Ribeirão Preto onde pôde observar seus colegas de sala e receber muitas orientações da orientadora. Um dos procedimentos que mais chamaram a atenção dela durante as aulas foram os injetáveis. Com isso ela conseguiu compreender que ainda há muito a aprender na farmácia estética e sente-se preparada para os desafios que estão por vir. 

Além disso, as vivências clínicas contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento prático, pois além da orientação dos responsáveis técnicos, ela pode trocar experiências com outros pós-graduandos de diversas especialidades, o que só valoriza seu crescimento. 

A experiência de ter todo mundo aqui e várias áreas juntas, me trouxe uma consciência de que todo mundo que está na área da saúde consegue aprender aqui também, não apenas uma especialidade, isso me trouxe uma maior segurança. Às vezes eu pensava que por ser farmacêutica, não conseguiria entrar no campo da estética, mas aqui eu vi que é possível”. 

Oportunidades de investir na própria carreira

Aline tem observado o comércio de Marília. Segundo ela, o município valoriza o comerciante que  por sua vez, acaba prosperando. Antes de abrir sua própria clínica, um dos seus desejos, ela pretende acumular experiência trabalhando em outras clínicas, reconhecendo os desafios que virão após a conclusão da especialização, mas determinada a enfrentá-los.

A liberdade de horários e a autonomia financeira foram fatores decisivos para Aline se dedicar à estética, permitindo-lhe passar mais tempo com a família e desfrutar de momentos de lazer.

Tenho muita esperança e estou bem confiante que tudo vai dar certo para mim. Tenho me engajado na minha capacitação e acredito que hei de colher os frutos lá na frente”. 

Com um olhar esperançoso para o futuro, Aline acredita estar no caminho certo para realizar seu sonho de se tornar uma farmacêutica esteta em 2024. Com determinação e foco, ela está confiante de que alcançará seus objetivos.

Jornalista pós-graduado em comunicação e mídia, produtor e editor, Rafael Alves é um dos redatores do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética e Farmácia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This