Skip to main content

Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP – Dra Ana Carolina Puga, citada em processo, comenta sobre o caso

A Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP, destacando a legalidade da atuação dos biomédicos na estética. A Dra. Ana Carolina Puga, mencionada diretamente nesse contexto, enfatiza a legitimidade de sua prática e do ensino correlato. O processo evidencia a disputa entre médicos e biomédicos nessa área, com o Cremesp buscando restringir a atuação dos biomédicos atuantes na estética. No entanto, o juiz rejeitou o pedido de tutela de urgência do Cremesp, respaldando a qualificação e regulamentação dos biomédicos e da Dra. Ana Carolina Puga para realizar procedimentos estéticos e lecionar.
Rafael Alves
15 abril, 2024

Não é de hoje que o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) tenta, sem sucesso, inviabilizar a atuação de Biomédicos ao realizarem procedimentos estéticos. Conforme já esperado, a Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP que desta vez inclui diretamente o nome da Dra. Ana Carolina Puga relativo à legalidade da atuação da classe na esfera estética e ao ensino de cursos correlatos.

O processo discute a disputa entre médicos e biomédicos na área da estética. Enquanto o CREMESP busca restringir a atuação dos biomédicos, a defesa da Dra. Ana Carolina Puga argumenta que suas práticas estão de acordo com as regulamentações do Conselho Federal de Biomedicina, direito conquistado há 15 anos.

O juiz negou o pedido de tutela de urgência feito pelo CREMESP, afirmando que as alegações do conselho não têm plausibilidade. A decisão destaca que a Dra. Ana Carolina Puga está devidamente qualificada e regulamentada para realizar os procedimentos estéticos, possuindo a formação e especialização necessárias.

Além disso, é de se questionar a legitimidade do CREMESP para decidir sobre educação médica e a inclusão da Dra. Ana Carolina Puga no processo. A defesa também contesta a alegação de prejuízo à coletividade, sugerindo que a motivação do CREMESP é preservar o mercado para os médicos.

Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP

O departamento Jurídico do Nepuga/Fapuga, representado pela advogada Karina Mendes, trouxe a nós no artigo publicado na semana passada, as resoluções deste processo vencido pela Dra. Ana Carolina Puga e pelo Conselho Regional de Biomedicina. 

Com a repercussão do caso, a Dra Ana Carolina Puga revelou que esse processo a deixou em alerta pois além da CREMESP querer interferir na atuação dela e dos demais biomédicos estetas, buscaram atingir o direito da Dra Ana em realizar uma das suas paixões que é repassar seu conhecimento para outros profissionais da saúde.

Fiquei preocupada, afinal desta vez foram além do que poderíamos imaginar, pois não queriam apenas me impedir de realizar os procedimentos, estavam tentando cercear meus direitos de ensinar, proibir que eu fizesse o que faço há mais de 24 anos, lecionar para a área da saúde. Então, posso dizer que fiquei sim preocupada, mas confiante em DEUS e nas pessoas que ELE capacitou para estarem comigo nesta luta, contei com um corpo jurídico preparado e eficiente”.

Biomedicina conquista mais uma vitória contra o CREMESP

Apesar dos incessantes ataques, a Dra. segue firme no combate a desinformação acerca do direito dos biomédicos estetas e auxiliando outros profissionais da biomedicina para que todos possam atuar com tranquilidade e confiante que existem pessoas que estão ativas para manter as conquistas até aqui com olhos em novas possibilidades. 

Há aproximadamente 20 anos estou nesta luta e posso dizer que ela não acabou, já foram diversas batalhas e nestes anos, cada uma destas batalhas me fez mais forte e confiante na classe biomédica. Desde que conheci o que era a biomedicina posso dizer que sempre tive em mente fazer a diferença nesta profissão e crescermos sempre“, e continua:

A Biomedicina Estética é uma das diversas áreas desta profissão que cresce a cada ano, passado estes 15 anos aproximadamente de conquista posso dizer que tanto no campo da Biomedicina Estética, como na área da Biomedicina em geral temos muito a evoluir. Eu vejo a área da estética ficando cada vez mais especializada em pequenas áreas, profissionais especialistas em face, em cabelo (tricologia), em corpo e até mesmo uma interface da estética com a área integrativa que vem crescendo mundialmente. Além disso, temos muitas outras possibilidades dentro desta e demais áreas que logo estarei compartilhando com todos, posso dizer que muitas novidades estão por vir“.

Diante dessas novidades, a Dra. Ana Carolina deixa um conselho aos profissionais da biomedicina estética.

Nunca devemos estar acomodados, e sim preparados, prontos para qualquer ataque, pois certamente outros virão. Porém precisamos estar com pessoas que possam realmente nos ajudar, pessoas que querem ver a biomedicina estética crescendo, e nem sempre quem achamos que pode nos ajudar irá realmente nos ajudar. Só quem sentiu na pele a nossa luta realmente poderá estar a frente destas batalhas, então meu conselho é, una-se aos fortes para vencer, una-se aos experientes e àqueles que realmente querem o bem desta área. E disso eu sei…. nisso eu posso ajudá-los. Não se desesperem caso receba alguma notificação de qualquer órgão da medicina ou quando se depararem com qualquer tipo de ataque, irei dispor do tempo que for necessário para poder nos defender. Minha ajuda esta sempre disponível para vocês“. 

Jornalista pós-graduado em comunicação e mídia, produtor e editor, Rafael Alves é um dos redatores do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética e Farmácia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This