Skip to main content

Técnica de Laboratório da UFG se torna biomédica esteta em GO

Essa biomédica esteta de GO começou a trabalhar como técnica de laboratório após a graduação. Agora, pretende empreender na estética.

Entender o paciente, entregar o melhor resultado através dos procedimentos e vê-lo sair feliz do consultório. Esse é o objetivo da Jéssica Vieira dos Reis, que é uma biomédica esteta de Jataí (GO). Ela trabalha como técnica de laboratório, mas sonha em Empreender na Estética.

Desde que começou a graduação, na Universidade Federal de Goiás (UFG), a Jéssica não parou de estudar. Ela é uma pessoa que sabe a importância de se manter atualizada no mercado. Tem mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde e se especializou em Estética recentemente.

Abaixo, você vai conhecer algumas etapas importantes da carreira acadêmica profissional dela.

A Graduação de Biomedicina

A biomédica esteta escolheu o seu Curso de Graduação por conta da grade curricular. Isso porque ela mora em Jataí (GO) e queria estudar na UFG, que tem um polo acadêmico na cidade dela. Hoje, a unidade se chama UFJ (Universidade Federal de Jataí).

Outro ponto importante era que a Jéssica pretendia se formar na área da saúde. Então, o próximo passo foi conhecer as opções que haviam disponíveis nessa Universidade, na cidade dela e que fosse da Área da Saúde. Assim ficou mais fácil filtrar os resultados disponíveis.

Dentre os cursos que tinha estavam: biomedicina, fisioterapia, enfermagem e outros. Desses, o de biomedicina foi o que eu mais gostei”. Depois da faculdade, Jéssica iniciou as aulas do mestrado, no mesmo lugar.

O Mestrado em Ciências Aplicadas

A biomédica esteta conta que logo após a graduação conseguiu uma vaga no mestrado da UFG. Para ela, a possibilidade era incrível, já que ela não precisaria mudar de cidade e nem de instituição de ensino. “Fiz mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde”.

Em uma próxima etapa da carreira da Jéssica veio o mercado de trabalho. Ainda quando estava estudando surgiu a chance de fazer um concurso público, também na UFG. E com tanto empenho nos estudos, ela conseguiu a vaga para trabalhar em laboratório, como técnica.

Dessa forma, passou a trabalhar diariamente com alunos, aulas práticas, auxílio aos professores, montagem de aulas e muito mais. “Então, não é uma função tão voltada para a biomedicina em si. É uma área mais técnica da profissão”.

A Pós-Graduação em Biomedicina Estética

A Jéssica conta que gosta do trabalho, porém, é uma rotina bem diferente do que acontece na estética. E esse foi um dos motivos que a levou para um novo campo de estudo: a Pós-Graduação em Biomedicina Estética.

Ela já conhecia essa especialização desde a faculdade. Isso porque no quarto período o tema foi apresentado através de uma palestra. “Na UFG, todos os anos, a gente fazia um evento da Biomedicina. Nessa época, foi uma palestrante da estética na faculdade”.

O motivo é que foi nesse ano que a área começou a ganhar destaque nos holofotes nacionais. Até então o biomédico só podia atuar em laboratórios, com análises e outros campos tradicionais. Mais recentemente é que a estética se tornou alternativa.

Desde aquele momento eu me interessei, tanto é que no último da graduação eu tentei entrar na Pós-graduação para concluir tudo [Faculdade e Especialização] ao mesmo tempo. Só que aí foram acontecendo outras coisas e não deu certo”. 

biomédica esteta

Ela diz que gostou bastante do método usado nas aulas. “Eu achei muito bom porque realmente os pontos usados tem um custo-benefício ótimo, além de ser totalmente seguros. Ou seja, sai bom tanto para o profissional como para o paciente”.

Os novos desafios da biomédica esteta

Jéssica conta que ainda não definiu se vai atuar em uma área especializada da estética. Isso porque ela prefere aprender sobre tudo para depois decidir. O que ela sabe, com certeza, é que encontrou uma possibilidade de atuar mais diretamente com os resultados em pacientes.

A questão de você poder entender o que o paciente quer e conseguir entregar esse resultado, para mim, é a melhor parte. Porque a pessoa sai do consultório toda feliz e satisfeita com o procedimento. E é isso que eu busco aprender todos os dias”.

Sendo assim, em um primeiro momento, ela vai trabalhar com os dois cargos ao mesmo tempo: no laboratório e na estética. Depois, pretende empreender para chegar aos principais benefícios da estética, como flexibilidade de horários e maiores salários.

Eu pretendo diminuir a minha carga horária na UFG para dedicar um pouco mais de tempo na estética e poder empreender e tudo mais. A gente tem que fazer o que a gente gosta e que a gente se sente bem.”

O mercado de trabalho na estética

A biomédica esteta ainda não colheu os frutos dessa área do mercado de trabalho. Porém, sabe que fez a escolha certa. “O pessoal tem muito medo por conta da concorrência, mas se você for bom naquilo e fizer com cuidado, estudar e fazer com amor, sempre dá certo”.

Até mesmo porque ela diz que o seu investimento maior tem a ver com os esforços diários para aprender cada vez mais. E fazendo o que mais se gosta, o caminho é mais leve.

Tem semanas que tem as práticas nas sextas-feiras. Às vezes, eu tenho que faltar do trabalho. E também tem o fato de que o trabalho é o dia todo. Então, o meu momento de estudar é a noite. Por isso, é meio que 24 horas por dia e 7 dias por semana na luta. E assim vai”.

Para saber mais

A Carla Camargo é uma biomédica esteta que deixou o emprego com CLT para investir na estética. E o resultado deu muito certo. Se você ainda não conhece essa história, leia agora.

A Vanessa Pereira é da área da farmácia. Ela também teve uma mudança de vida que foi surpreendente: deixou a drogaria para ir para a área estética. Conheça essa história.

A Phamela Priscila é de Londrina (PR). Ela se especializou em estética e foi pioneira dessa área na Europa. Possui a própria empresa em Dublin, na Irlanda e fatura em euros. Veja como foi que tudo aconteceu.

A Najara Reus é biomédica esteta e viu o seu faturamento aumentar muito depois que se tornou autônoma. O resultado foi 10 vezes mais surpreendente. Leia aqui.

Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This