Skip to main content

Dentista iniciou especialização em HOF para ter mais liberdade na agenda

Dentista buscou especialização em HOF para ter liberdade na hora de montar uma agenda de horários mais flexível. Conheça a história na íntegra.

A especialização em HOF (Harmonização Orofacial e Cirúrgica) é a escolha de muitos dentistas que querem trabalhar com a estética na odontologia. A pós-graduação também possibilita outras vantagens para o profissional, como a liberdade para montar a própria agenda.

Foi por isso que a Leticia Ranghiere iniciou o curso de HOF. Nos próximos tópicos, conheça outras motivações da dentista e o que ela tem achado da vivência clínica, que é um dos diferenciais dessa pós-graduação. 

O atendimento completo ao paciente

A Leticia Ranghiere é formada em odontologia há 4 anos. Atualmente, trabalha com a parte de estética intraoral, ou seja, “melhora a estética do sorriso das pessoas”. A atuação acontece em atendimentos particulares e também prestando serviço para outros profissionais e franquias.

Para ter mais flexibilidade e autonomia com a própria agenda, iniciou a especialização em HOF. O objetivo é se aperfeiçoar em novos procedimentos para atender os pacientes de maneira mais completa. “Quero trabalhar com tudo o que for possível na estética”.

O curso de HOF permite que os dentistas aprendam a teoria, mas também a prática sobre várias disciplinas. “Inclusive, a parte da face também. O curso vai agregar bastante porque vai tornar o tratamento mais completo”.

A expectativa com a especialização em HOF

A dentista conta que atualmente já trabalha com a parte estética, porém, apenas no intra-oral. “Basicamente, eu trago melhorias para o sorriso, o que já impacta bastante, sendo procedimentos bastante importantes”.

Com o curso de harmonização, a gente consegue trabalhar com a face toda. Com isso, eu consigo tirar as linhas de expressão, deixar a pessoa mais jovem e muito mais. Porque hoje a gente tem essa possibilidade de envelhecer bem”.

Então, com o curso, o meu trabalho vai mudar. Eu não vou estar apenas dentro da boca e vou poder começar a trabalhar fora dela também. E a partir disso eu vou conseguir juntar tudo. Posso fazer um sorriso mais bonito e juntar com a face, o que será incrível”.

especialização em HOF

A aula de farmacologia no curso de HOF

A Letícia Ranghiere também comentou sobre a aula de farmacologia que teve na pós-graduação em Harmonização Orofacial e Cirúrgica. Veja um trecho do que ela disse:

A aula foi além do que esperava porque não conhecia alguns compostos que auxiliam no tratamento da melhora da pele, complementando o resultado final dos tratamentos de harmonização”.

A Leticia falou ainda que com as aulas e a vivência clínica poderá melhorar a pele dos seus pacientes de modo menos invasivo. “Vou agregar valor ao meu trabalho porque vou poder indicar cosméticos com compostos específicos que aprendi na aula de farmacologia”.

Nós já contamos aqui no blog sobre essa aula do curso de HOF, que é ministrada pela professora Dra. Thais Carmo. Você pode ler na íntegra quando quiser.

A importância da estética na odontologia

Como já trabalha como dentista, a Leticia sabe muito qual é a importância da estética na odontologia. “Frequentemente acontece casos onde a pessoa tem uma alteração positiva na autoestima. E eu fico muito feliz de poder impactar positivamente a vida dos pacientes”.

E ela explica com exemplos essa mudança da autoestima: “quando a gente fecha um diastema ou aumenta o tamanho do dente, o formato e a cor. O próprio clareamento já permite isso. No retorno dela, eu noto que ela está totalmente diferente porque ela volta mais confiante”.

O fato de poder mudar e melhorar a vida dos pacientes foi um dos principais motivos que levaram a dentista para a especialização em HOF. “É o principal motivo de eu querer trabalhar com a estética na odontologia”.

Outro fator que foi importante para essa tomada de decisão tem a ver com a aptidão que ela tem para lidar com a estética. “Além de saber que desde criança eu tenho habilidade e gosto por tudo o que é visual. Eu tenho aptidão para o belo e para o harmônico”.

A liberdade na agenda da dentista

A Leticia Ranghiere conta que além dos motivadores mencionados acima – autoestima dos pacientes e aptidão para a estética – a liberdade que ela terá no seu campo de atuação também teve um peso importante na escolha do curso de HOF.

O curso vai me permitir uma liberdade maior, principalmente porque hoje em dia eu não sou apenas autônoma. Também trabalho para outras pessoas e franquias. E eu quero me desvincular desse formato de trabalho, então, acredito que o curso vai me ajudar nisso”.

Para essa dentista esteta, o futuro é promissor: “A liberdade vai me permitir dar esse passo para trabalhar só com particulares. Atuando com mais tempo, horário flexível e de montar a minha agenda”.

Cirurgiã-dentista se especializa em HOF e Cirúrgica – Dra. Leticia Ranghieri

A vivência clínica no curso de HOF

No mês de outubro, a 1ª turma do curso de Harmonização Orofacial e Cirúrgica, fez a vivência clínica, que são aulas presenciais e onde há troca de experiência entre dentistas e professores. Na ocasião, a Dra. Cynthia Heckert Brito e o Dr. Diogo Branco ministravam a prática.

Também contamos um pouco sobre esses dias de vivência clínica, os quais a Leticia Ranghiere estava presente. Veja as fotos.

Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This