Skip to main content

Conciliando a maternidade, formação e a atuação em saúde integrativa na odontologia

Conheça mais sobre saúde integrativa na odontologia a partir da trajetória de Cibele, que está trilhando uma carreira inspiradora na área.
saúde integrativa na odontologia

Maternidade, formação e atuação profissional podem ser partes da vida muito difíceis de conciliar simultaneamente e um verdadeiro desafio, em especial para as mulheres que precisam lidar com essas facetas enquanto tentam se destacar e oferecer o melhor de si em cada uma dessas frentes. Hoje, ela está trilhando um caminho de sucesso em saúde integrativa na odontologia.

Cirurgiã-dentista do interior de Rondônia, Cibele Capiche, é mãe de dois filhos e, por conta de sua dedicação à maternidade, iniciou na graduação aos 29 anos.

Hoje, ela cursa mais de uma especialização, atua com brilho nos olhos diante de suas perspectivas e objetivos de carreira. O percurso dela certamente é um fôlego de inspiração com o qual muitas e muitos podem se identificar.

Como tudo começou

Cibele relata que a odontologia esteve presente de forma marcante em sua vida desde a infância. Inicialmente, tinha muito medo de ir ao dentista e medo de injeção, mas uma odontopediatra teve a sensibilidade de ajudá-la a reverter esses medos em conforto e em admiração pela profissão.

Apesar de ser de Jaru (RO), Cibele iniciou sua graduação na capital (Porto Velho) aos 29 anos, mas precisou pausar seus estudos por um tempo para cuidar da saúde, ficando um ano longe da faculdade e retornando em seguida para enfim se formar.

Atualmente, ela trabalha como clínica-geral e resolveu fazer a pós-graduação em Harmonização Orofacial e Cirúrgica. Cibele aponta interesse especial na parte cirúrgica da especialização, com a qual teve contato durante um aperfeiçoamento na graduação, além do interesse por diferentes frentes da estética.

Ela percebe quão promissor é o mercado da harmonização orofacial integrada, e comenta: “A reabilitação com lente de contato e a reabilitação da face com a harmonização orofacial acredito que têm crescido muito e vão crescer ainda mais, porque as pessoas gostam do que é belo, atrai o público, tanto feminino quanto masculino”.

A saúde integrativa na odontologia

A partir da visão que Cibele tem de suas possibilidades de atuação em saúde integrativa na odontologia , ela poderá oferecer a seus pacientes um tratamento mais completo. Ao mesmo tempo que realiza a especialização em HOF ela também está se especializando em Ortodontia, e são duas habilitações que se complementam muito bem. Ela explica um pouco porque:

“Na ortodontia a gente estuda a cefalometria, que trata dos pontos craniométricos, e na HOF a gente estuda os mesmos pontos, são conteúdos que se complementam, então acredito que um lado complementa o outro, e eu quero trabalhar os dois juntos.”

Além disso, ambos têm finalidades funcionais e estéticas atreladas, e muitos pacientes que passam por tratamentos ortodônticos buscam também solucionar outras questões que acabam incomodando em partes da face. Aqui no blog a gente já tratou de outros cirurgiões e cirurgiãs-dentistas que relataram observar essa necessidade dentro do consultório.

saúde integrativa na odontologia

Para realizar efetivamente o que Cibele tem em mente, ela está dando um passo importante em direção a seu objetivo de atuação, e acabou de abrir seu próprio consultório.

O próximo passo para ela é abrir seu próprio espaço, uma clínica que atenda pensando em saúde integrativa na odontologia, como Cibele está se especializando para realizar, e salienta:

“A gente não pode observar o paciente só por dente, a gente tem que verificar a saúde do paciente, comorbidades desse paciente, se ele usa alguma medicação, e isso traz benefícios para o meu paciente, traz segurança para ele e só tende a melhorar meu trabalho com ele e a confiança que ele vai depositar em mim.”

Para exemplificar, ela supõe uma situação de ortodontia: se for iniciar um tratamento ortodôntico, não é correto deixar de checar se o paciente apresenta cáries ou alguma questão periodontal, e verificar também essas questões trará um tratamento que de fato se atenta às necessidades desse paciente.

Ao ter sensibilidade para atender as necessidades reais de seus pacientes por meio da saúde integrativa na odontologia, com o amor e brilho nos olhos que Cibele Capiche tem diante de sua profissão.

Ela sem dúvida está devolvendo ao mundo a mesma atitude que tiveram com ela em sua infância, e por isso certamente poderá impactar positivamente na vida de muitas pessoas.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This