Skip to main content

Coworking para clínicas de estética – como a modalidade pode beneficiar quem está começando a empreender

O coworking para clínicas de estética pode ser grande ajuda para quem está começando a empreender na área. Já conhecia a modalidade? Veja seus benefícios a partir da experiência de uma enfermeira esteta que é sucesso na área.

Por mais que os profissionais da saúde tenham grande oportunidade se quiserem empreender na estética, começar é quase sempre difícil para profissionais liberais. Neste texto, você vai saber como o coworking para clínicas de estética pode ser uma mão na roda.

O investimento em equipamentos e produtos, a locação, mobília e decoração de um espaço que tenha sua cara e ofereça o conforto que seus pacientes precisam, contratação de pessoal para auxiliar no funcionamento do espaço. Isso sem falar nas questões burocráticas. Tudo isso pode pesar muito e ser um grande impeditivo para quem está começando.

Nessas circunstâncias, a possibilidade de encontrar um espaço bem equipado, preparado para chegar e realizar os atendimentos com tranquilidade, essa é a possibilidade dos sonhos, não é? Pois é o que muitos profissionais da saúde estética encontram no coworking.

Na modalidade de coworking, profissionais de diferentes áreas podem encontrar espaços equipados para suas necessidades. E, embora, até o momento, seja mais comum encontrar salas com estruturas de escritório, é uma modalidade em crescimento também para profissionais da saúde.

Coworking para clínicas de estética na prática

Alline Colosovski, enfermeira esteta, relata que decidiu se estabelecer em um coworking, e até hoje é lá que ela atua. Ela começou a verificar que a clínica própria não necessariamente seria a melhor alternativa para ela, não só financeiramente como também por questão de organização, de dinamismo, que são coisas que ela preza bastante.

“Consigo deixar minhas coisas armazenadas, consigo personalizar a sala de acordo com a necessidade do paciente, um custo-benefício maravilhoso, uma estrutura muito boa, um serviço de recepção em que as recepcionistas se tornaram nossa família. Então eu não via a necessidade de expandir o negócio dentro dessa linha de locação de um imóvel próprio, quando o coworking oferecia tudo de forma tão carinhosa para os meus pacientes”, conta Alline.

coworking para clínicas de estética
Divulgação: Alline Colosovski, acervo pessoal

Ela ainda comenta que a liberdade acaba sendo muito grande, o atendimento é muito bom, e ela entendeu que, de repente, custear um espaço físico, uma recepcionista, água, luz, telefone, tudo aquilo que envolve um aluguel, não seria para o momento. Ela questionou suas pacientes mais próximas e teve a percepção de que elas se sentiam tão em casa quanto ela, então manteve os atendimentos no local de coworking.

Alline também destaca a importância do marketing digital e do atendimento no WhatsApp, coisas que ela não conseguia fazer sozinha. Ela direcionou seus recursos para o atendimento prévio ao paciente, que se tornou tão importante. E o coworking cuidava da parte do conforto e hospitalidade, enquanto ela se encarregava de fazer o atendimento de forma muito bem-feita.

Além de todas as vantagens já mencionadas, o coworking também oferece a possibilidade de networking com outras pessoas e empresas que compartilham o mesmo espaço. Isso pode ser muito benéfico para profissionais de diferentes áreas, que podem trocar experiências, ideias e até mesmo fechar parcerias.

No caso da Alline, ela mencionou que o coworking em que está estabelecida acabou se tornando uma parceria para ela, e que através dele ela desenvolveu parcerias para atendimentos em outros lugares. Isso mostra que o networking pode ser muito útil para expandir o negócio e encontrar – junto à comunicação digital – novas oportunidades de trabalho.

Os benefícios no contexto de trabalho dínamico

Nesse contexto mais dinâmico de trabalho, em que novos pacientes podem conhecer seu trabalho através da comunicação digital, muitas pessoas de localidades diferentes acabam entrando em contato e tendo o interesse de realizar procedimentos junto ao profissional de estética.

Trabalhar em coworking pode tornar esses atendimentos possíveis. Muitas vezes, na oportunidade de realizar uma breve viagem para um treinamento ou participação em congressos, o profissional esteta aproveita para realizar atendimentos em um local alugado sob sua demanda.

Além disso, estar em um ambiente de coworking também pode ser muito estimulante e inspirador para os profissionais. Estando cercado por pessoas com diferentes habilidades e experiências, é possível aprender muito com os outros e até mesmo se motivar a buscar novos desafios e oportunidades.

Em resumo, o depoimento da Alline mostra que o coworking pode ser uma ótima opção para profissionais autônomos que desejam reduzir custos e ter mais flexibilidade em sua rotina de trabalho.

Além disso, ele oferece várias vantagens, como a possibilidade de personalizar o espaço, contar com uma estrutura de qualidade e fazer networking com outras pessoas e empresas. Por tudo isso, o coworking pode ser uma alternativa interessante para quem busca uma forma mais inteligente e eficiente de empreender na estética.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This