Skip to main content

A potência de cuidado através da estética na enfermagem – conheça a trajetória de Alline Colosovski

Um pouco sobre a trajetória de uma profissional da saúde que encontrou, através da formação e atuação em estética na enfermagem, uma carreira em que pode oferecer amparo e cuidado a seus pacientes.

Alline Colosovski sempre soube que queria cuidar das pessoas. Mesmo que sua família não tenha um histórico de profissionais da saúde, ela conta que sempre encontrou em casa uma base sólida de cuidado que permaneceu com ela em sua decisão de curso para graduação e para atuação profissional. Atualmente, ela cuida das pessoas por meio da estética na enfermagem.

Inicialmente, Alline encontrou na medicina uma possibilidade de realizar profissionalmente sua ânsia por cuidar de outras pessoas. Ela fez cursinho preparatório, mas não passou no vestibular da universidade pública, pelo menos não no curso que ela queria e, ainda que tenha passado em Engenharia Química, não era esse seu objetivo.

E foi revendo suas possibilidades que Alline enxergou a Enfermagem. Ela passou por duas universidades para concluir a graduação, finalizando na Anhembi Morumbi, em que inicialmente era aluna pagante, mas se tornou bolsista integral por prestar serviços à instituição de ensino, e concluiu essa importante etapa de sua formação em 2017.

A estética na enfermagem como possibilidade

Só no último ano da graduação que Alline conheceu a estética como possibilidade na enfermagem. Mas, antes de se especializar na área, ela ainda percorreu outras direções, alternativas que pudessem ajudá-la a assegurar sua autonomia. Trabalhou com furo de orelha humanizado e fez também curso de doula.

A saúde estética entrou em seu radar no final da graduação, o problema é que na época ainda havia muitas dúvidas envolvendo a regulamentação da enfermagem estética, cuja resolução responsável foi alvo de diferentes processos, até que a Resolução Cofen nº 626 de 2020 foi estabelecida, dando o devido respaldo para enfermeiros e enfermeiras atuarem.

Sobre esse momento de incertezas, ela relata:

“Eu também sofri com toda essa ausência de respaldo legal, com a dificuldade de encontrar até instituições de ensino – quando eu comecei a pesquisar – que oferecessem o curso. Tudo isso fez parte de uma trajetória muito sofrida: a colocação no mercado, a consolidação de clientes, desmistificar muitas mentiras que são contadas sobre a atuação dos estetas de uma forma geral.”

Perseverante, ela completa que: “Essa trajetória foi muito emocionante, era um desafio diário, mas que a gente aprende a vencer.”

estética na enfermagem
Divulgação: Alline Colosovski, acervo pessoal

A vontade de empreender

Apesar do desejo de cuidar de pessoas sendo profissional da saúde, ela não se interessava muito por trabalhar em ambientes hospitalares. Sabia, desde o princípio de sua trajetória, que gostaria de empreender, o que é também traço herdado de sua família, uma veia empreendedora muito forte. Na estética, ela poderia colocar essa predisposição em prática.

Além da vontade de empreender, Alline destaca também seu interesse pela área como reflexo dos cuidados que ela já tinha consigo. Nas palavras dela:

“E eu sou uma pessoa muito vaidosa, que entendeu também ao longo da vida que essa questão de beleza, de visual, de estética, impacta também na saúde emocional das pessoas. Então, eu de fato comecei a enxergar que todo esse cuidado que eu buscava estava dentro da estética, onde o cuidado poderia ser bastante integralizado entre mente e corpo.”

Ela também conta como o mercado é difícil para enfermeiros que desejam ingressar na área assistencial – muito seleto e mal remunerado, na experiência da Alline, para aqueles que estão começando.

Nesse cenário, a vontade de fazer dar certo era muita, então Alline procurou saber o que ela precisa aprender, quais habilidades deveria desenvolver e, para isso, o que precisaria estudar. Esse cuidado de planejar seu caminho e estudar os conteúdos e habilidade certas na Pós-Graduação lhe deram a segurança que precisava para atuar com responsabilidade e destaque na enfermagem estética.

Enfermeira esteta e educadora de saúde

Inclusive, Alline não encontrou dificuldades ou resistências por parte dos seus pacientes quanto a poder, enquanto enfermeira, atuar na estética. Ou seja, o que foi antes um impeditivo, devido ao questionamento sobre as competências da classe de enfermeiros, não se mostrou um problema na rotina de contato com os pacientes, que percebem a capacidade dos profissionais da enfermagem.

Ainda assim, se surgem questionamentos, Alline está preparada para oferecer as respostas, se colocando como educadora de saúde dentro de seu consultório. Até porque, a enfermeira esteta tem uma visão integrada dentro de suas práticas, o que é essencial quando se trata de saúde.

O potencial da estética no cuidado

Essa visão integrativa sobre a saúde estética surgiu ainda enquanto se questionava sobre qual direção tomar, e não tinha a certeza sobre seguir carreira na área. Pode parecer até agora que foi uma decisão lógica e linear, mas a verdade é que ela também se perguntava sobre a relevância da área em comparação a outros escopos de atuação. Afinal, dentro de hospitais, enfermeiros e enfermeiras podem salvar vidas.

Por que então direcionar competências tão potentes para tratamentos estéticos? Alline encontrou a resposta para essa pergunta quando deu uma chance para a área, se atentando aos pontos que mais a interessam, e que já foram mencionados aqui: a vontade de cuidar, o autocuidado que ela já tinha através da estética, o objetivo de empreender.

Alline mostra a força dos enfermeiros e como sua base de formação tem uma sólida base científica para atuar em diferentes frentes da saúde. Hoje, ela vê o grande potencial que essa base oferece também na saúde estética.

Dra. Ana Carolina Puga fala sobre trajetória da Saúde Estética no Brasil no Feridas 2022

E ela não se arrependeu de dedicar tempo e recursos a sua decisão. Já que, hoje, ela vê em seu consultório como a mudança estética afeta a saúde das pessoas:

“Todos os meus pacientes me ensinam demais, eu percebo o quanto esse cuidado externo está linkado com uma qualidade de vida, com saúde, com o psicológico, o quanto os pacientes saem do consultório sorrindo, mais felizes e mais animados, confiantes. E tudo isso é saúde, eu tive uma ampliação do que eu considerava saúde”.

O profissional esteta que lida com saúde de forma integrativa, enxerga o paciente como um todo, e pode ajudar no acolhimento, mesmo das queixas que não pode solucionar, e encaminhar ou recomendar outro profissional ou possível tratamento, conforme suas competências permitirem.

Hoje, enquanto enfermeira esteta, Alline enxerga de forma muito mais completa o potencial que os profissionais de saúde estética e integrativa têm, inclusive tendo a possibilidade de amparar na solução de outras questões, muito além de realizar procedimentos estéticos, estritamente.

Leia também: BIOMÉDICA ESTETA EM SÃO PAULO SUPEROU MUITOS DESAFIOS PARA SE ESPECIALIZAR NA PROFISSÃO.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This