Skip to main content

Especialidade em estética na fisioterapia – uma transformação nas possibilidades de carreira

Ao reavaliar suas possibilidades de carreira, a Dra Fernanda descobriu que a estética na fisioterapia poderia trazer uma nova janela de oportunidades.

Hoje você vai conhecer um pouco da carreira de uma fisioterapeuta cuja formação permitiu trabalhar de diferentes formas na saúde, até chegar a um momento de repensar sua carreira, momento em que ela resolveu se especializar em estética na fisioterapia.

Apesar de hoje ser fisioterapeuta, o começo de Dra Fernanda Leme na saúde foi através da enfermagem, com um curso de enfermagem que ela realizou praticamente na adolescência, seguindo um direcionamento que ela descreve como intrínseco de si, por ser a única da própria família que escolheu a saúde como formação e carreira.

O eco de muitas outras vozes 

O relato de Fernanda se parece com o de muitos profissionais da saúde, porque ela também percebeu, por decorrência da pandemia, que precisava de mudança em sua carreira, que já não queria mais trabalhar no cuidado clínico-hospitalar.

Ela fala um pouco a respeito: “A pandemia foi muito difícil para os profissionais da saúde. Então, foi bem naquele período – eu estava no pronto atendimento, eram pacientes super complexos, foi um período super complexo, de afastamento familiar. É aquele momento que a gente tem que repensar a direção que a gente quer tomar.”

Então, um momento que era de muita dificuldade, e é nisso que o relato da Dra Fernanda se parece tanto com o de outros tantos profissionais da saúde. Ela decidiu que precisava abrir uma janela, precisava reavaliar e, seguindo a direção que os próprios amigos apontaram, dizendo que ela tinha tudo a ver com a estética, foi que começou a pesquisar mais sobre a área, e decidiu que sim, era este percurso que queria para sua vida. 

Especialidade em estética na fisioterapia - uma nova roupagem nas possibilidades de carreira

As oportunidades para o futuro

Hoje em dia, ela trabalha no pronto atendimento de um hospital, no regime de plantões 12h/36h, em que ela trabalha por doze horas seguidas e no próximo dia pode se dedicar a passar mais tempo com seus filhos. E tem se dedicado também aos estudos da pós-graduação de estética na fisioterapia.

A Dra Fernanda demonstra muita empolgação por seu futuro com a mudança de carreira, e já está inclusive investindo em equipamentos para sua futura clínica. Sua previsão é de iniciar os atendimentos no próximo ano, conciliando a princípio os atendimentos de estética e o trabalho no hospital. Mas a longo prazo a ideia é outra: realmente se dedicar com exclusividade à estética.

Atuando com estética na fisioterapia

Desde 2009, há respaldo junto ao Coffito para a especialidade de Fisioterapia Dermatofuncional, que, como o próprio nome já explicita, trata da atuação com procedimentos, tanto estéticos como funcionais, além de práticas de caráter complementar.

Mais recentemente, um avanço importante para a garantia de direitos dos profissionais que trabalham com estética na fisioterapia foi colocado em prática com a publicação do Acórdão 609, de 11 de maio de 2023, em que o COFFITO estabelece a legalidade da habilitação para a utilização de toxina botulínica por fisioterapeutas.

Leia também: NOVA HABILITAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS: AGORA HÁ RESPALDO DIRETO PARA ATUAR COM TOXINA BOTULÍNICA

Quanto ao uso da toxina botulínica dentro da fisioterapia, há possibilidades de aplicação que se distinguem em finalidade neurofuncional e dermatofuncional.

A utilização neurofuncional oferece tratamentos auxiliares na recuperação de movimentos comprometidos por doenças como o AVC e paralisia cerebral.

Já no sentido dermatofuncional, o fisioterapeuta pode utilizar a toxina botulínica para tratar queixas tanto estéticas quanto funcionais, como a redução ou prevenção de rugas e linhas de expressão, tratamento de hiperidrose e correção de assimetrias faciais.

Fisioterapia na área da Saúde Estética – Dra. Fernanda Leme

Assim, os profissionais da fisioterapia, como a Dra Fernanda, têm a possibilidade de contribuir valiosamente com sua formação e experiências terapêuticas também nos tratamentos de finalidade funcional, estética e complementar, ofertando ainda mais formas de amparo às queixas que chegam ao consultório.

Além disso, a especialização em saúde integrativa e estética na fisioterapia dá aos profissionais dessa área ainda mais autonomia, uma visão e capacitação mais amplas, tanto para quem quer empreender como para quem quer oferecer o melhor a seus pacientes.

Leda Leocadio
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This