Skip to main content

Nepuga e Fapuga marcam presença no evento Moodle Moot Brasil 2023

Nos dias, 26, 27 e 28 de Abril, membros de diversos setores do Nepuga/FAPUGA estiveram presentes na 23ª edição do Moodle Moot Brasil em São Paulo-SP. O evento, que acontece em diversos países, é voltado para a comunidade educacional, usuários e desenvolvedores da plataforma Moodle, o LMS (Learning Management System) utilizado em milhares de instituições […]
Sarah
03 maio, 2023

Nos dias, 26, 27 e 28 de Abril, membros de diversos setores do Nepuga/FAPUGA estiveram presentes na 23ª edição do Moodle Moot Brasil em São Paulo-SP. O evento, que acontece em diversos países, é voltado para a comunidade educacional, usuários e desenvolvedores da plataforma Moodle, o LMS (Learning Management System) utilizado em milhares de instituições de ensino ao redor do mundo.

Para o congresso, foram selecionados colaboradores dos setores de Marketing, TI, Gestão de Pessoas, Secretaria e Pedagógico do Nepuga/FAPUGA, que durante os 3 dias de imersão, focaram em encontrar melhorias do atual sistema de ensino, ambiente virtual, bem como aprimorar os processos em andamento desde o último semestre.

Após dois anos acontecendo de maneira remota, em 2023 o Moodle Moot Brasil voltou a ocorrer presencialmente. Reunindo mais de 250 pessoas presencialmente na estrutura do campus Mackenzie-SP, o público era composto de representantes de instituições de ensino em diversos estados do brasileiros.

Moodle: A plataforma de ensino mais popular do mundo

O Moodle é software LMS de código aberto, ou seja, o Sistema de Gestão de Aprendizagem permite que partners e desenvolvedores da comunidade contribuam para a construção de soluções personalizadas, sugerindo o aprimoramento de funcionalidades e construção de novos plugins.

Durante o evento, palestrantes da própria empresa, partners e também convidados da comunidade Moodle compartilharam insights com os participantes e reforçaram a importância da gamificação e conteúdos interativos, especialmente para os cursos no formato de ensino EAD.

Todas as atividades foram pensadas para um público muito seleto: Comunidade Moodle. Assim são denominados os usuários da plataforma (alunos, professores e instituições), e durante o evento os participantes puderam tirar suas dúvidas, obter suporte e até mesmo realizar consultorias ao vivo para chegarem a melhor solução.

O tempo para dúvidas era extenso e o clima de aprendizagem tomou conta dos participantes que interagiram com os palestrantes e entre si mesmos, gerando novas ideias que foram ouvidas atentamente pelos desenvolvedores da plataforma. 

A equipe Nepuga/FAPUGA não ficou de fora, e teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre algumas funcionalidades da plataforma, conhecer os melhores plugins já disponíveis, avaliar o aplicativo Moodle e discutir dicas para gamificação do ambiente virtual Moodle.

Gamificação do Moodle Nepuga/FAPUGA

A gamificação é uma técnica que tem sido cada vez mais utilizada em ambientes virtuais de aprendizagem. Essa estratégia consiste em transformar elementos dos jogos em ferramentas pedagógicas, com o objetivo de aumentar a motivação e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Ao adotar a gamificação no ambiente virtual de graduação e pós-graduação, o Nepuga/FAPUGA visa criar desafios, recompensas virtuais e físicas, rankings, videoaulas interativas e outras mecânicas que estimulam o aluno a se dedicar mais aos estudos e a interagir com os conteúdos de forma mais ativa.

“Participar do Moodle Moot foi uma experiência enriquecedora para aprimorar conhecimentos em gamificação e sua aplicação no Portal de Estudos. Foi ressaltada a importância de capacitar professores e alunos na utilização eficiente da plataforma para melhorar o ensino-aprendizagem e a aproximação do aluno com a instituição. Também foram apresentadas estratégias para criar interatividade no Moodle, como atividades, recompensas e mensagens motivacionais”, ressalta Ana Luiza di Santo, Supervisora do Setor Pedagógico do Nepuga, que esteve presente no congresso.

Desde 2022, o Nepuga vem incluindo recursos para criar uma experiência de aprendizagem mais envolvente e prazerosa. Agora, com as ideias apresentadas no Moodle Moot 2023, a intenção é acelerar ainda mais o desenvolvimento da gamificação dentro do portal do aluno, melhorando o grau de disciplina e motivação por parte dos discentes.

Desenvolvimento de novas funcionalidades no Moodle Nepuga/FAPUGA

Agregando à experiência de aprendizagem no Nepuga/FAPUGA, a instituição tem trabalhado no desenvolvimento de novas funcionalidades no Moodle, entre elas estão:

-Atualização para o Moodle 4.2;

-Evolução no sistema de pontuação e brindes;

-Melhoria na emissão de relatórios;

-API de integração com sistemas de mensagens instantâneas;

-Implementação do Moodle App BMA;

-Moodle Workspace para desenvolvimento institucional;

-Inclusão avatares personalizados e premiação de pontos diários;

-Aulas interativas utilizando conteúdos H5P;

-Simulação de marcação Nepughetty®;

-Melhora na responsividade e UX do portal;

-Associação de conquista de competências.

Atualmente, um grande número de alunos estão ativos no ambiente virtual de aprendizagem Nepuga/FAPUGA. Por isso, a prioridade da IES é utilizar novos recursos para aperfeiçoar o ensino teórico. Assim, os futuros especialistas vão estar muito mais seguros e preparados na Vivência Clínica, onde terão a oportunidade de realizar procedimentos Hands-On em pacientes reais.

Sarah
Administrador
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This