Skip to main content

Bate papo sobre comunicação. projeto integração tem apresentação do grupo nepucast

Dando continuidade ao projeto interno de desenvolvimento e integração entre setores da instituição, o grupo cinco denominado NEPUCAST, apresenta um bate papo sobre comunicação e sua importância em todos os aspectos de nossas vidas. 
Rafael Alves
20 dezembro, 2023

A comunicação é essencial em todos os aspectos da vida, seja pessoal, profissional ou social. Ela facilita relacionamentos, promove entendimento, evita conflitos e possibilita o compartilhamento de ideias e emoções, sendo a base para o funcionamento saudável das interações humanas. 

Para exemplificar essa afirmação, o grupo NEPUCAST, desenvolvido em projeto interno do Nepuga, realiza um bate papo sobre comunicação e suas variáveis importâncias em nossa sociedade. 

Ambientando o tema no setor corporativo, a comunicação é crucial para o sucesso. Ela permite a transmissão clara de metas, suas estratégias e como alcançar os objetivos. Facilita o entendimento de setores diferentes, impulsionando a organização promovendo a resolução de problemas de maneira mais rápida e com menor impacto negativo. A comunicação é essencial para o desenvolvimento de uma empresa e de seus colaboradores.

Os integrantes do NEPUCAST trouxeram logo no início de sua apresentação uma história em vídeo sobre como a falta de diálogo pode interferir diretamente no sucesso de uma tarefa.

BATE PAPO SOBRE COMUNICAÇÃO

O grupo era composto por Rodolfo Souza do Departamento Acadêmico, Daiany Garcia do Setor de Matrícula, Antônio Germano, do Marketing, Edgar Martins do Pedagógico e o Luiz Américo do Suporte Técnico do T.I.

Bate papo sobre comunicação e sua importância no trabalho

A apresentação do grupo inicia com um teaser sobre como a falta de comunicação interfere no andamento das atividades e na conclusão com sucesso de tarefas no trabalho. O intuito do vídeo era apresentar como ferramentas de comunicação são fundamentais para que não haja desentendimento, discordância ou compreensões diferentes da estabelecida pelos envolvidos. 

A falta de comunicação resultou em um atraso de dias de uma tarefa que já havia sido informada pela plataforma Discord, mas um dos colaboradores não conferiu novas atualizações e perdeu o prazo. 

É claro que comunicação tem diferentes entendimentos para várias pessoas, mas é necessário que de certa forma, a compreensão do que é repassado, seja alcançado. 

A comunicação pode ser de diversas maneiras, como por exemplo: comunicação verbal, oral, escrita, formal ou informal, digital, entre outras.

O grupo iniciou o debate sobre o que cada um interpreta como comunicação e diferentes pontos foram levantados. A comunicação esta intrínseca no ser humano desde o seu nascimento, afinal, uma criança recém-nascida mesmo que não se comunique de forma verbal, ela utiliza de gestos para entregar a mensagem. 

Daiany aponta que a comunicação se torna essencial para o ambiente corporativo, principalmente por sermos pessoas plurais e que viemos de diferentes culturas. “Quando entramos em um ambiente corporativo, essa necessidade se intensifica, por isso, estabelecer conexões é fundamental. É um aprendizado diário”. 

Germano indaga algumas questões relacionadas a forma de se comunicar no trabalho e como isso impacta no ambiente. “Como a minha comunicação pode fazer diferença no meu trabalho e no restante da equipe?”

O grupo disserta sobre este ponto revelando que ao entrar em qualquer meio corporativo é necessário realizar uma “análise de terreno” e a forma com que você irá se expressar naquele local. Desta maneira as possibilidades de compreender e se sintonizar com os demais colegas de trabalho. 

Você é um bom comunicador?

Uma das questões enviadas pelos participantes no chat do podcast era justamente como cada um se via nesse sentido de ser um bom comunicador. Como se sentiam ao se auto avaliarem e se eles também conseguiam realizar análises comportamentais de terceiros, compreendendo como aquela pessoa estaria passando a informação, seja verbal, gestual etc. 

A colaboradora Daiany revelou que neste sentido, ela tinha um bom domínio da técnica. “Ah, eu tenho uma facilidade. Sou uma “FBI” em analisar certos comportamentos. Existem muitas coisas no nosso dia a dia que a gente percebe de como aquela pessoa esta sem a necessidade dela verbalizar”. 

Já Rodolfo diz que não encontra dificuldades nas relações, porém, não vê problemas em perguntar a pessoa como ela esta se sentindo. “Às vezes podemos não captar aquela informação e acredito que seja necessário conversar sobre para que tudo seja mais claro. Desse modo evita interpretações erradas. Não é pecado perguntar”. 

Como a má comunicação afeta a equipe?

Alguns pontos interessantes foram citados pelos integrantes do NEPUCAST em relação a este tópico. De que forma se comunicar de maneira ruim afeta diretamente no desempenho pessoal e coletivo? A primeira causa citada são os problemas de convivência. 

É natural que em uma organização com muitos funcionários, as ideias de todos nem sempre estejam em sintonia. Isso não significa que estão erradas, mas estão apenas em discordância de determinada situação. Independente das divergências, a comunicação é o ponto principal para resolução de problemas. 

Outro ponto que é prejudicado pela falta de comunicação ou comunicação ruim é que projetos acabam sendo refeitos. Com isso gera desmotivação da equipe, estresse e até discussões que não agregam valores à atividade. 

Mais um ponto a se destacar é o desempenho da equipe ser sempre o mesmo. Parece ser algo positivo, mas na real pode se tornar prejudicial quando não há um feedback sobre os trabalhos realizados, criando assim uma estagnação onde não há evolução. 

O grupo ainda apresentou a falta de diálogo entre gestor e equipe, dificuldade no repasse da comunicação, o atraso na entrega e a insatisfação dos colaboradores. Todos esses casos são respostas para uma comunicação ruim dentro de um ambiente corporativo. 

Para finalizar o grupo fechou a apresentação com uma inovação. Foi criado um e-book e disponibilizado no chat interno, algumas perguntas para que os outros colaboradores pudessem expressar suas opiniões sobre como eles enxergam a comunicação na empresa e conseguir com os resultados, criar ferramentas para melhorar e evoluir o ambiente de trabalho. 

Jornalista pós-graduado em comunicação e mídia, produtor e editor, Rafael Alves é um dos redatores do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética e Farmácia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This