Skip to main content

A importância da habilitação responsável para lidar com intercorrências como a que acometeu Naldo Benny

O cantor Naldo Benny divulgou recentemente que está se recuperando de um princípio de necrose. Entenda o que houve e como profissionais da estética precisam ser habilitados com qualidade para lidar com intercorrências.
lidar com intercorrência
Leda Leocadio
30 novembro, 2022

Recentemente, o cantor Naldo Benny contou em seu perfil no Instagram que está iniciando um tratamento para lidar com intercorrência que aconteceu devido a uma obliteração de vaso, após realização de rinomodelação. Ocorreu um princípio de necrose que está sendo devidamente tratado.

Felizmente, neste caso o tratamento para recuperação está sendo bem-sucedido. O cantor relata em suas redes sociais sobre melhoras e retração de dor.

A rinomodelação é um procedimento estético realizado para mudar a aparência nasal por meio da aplicação de substâncias injetáveis, geralmente realizado com o uso de ácido hialurônico.

Trata-se de um procedimento pouco invasivo em comparação com procedimentos cirúrgicos e, assim como qualquer procedimento injetável, tem resultados temporários, mas satisfatórios para o paciente.

O ácido hialurônico é uma substância biocompatível e segura para realizar o procedimento, mas demanda habilitação adequado do profissional que o executa, para que a circulação no local da aplicação não seja obstruído e, caso isso aconteça, saiba tratar o ocorrido de forma eficaz.

As possibilidades para lidar com intercorrências como esta

Odontologista esteta que atendeu o cantor para tratar a intercorrência, Dra. Cindy Alves comentou: “Isso é uma intercorrência que pode acontecer com qualquer profissional e a gente tá aqui para somar, para trocar experiências, para ajudar a pensar no paciente”.

É possível tratar de diferentes maneiras uma ocorrência como essa, como por exemplo a aplicação de hialuronidase, enzima que ajuda a dissolver o ácido hialurônico aplicado no local. Também podem ser realizados enxertos ou retalhos para promover reconstrução do local em casos mais graves, além da prescrição de antibióticos ou antiinflamatórios para ajudar a reverter o quadro de infecção.

lidar com intercorrência

A utilização da ozonioterapia

A ozonioterapia é outra possibilidade de lidar com intercorrências como essa. Dra. Cinthya Heckert Brito explica um pouco sobre as funções do tratamento com ozônio: “Serve para limpar as vias, diminuir a inflamação do paciente e isso gera um conforto maior no pós-procedimento, uma segurança tanto para o  paciente como para o profissional que está trabalhando”.

Dra. Cinthya é odontologista esteta e docente dos módulos de Ozonioterapia e Terapia Neural na especialização de Harmonização Orofacial e Cirúrgica. Ela comenta também sobre a importância do aprofundamento em manejo de intercorrências:

“O nosso primeiro cuidado é com o paciente, é com o manejo de intercorrências, com a prevenção, para aí sim a gente poder ensinar de maneira adequada as técnicas”. E completa: “para que o pós-procedimento seja mais controlado, tanto a nível de inflamação, edema e hematomas”.

Especialização em Harmonização Orofacial e Cirúrgica – Corpo Docente – Dra. Cynthia Heckert

Habilitação que traz segurança

Para que um profissional seja devidamente habilitado na realização de procedimentos estéticos e manejo de eventuais intercorrências é preciso se aprofundar nas especificidades da atuação. A especialização em estética traz, além da credibilidade de uma certificação, a plena segurança que o profissional precisa para atuar.

Para odontologistas, por exemplo, o Conselho Federal de Odontologia determina como critérios para plena formação de um profissional habilitado e autorizado em HOF: o mínimo de 500 horas em curso de Harmonização Orofacial, em instituição credenciada pelo CFO ou reconhecida devidamente pelo MEC.

Na formação, as práticas também são primordiais. É durante as práticas em vivências clínicas que o pós-graduando tem contato com pacientes e com a particularidade de cada caso, o que faz toda diferença na segurança do profissional para realizar os procedimentos da melhor forma possível, transmitindo também essa segurança ao paciente.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This