Skip to main content

Da dor para a beleza – a virada de quem trabalha com harmonização orofacial

Pós-graduanda em HOF, Fernanda Reis fala um pouco de sua trajetória e do que espera do futuro como odontologista que trabalha com harmonização orofacial.
trabalha com harmonização orofacial

Assim como outros tantos profissionais da saúde, muitos cirurgiões e cirurgiãs-dentistas relatam a questão de lidar com dores e enfermidades de seus pacientes no consultório, o que por vezes se torna uma rotina desanimadora e desgastante. Mas, quando se trabalha com harmonização orofacial, a história é outra.

“Quando eu faço tratamentos de endodontia, é muito paciente com dor. Então, hoje, eu estou nessa virada e estou trabalhando com a beleza dos meus pacientes”, é o que ressalta Fernanda Reis, com um sorriso no rosto, porque ela está transformando sua carreira.

A carreira e demanda por procedimentos estéticos

Formada em odontologia há 4 anos, Fernanda sempre gostou muito de estética, mas se especializou primeiramente em endodontia e atua, desde que se formou, na mesma clínica em que antes era auxiliar odontológica, então ela conhece bem o ambiente e a rotina de um consultório odontológico.

Hoje, além de continuar atendendo nessa clínica, ela também abriu um consultório com uma amiga.

Atendendo nessas duas clínicas, os pacientes de Fernanda começaram a demandar por procedimentos estéticos extra-orais, ela menciona que “hoje, o paciente nos enxerga e ele sabe que a gente pode fazer [procedimentos estéticos], que a gente é capaz de fazer, sente confiança em fazer com o cirurgião-dentista”.

Esse reconhecimento é resultante de muita luta, muito trabalho e constante aperfeiçoamento dos odontologistas, que são plenamente capazes e têm reconhecimento legal para atuar em diversos procedimentos estéticos, mas precisam de formação adequada, que dê o respaldo legal após habilitação por parte de conselho competente, além, é claro, da segurança que uma formação de qualidade confere.

E é por isso que Fernanda está realizando a Pós-Graduação em Harmonização Orofacial e Cirúrgica. E comenta sobre sua expectativas: “eu espero ser uma profissional com a qual meus pacientes sintam confiança, e tenho certeza que vai ser um sucesso.”

trabalha com harmonização orofacial

As gratificações de quem trabalha com harmonização orofacial

A área em si já é um sucesso! São muitos os profissionais que relatam ter transformado suas carreiras enquanto lidam com a beleza de seus pacientes.

A Dra Jamile Branco, que também é odontologista, conta como os procedimentos estéticos foram importantes para mudar sua própria confiança; ela já trabalha com harmonização orofacial, e se sente realizada ao poder transmitir essa confiança a seus pacientes.

Gabriel Monte destaca como trabalhar com procedimentos estéticos é rentável para os cirurgiões-dentistas, além da gratificação de se trabalhar com o que gosta sem precisar passar por uma rotina tão maçante de trabalho, atendendo um número exorbitante de pessoas diariamente.

Já a Dra. Janice Lilían de Ávila, que também trabalha com harmonização orofacial e está se especializando e atualizando com HOF, destaca como a área foi uma grande virada para sua carreira. Ela comenta: “Me faz ser uma pessoa melhor por ver as mudanças que ela traz nas pessoas com quem a gente trabalha.”

Pensar a saúde de forma integrativa

E é esse mesmo o objetivo da Saúde Estética: pensando na saúde como um todo, não isoladamente, e no bem-estar físico, mental e social, buscar promover contribuições na saúde de forma integrativa.

Tanto é que – assim como acontece nos consultórios da Fernanda – muitos pacientes que procuram profissionais da saúde para resolver questões mais funcionais também acabam buscando por procedimentos que solucionem dores de outra natureza, dores e disfunções que podem prejudicar a vida e capacidade de expressão daquele paciente tanto quanto problemáticas mais funcionais.

Por tanto, os profissionais da saúde que têm tudo para contribuir também na solução dessa preocupação de seus pacientes só precisam de dedicação a especialização adequadamente qualificada, que confira o aprofundamento necessário para exercer com segurança essas práticas tão importantes e valorizadas na atualidade.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This