Skip to main content

Docente fala sobre Harmonização Orofacial e Práticas Integrativas

Docente em Ozonioterapia e Terapia Neural, Dra. Cynthia Brito fala da importância das práticas integrativas e como elas representaram um salto em sua própria carreira.
Práticas Integrativas - ozonioterapia

O Ministério da Saúde, ao tratar da implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), define a política como baseada em prevenir agravos e promover a “recuperação da saúde, com ênfase na atenção primária para o cuidado, humanizado e integral em saúde.”

Assim, as práticas integrativas oferecem cuidado amplo à saúde das pessoas, se atentando para diferentes aspectos, tanto físico, como emocional e psíquico, o que possibilita tratamento e prevenção mais cuidadosos a especificidade de cada caso.

Entre as práticas adotadas pelo programa e descritas em portarias da PNPIC estão: ayurveda, quiropraxia, acupuntura, fitoterapia, terapia comunitária integrativa, aromaterapia e terapia de florais, tratamentos e terapêuticas reconhecidas e aplicadas por profissionais da saúde de diferentes áreas.

Além das práticas mencionadas, está incluída a Ozonioterapia, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Resolução 166/ 2015, como procedimento permitido ao odontologista que esteja graduado em curso de Ozonioterapia que capacite cirurgiões-dentistas, e em uma IES devidamente reconhecida pelo CFO e inscrita no MEC.

A Resolução do CFO estabelece como atribuições de cirurgiões-dentistas formados Ozonioterapia aplicada a Odontologia:

“I. realizar anamnese, avaliar as condições de saúde bucal e suas relações sistêmicas e formular protocolos clínicos específicos para cada paciente;

II. diagnosticar e planejar de forma interdisciplinar a terapêutica adequada;

III. utilizar a Ozonioterapia, por meio do tratamento odontológico, no sistema estomatognático; e,

IV. compete ao profissional cirurgião-dentista que utiliza a Ozonioterapia aplicada à Odontologia estar apto a operar o equipamento de produção do ozônio.”

Práticas Integrativas a partir da Ozonioterapia na HOF

Dra. Cynthia Heckert Brito, docente que ministra módulos de Ozonioterapia e Terapia Neural em especialização de Harmonização Orofacial e Cirúrgica, explica as funções da aplicação de ozônio em procedimentos odontológicos:

“Serve para limpar as vias, diminuir a inflamação do paciente e isso gera um conforto maior no pós operatório, uma segurança tanto para o paciente como para o profissional que está trabalhando.”

Práticas Integrativas - Dra Cynthia

Já que trabalha há anos com a especialização de HOF, ela nota que pós-graduandos muitas vezes se atentam mais para aprender procedimentos e técnicas da Harmonização Orofacial, por isso salienta a importância de que estejam preparados para pensar manejos preventivos e de eventuais intercorrências, o que possibilita a Ozonioterapia. E completa:

“O nosso primeiro cuidado é com o paciente, é com o manejo de intercorrências, com a prevenção, para aí sim a gente poder ensinar de maneira adequada as técnicas.”

Na especialização em que é docente, a Ozonioterapia aplicado a Odontologia é tratada logo na primeira vivência clínica. Entrevistada durante essa primeira prática, a Dra. Cynthia comenta:

“Então, aqui na prática, a gente ensinou os alunos como aplicar em determinados gânglios, para determinados procedimentos, visando uma melhoria de drenagem profunda da face. Assim, o edema pós-operatório é bem menor do que quando a gente não realiza esse tipo de terapêutica.”

A hof e as práticas integrativas na carreira da docente

Dra. Cynthia também relembra como a especialização em HOF e a implementação de Práticas Integrativas representaram dois grandes saltos em sua carreira.

Hoje é especialista em Implantodontia, Periodontia e Odontologia Legal, e relata que seu primeiro contato com injetáveis extra-orais não deu a segurança que precisava para atuar plenamente com Harmonização Orofacial. Foi em um curso avançado que ela obteve a segurança que precisava, e a vontade de buscar mais cursos no segmento e se especializar cada vez mais.

Por isso ela ressalta o aprofundamento em HOF como um dos grandes saltos em sua carreira, e destaca a adoção de práticas integrativas em seu atendimento clínico como um segundo grande salto:

“Com a Ozonioterapia e a terapia neural, eu obtive um melhor manejo do paciente, controle de pré o pós-operatório e isso elevou e muito a qualidade do meu atendimento, tanto na odontologia quanto na harmonização facial.”

Assista à entrevista completa com a Dra. Cynthia:

Especialização em Harmonização Orofacial e Cirúrgica – Corpo Docente – Dra. Cynthia Heckert
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This