Skip to main content

O perfil dos profissionais da estética em 2020/2021

Entre as razões para a alta na estética estão desde a lucratividade até aumento na qualidade de vida. E temos um estudo sobre o perfil dos profissionais da estética! Nesse contexto, a estética ganha notoriedade por estar diretamente ligada à autoestima, autoconfiança, saúde e bem-estar de cada indivíduo. O que impulsiona cada vez mais a […]
Sarah
21 setembro, 2021
Entre as razões para a alta na estética estão desde a lucratividade até aumento na qualidade de vida. E temos um estudo sobre o perfil dos profissionais da estética!Nesse contexto, a estética ganha notoriedade por estar diretamente ligada à autoestima, autoconfiança, saúde e bem-estar de cada indivíduo. O que impulsiona cada vez mais a relação oferta-demanda no mercado, e motiva a nova geração de profissionais bem qualificados, que objetivam atender essa demanda biopsicossocial.Diante dessa demanda da sociedade, o Nepuga/FAPUGA exerce seu papel como IES (Instituição de Ensino Superior) credenciada pelo MEC, atendendo tais necessidades educacionais. Com o intuito de lançar no mercado de trabalho profissionais da saúde especialistas responsáveis, qualificados e altamente requisitados, os cursos livres e pós-graduações foram disponibilizados.

O perfil dos profissionais da estética

A maioria esmagadora dos profissionais estetas continua sendo do sexo feminino, cerca de 92% dos alunos Nepuga/FAPUGA no ano de 2020/2021 se identifica como mulher, e 8% pertence ao público masculino. Gradativamente, a quantidade de pessoas de sexo masculino vem aumentando a cada ano.perfil dos profissionais da estéticaSegundo levantamento realizado pela Comissão Permanente de Avaliação – CPA da IES, que atende as principais regiões urbanas do país, a maior parte dos futuros estetas se concentra nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, como mostrado no gráfico abaixo.perfil dos profissionais da estéticaDessa maneira, é possível observar que o mercado da estética nesses estados é mais difundido. Além disso, das profissões que podem ser habilitadas para a estética, a divisão apresenta dados interessantes coletados pela instituição.Mais um dado interessante dos perfil dos profissionais da estética! Cerca de 40% dos profissionais que se especializam em saúde estética são biomédicos, seguidos por farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e biólogos.Tais profissões da saúde de origem dão a bagagem teórica necessária para que os futuros estetas possam apreender todos os conhecimentos e experiências práticas para poderem trilhar seu caminho no mercado de trabalho.

Por que eles escolheram atuar na saúde estética?

Dra. Cássia do Carmo reside em São Carlos-SP é a primeira profissional que representa um perfil dos profissionais da estética. Ela trabalhou como enfermeira por mais de 20 anos, mas se encontrou na estética:“Eu precisei ficar afastada do meu trabalho, e nesse período encontrei qualidade de vida. Resolvi fazer a pós-graduação em enfermagem estética para trabalhar com injetáveis, e agora eu tenho a minha própria clínica faz 1 ano”.“Então eu pensei em estética, pois vi na área uma possibilidade de crescimento, não só na parte de docência, mas também ao trabalhar com a beleza e autoestima do ser humano”, relata o Dr. e docente Farley Eleandro de Montes Claros-MG, que é biomédico e pós-graduando em Biomedicina Estética pela Nepuga/FAPUGA.A Dra. Gabriella Albino de Poços de Caldas – MG, é farmacêutica esteta e fala sobre sua mudança de vida. Ela representa um perfil dos profissionais da estética.“Dentro das opções que eu tinha, a estética é a que me daria a autonomia que eu queria. Não tem como não se apaixonar pela estética, em 1 mês a gente consegue mudar a vida de uma pessoa melhorando autoestima dela”, afirma.farmácia estética - perfil dos profissionais da estética “Gosto da estética é que tenho possibilidade de trabalhar de forma independente. Como bióloga, como eu poderia ser independente? É muito mais complexo. Na estética, se você for um bom profissional, você consegue ser bem remunerado.”  relata a Dra. Patrícia Martins natural do Rio de Janeiro-RJ, pós-graduanda em Biologia Estética pela Nepuga/FAPUGA.A biomédica e farmacêutica Dra. Graziella Souza de Ibiá – MG, encontrou na especialização em estética algo que estava buscando há muito tempo. Ela representa um dos perfil dos profissionais da estética.“A estética sempre foi uma vontade minha desde quando eu terminei a graduação. Eu não queria ficar presa à drogaria e hospitais, eu queria ter o meu consultório e flexibilizar meus atendimentos”. Enfermagem EstéticaDra. Jéssica Flores de Nova Hamburgo – RS, é enfermeira esteta e conta como foi seu início na área da estética e também traz um perfil dos profissionais da estética interessante.“Comecei a oferecer limpeza de pele e peeling de diamante. Em novembro de 2020 decidi que precisava de novos rumos profissionais e decidi me matricular na pós, desde então sigo me especializando”. “Hoje, sem especialização fica mais difícil conquistar uma estabilidade financeira. Por isso, aconselho a todos se dedicarem cada vez mais a ser o melhor profissional para seus pacientes. Nem tudo visa somente dinheiro, lidamos com vidas e sentimentos”, aconselha a Dra. Simone Maria de Lima Silva, de Carapicuíba-SP, pós-graduanda em farmácia estética.Gostou desse estudo sobre o perfil dos profissionais da estética? E você, se enquadra neles? Comente o que achou desse conteúdo, que é exclusivo do Nepuga!
Sarah
Administrador
Share This