Skip to main content

Farmácia Estética é alternativa para rotina exaustiva dessa farmacêutica do RS

A especialização em Farmácia Estética tem sido uma das melhores opções para os profissionais que estão cansados da rotina de uma Farmácia.

Uma rotina de trabalho que dura mais de 12 horas por dia. Plantões. Escala. Múltiplas funções. Essa é uma realidade comum na vida de quem trabalha em uma Farmácia. A Natália Fabiana dos Santos viveu isso… Até que decidiu mudar com a Pós-Graduação em Farmácia Estética.

Ela mora em Viamão (RS) e percorreu pouco mais do que 30 minutos para chegar até Porto Alegre, no mesmo estado, e iniciar a Vivência Clínica do seu curso de Pós-Graduação. Lá, contou sobre a sua carga horária atual e como prevê o futuro: “liberdade de horários”.

Tomar uma decisão como essa, que pode mudar totalmente a carreira de uma pessoa, não é tarefa fácil. Ao contrário: exige muita coragem. A Natália sabe disso. Só que ao notar que estava trabalhando muito para ter um salário razoável, ela decidiu pela mudança.

Uma farmacêutica que trabalha muito

Em qualquer parte do país, os farmacêuticos que atuam em Balcão de Farmácias trabalham muito. Isso quer dizer que são horas e horas todos os dias atendendo clientes. No caso da Natália, são 13 horas por dia de trabalho intenso porque ela também é gerente da loja.

De segunda a segunda, das 8 horas da manhã até as 9 horas da noite. É uma carga horária bem extensa.  Além de todos os processos de ser farmacêutica, tenho outras funções: entrada de notas, que é algo mais burocrático; a questão de conflitos com funcionários, etc”.

O resultado influencia na vida pessoal dos profissionais. A conta é simples: são 13 horas de trabalho e se a gente somar o horário do sono, quase não sobra tempo para outras atividades, independentemente de quais elas sejam. “Com tudo isso, a sua saúde mental não fica 100%”.

O retorno financeiro, que poderia ser um diferencial pelos esforços dedicados e o volume de trabalho não é real. A farmacêutica esteta personagem dessa matéria resume: “São muitas funções para uma pessoa só. Você tem que trabalhar demais para ter um salário razoável”.

A área da estética como alternativa

A Natália conta que escolheu a Graduação de Farmácia porque gosta muito de ter contato com as pessoas, com os pacientes. Além disso, o curso de nível superior se encaixava no seu orçamento daquele momento. “Acabou que eu fiz estágios e gostei. Engrenou tudo”.

Durante as aulas, ela teve os primeiros contatos com a estética, especialmente em matérias como de cosmetologia. Foi quando ela começou a ter alguns estalos e ver a possibilidade de atuar nesse mercado de trabalho. Só que a ideia ficou congelada por alguns anos.

Farmácia Estética

A estética é algo que sempre admirei. Os profissionais ajudando a elevar a autoestima das pessoas. É esse olhar que me despertou cada vez mais. A minha mãe tinha a autoestima muito baixa, o que me impulsionou ainda mais a procurar essa área”.

Ao relembrar da alternativa e unir isso com a rotina de trabalho atual, a farmacêutica esteta optou pela Pós-Graduação em Farmácia Estética. Foi a partir disso que começou a ver as vantagens que essa especialização poderia trazer para a sua vida.

Os benefícios da especialização em estética

Atualmente, a Natália vê como principais desafios os pequenos entraves da sua profissão, que é de Farmacêutica de Balcão. Ela tem dificuldades para conseguir a liberação do trabalho, aumenta os riscos de acidente no trânsito, tem um orçamento apertado, etc.

E somando tudo isso com os benefícios da estética, viu que pode melhorar de vida. “Sair da zona de conforto é um desafio muito grande. Mas, eu pretendo empreender para ter a liberdade de horários, de você pode fechar a agenda quando quiser”.

Por isso, precisou de coragem para ingressar na Pós-Graduação de Farmácia Estética. Mas, agora, já no fim do curso, sabe que fez uma ótima escolha. Afinal, ela conhece muito bem a rotina de trabalho quando está atrás do balcão de uma farmácia.

Na farmácia é plantão e escala. Ou folga em um ou folga em outro. É bem complicado porque final de semana não existe. Feriados não existem. Eu tenho pretensão de abrir a minha própria clínica, ser uma empreendedora na área da estética e mudar esse cenário”.

A importância da escolha da instituição

A farmacêutica conta que a estética é uma área que está expandindo muito. E que vai crescer cada vez mais. “Seria mais ou menos isso: uma área que nunca vai parar de crescer, mais do que o balcão ou qualquer outra área”.

Um exemplo vem da ozonioterapia, que faz parte da grade curricular da Farmácia Estética. “O ozônio tem N funções. Dentre elas, a parte mais terapêutica que interliga o farmacêutico com a terapia. Então, é uma área muito abrangente e que não é muito conhecida ainda. Sendo que é fantástico”.

Ela menciona a geriatria. “As pessoas mais idosas, que tem dores articulares, coluna, etc podem receber tratamento com a terapia com ozônio. Então, seria uma parte bem interessante a se estudar para quem quiser se especializar para ser um terapeuta de ozônio”.

Mais histórias de farmacêuticas estetas

A Camila Spínola é do Rio de Janeiro e também trabalhou por muito tempo em uma drogaria. A escolha foi pelo fato de sempre gostar de medicações e remédios. Depois de 15 anos na saúde pública, ela avaliou a carreira e buscou mais autonomia no trabalho através da Farmácia Estética.

A Laís Rodrigues sempre foi uma farmacêutica apaixonada por sua profissão. Em São Paulo, na capital paulista, ela trabalhou em postos de saúde e hospitais. Mais tarde, viu que poderia contribuir para melhorar a autoestima das pessoas e migrou para a Estética.

A Prisciane Gualberto começou na Farmácia por influência da mãe. Depois de trabalhar em uma drogaria comercial e também no Núcleo de Assistência à Saúde da Família, em Minas Gerais, ela resolveu buscar o seu espaço dentro da profissão. O caminho foi a Farmácia Estética.

Veja mais Noticias

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This