Skip to main content

Dra. Grazielle Mara Faria Felonta: Enfermagem Estética

Em 2019, a Dra. Grazielle Mara Faria Felonta finalizou sua pós-graduação em Enfermagem Estética e o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que lhe concedeu o título de especialista em estética, foi sobre “A anatomia facial e o tratamento de preenchimento e harmonização facial com o uso do injetável do Ácido Hialurônico”.  Enfermeira há […]
enfermagem estética

Em 2019, a Dra. Grazielle Mara Faria Felonta finalizou sua pós-graduação em Enfermagem Estética e o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que lhe concedeu o título de especialista em estética, foi sobre “A anatomia facial e o tratamento de preenchimento e harmonização facial com o uso do injetável do Ácido Hialurônico”

Enfermeira há muitos anos, sempre gostou de estética. E por isso desejou se especializar na área e buscar aprimorar seus conhecimentos para, assim, oferecer um atendimento personalizado e com excelentes resultados para seus clientes.

“Fiz meu TCC visando melhorar a autoestima dos meus clientes, realçar a beleza sem modificar sua fisionomia, sem exageros, de forma realmente harmoniosa obtendo bastante conhecimentos através dos estudos de anatomia facial e preenchimento facial”, revela. 

Passar pelo processo de produção de um TCC demanda muita dedicação, foco e empenho nos estudos. Mas além disso, é de extrema importância contar com o apoio da família e de amigos nesta fase. E a enfermeira esteta teve esse privilégio. 

Como forma de agradecimento, a Dra. dedicou seu trabalho a tudo que a motivou a não desistir deste projeto, da sua formação e deste sonho chamado Enfermagem Estética

À Deus pelo dom da vida e por abençoar todos os meus projetos. Aos meus pais, por terem sido meu alicerce, ao Gleiton de Barros Rodrigues, por estar presente em toda a pós e me incentivar durante todo curso, e a todos que passaram pela minha vida, e que, de alguma forma, contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional”, agradece. 

Em nosso Destaque Acadêmico de hoje, entenda sobre o estudo da Dra. Grazielle e se inspire para alcançar seus objetivos também!  

Enfermagem Estética: um conceito filosófico e estético

O estudo da Dra. Grazielle traz o propósito de analisar como o uso de preenchimentos com Ácido Hialurônico trabalha na prevenção e no tratamento do envelhecimento facial. 

Mas além de falar sobre o uso prático e os efeitos que o preenchedor traz para quem aplica, que incluem volume, sustentação, hidratação e elasticidade da pele, amenizando os sinais de envelhecimento, a Dra. tratou o assunto por um outro ângulo também: a influência sobre as pessoas quererem se cuidar e evitar o envelhecimento, olhando de uma forma filosófica para isso.

“Percebe-se que as pessoas se cuidam mais para ficarem mais belas, de acordo com suas condições financeiras, não abrindo mão de nada para priorizar os cuidados pessoais.”, comenta. 

Tendo isso em vista, a pesquisa no trabalho de Grazielle permitiu identificar que o anseio pela beleza é influenciado por vários fatores. Inclusive, que a capacidade de julgar o que é belo, muitas vezes, é influenciado pela cultura, pelas condições socioeconômicas, pela moda e pelos costumes de cada povo.

“Essa predominância cultural, no entanto, é o sentimento do ser humano inserido em determinado grupo social o seu fundamento determinante e a sua constante busca por mudança, que eleva sua autoestima”, explica. 

Autoestima e Bem-Estar

Respaldada por pensamentos filosóficos de Platão, Aristóteles, Sócrates, Kant e entre outros sobre o que é o belo, a Dra. Grazielle aponta que as pessoas procuram procedimentos estéticos faciais e corporais a fim de elevarem a autoestima e se realizarem com a própria aparência.  

“Hoje em dia, a beleza estética já deixa de ser uma vaidade fútil e passa a ser prioridade básica para o ser humano. É possível ficar em sintonia com o bem-estar físico, mental e espiritual por meio dos tratamentos oferecidos”, diz. 

Ácido Hialurônico 

Por isso, muitos buscam alternativas para amenizar o processo de envelhecimento como uma forma de elevar a autoestima e o bem-estar na enfermagem estética. E, geralmente, os maiores traços podem ser vistos no rosto, por isso o trabalho realizado é voltado para os procedimentos estéticos faciais, mais especificamente, a Harmonização Facial que é realizada através de preenchimento com ácido hialurônico.

“O ácido hialurônico é o glicosaminoglicano mais abundante presente na matriz extracelular, onde sua aplicações visam preencher sulcos e rugas, sendo de rápida absorção e proporcionando um preenchimento e firmeza na pele, pois sua potente ação oxidante ajuda prevenir o fotoenvelhecimento cutâneo, sendo um dos agentes preenchedores mais populares”, comenta a Dra.  

E a substância é uma das mais populares e coadjuvantes no rejuvenescimento facial, isso porque há baixa imunogenicidade, alta segurança e ação bloqueadora por injeção de hialuronidase no produto.   

“A estética não cuida apenas da aparência, mas também do bem-estar, proporcionando às pessoas da terceira idade que vivam esse período de vida de forma mais saudável, estando bem com o seu corpo e mente”, conclui a Dra. 

Confira o trabalho na integra:

A anatomia facial e o tratamento de preenchimento e harmonização facial com o uso do injetável do Ácido Hialurônico. Belo Horizonte – MG, 2019. 

Share This